+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão que equipamento usar?

    Tenho que levar meu link para torre de onde pretendo distribuir o sinal para os clientes. A torre fica a uns 2km do local onde está o link quais equipamentos vou precisar para levar o link até a torre e para distribuir o sinal para os clientes numa distância de uns 4km?
    Última edição por makitojp; 29-03-2008 às 23:52.

  2. #2

    Padrão

    cara vai depender de quantos clientes vc pretende atender, e se vc esta disposto a comprar equipamentos de otima qualidade para seu serviço pois tem como vc gastar 1000,00 ou 5000,00 iniciais. Mas isso e so pra vc ter ideia de como pretende investir seu dinheiro

  3. #3

    Padrão

    Olha,

    a solução mais econômica é usar dois rádios em 2.4 GHz para transmitir e receber (ponto a ponto até a torre) com uma antena de grade Aquario 25DBi. Para distribuir o sinal utilize um outro rádio em 2.4GHz com uma antena omnidirecional (Hyperlink, Ideal, Hypertec ou mesmo Aquario de 15DBi). Os Rádios econômicos preferencialmente Ovislink.

    Para ficar melhor utilize dois rádios em 5.8GHz (Ovislink 5000, por exemplo) com duas Zirok (WL455, disco 24DBi) no ponto a ponto (levar sinal até a torre). Na torre utilize um bom rádio com boas antenas para distribuir, no mínimo Ovislink.

    A terceira opção é entrar em contato conosco ou com outro profissional para montar o seu provedor. Espero ter ajudado.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olha,

    a solução mais econômica é usar dois rádios em 2.4 GHz para transmitir e receber (ponto a ponto até a torre) com uma antena de grade Aquario 25DBi. Para distribuir o sinal utilize um outro rádio em 2.4GHz com uma antena omnidirecional (Hyperlink, Ideal, Hypertec ou mesmo Aquario de 15DBi). Os Rádios econômicos preferencialmente Ovislink.

    Para ficar melhor utilize dois rádios em 5.8GHz (Ovislink 5000, por exemplo) com duas Zirok (WL455, disco 24DBi) no ponto a ponto (levar sinal até a torre). Na torre utilize um bom rádio com boas antenas para distribuir, no mínimo Ovislink.

    A terceira opção é entrar em contato conosco ou com outro profissional para montar o seu provedor. Espero ter ajudado.
    Sim amigo, ajudou e muito, mas só dois rádios não vão dá pra tudo né? Dois seriam pra fazer o ponto a ponto só, não é? O link é via cabo de rede mesmo então eu teria que ligar na entrada de rede de um rádio e na saída wireless desse rádio uma antena direcional. Na torre, outra antena direcional recebendo e mandando para outro rádio e um terceiro rádio pra ligado a uma omni, não é isso? Outra coisa, nesse torre já tem vários rádios uma direcinal disco, outra grade e uma omni isso não vai atrapalhar?

  5. #5

    Padrão

    Quanto ao meu projeto não coisa grande não, na verdade é coisa pequena. Pretendo atender no máximo uns 80 clientes, mas de cara deve ter uns 30 e quanto aos equipamentos não pretendo gastar muito e na verdade não sou eu sozinho quem vou comprar e preciso fazer orçamento, não podemos gastar muito, mas também não fazer coisa mal feita pra ficar dando dor de cabeça. Quero equipamentos que atendam a minha necessidade, ou seja, fazer esse ponto a ponto de 2km e la da torre distribuir o sinal por uns 4km, fazendo e tendo uma conexão estável tá bom demais. Pretendo usar o mk como servidor, tô entrando agora no mundo do wireless e já ouvi dizer que o melhor é usar mk como ap, mas fica investimento meio alto de inicio, então quero usar rádios prontos, antenas de grade pra fazer o ponto a ponto porque na verdade não sei nem se dá 2km até a torre acredito que pouco mais de 1 e a visada é excelente, então acho que as antenas de grade vão dar conta do recado. A velocidade dos clientes vai ser de no máximo 80k e é só pra internet então creio que não precisa tanto investimento.

  6. #6

    Padrão

    Como eu escrevi acima,

    poderá fazer tudo em 2.4GHz. São rádios acessíveis e baratos. Entretanto, poderá gerar interferência em seu próprio sistema com estação de distribuição e ponto a ponto em 2.4GHz.
    Se puder invista um pouco mais e faça o ponto a ponto em 5.8GHz usando Ovislink WLA 5000AP ou Edimax EW7210 APA e antenas Zirok 5.8GHz 24DBi (WLL455). São equipamentos acessíveis e relativamente baratos. Acima de tudo o seu ponto a ponto e sua estação de distribuição ficarão bem melhores, pois tudo em 2.4GHz, mesmo usando grades que abrem entre 9 e 10 graus apenas, a relação frente e costas dessas antenas gerarão interferência nos rádios.