+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão mikrotik com hotspot

    Alguém aqui tá conseguindo usar webproxy com hotspot? Já li vários tópicos sobre o assunto já fiz de tudo e não consegui. Alguém que conseguiu por favor, me ajude.

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    vou postar como fiz aqui, nesse topico:

    https://under-linux.org/forums/mikro...timed-out.html

  3. #3

    Padrão

    Eu vi lá seu tuto. Vou testar aqui e posto o resultado

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    vou postar como fiz aqui, nesse topico:

    https://under-linux.org/forums/mikro...timed-out.html


    Fiz tudo como você diz lá. Aparentemente o webrpoxy está funcionando. Aparece running, número de clientes conectados e tudo, mas não está fazendo o cache das páginas, em access e em cache não aparece nada.

  5. #5
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    sua regra DST-nat ta ok?
    coloco seu maximun objt size em 6000 ?

    la em web-proxy na aba "cache" vê se tem alguma regra, se tiver, apague.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    sua regra DST-nat ta ok?
    coloco seu maximun objt size em 6000 ?

    la em web-proxy na aba "cache" vê se tem alguma regra, se tiver, apague.
    Sim fiz tudo exatamente como ta la. Há muito tempo tentando configurar web proxy com hotspot e nada.

  7. #7

    Padrão

    Meu hotspot já estava configurado. Então eu fui em IP>WEBPROXY e configurei tudo certo, depois fui lá em IP>FIREWALL>NAT e criei a nova regra e fui em IP>HOTSPOT e configurei o profile em servers. Aparentemente o webproxy está funcionando mas eu acesso várias páginas e nada. Removi até aquelas regras que o mk cria automaticamente para não fazer cache de páginas dinâmicas e nada. Ele não armazena nada. Outra coisa também, quando vai ali em IP>WEBPROXY>SETTINGS>ABA STATUS não era pra mostrar o número de usuários conectados ao webproxy? Pois não mostra certo. em active no hotspot tem 10 usuários ativos por exemplo e la em status só aparece 1. E quanto a configuração no profile dos users não tem que desmacar a opção proxy transparente não já que foi criado o redirecionamento da porta 80 para 3128 no firewall?

  8. #8

    Padrão

    Me deem uma luz. O que será que tá acontecendo? Porque será que não consigo usar webproxy com hotspot. Já tê quase desistindo de usar hotspot. Alguém que conseguiu usar os dois pode me passar como configurou o hotspot? Creio que pode ser ai o problema.

  9. #9
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Rapaz EU USO..
    e é daquele jeito que ta no tutorial..
    você tem que Marcar o transparent Proxy.
    e além de tudo, la em
    Ip > hotspot>
    na aba "Server"
    Clicar no botao Profile,
    depois colocar la no
    "Http Proxy: IP LAN DO SEU MK"
    "Http Proxy Port: PORTA DO SEU PROXY"

    e pronto, vai funcionar.
    se você vê que tá fazendo os bloqueios do squid , se ta passando os dados no squid (webproxy) e mesmo assim não tiver fazendo Cache,
    Re-install MK e faz tudo do 0, tambem é interessante tentar usar outro cd do mk .. quem sabe não é problema na versão ou coisa do tipo..
    se for Crack, use a .27 ou a .36 que é a que eu sei que funciona!



  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Rapaz EU USO..
    e é daquele jeito que ta no tutorial..
    você tem que Marcar o transparent Proxy.
    e além de tudo, la em
    Ip > hotspot>
    na aba "Server"
    Clicar no botao Profile,
    depois colocar la no
    "Http Proxy: IP LAN DO SEU MK"
    "Http Proxy Port: PORTA DO SEU PROXY"

    e pronto, vai funcionar.
    se você vê que tá fazendo os bloqueios do squid , se ta passando os dados no squid (webproxy) e mesmo assim não tiver fazendo Cache,
    Re-install MK e faz tudo do 0, tambem é interessante tentar usar outro cd do mk .. quem sabe não é problema na versão ou coisa do tipo..
    se for Crack, use a .27 ou a .36 que é a que eu sei que funciona!



    Rapaz fiz tudo isso, mas la em webproxy em cache não é pra mostrar as páginas visitadas? Pois é, não aparece nada em access nem em cache. Em settings os números vão contabilizando mas as páginas não ficam gravadas e na regra na nat do firewall também os números andam. O número de usuários também não era pra aparecer todos os usuários conectados ao mk, já que tenho somente um profile em hotspot servers? Já tentei do jeito que tá no tutorial, já tentei sem a nat só com o profile dos users e nada faz as páginas serem gravadas.

  11. #11

    Padrão

    Só pode ser alguma coisa na configuração geral do mk. Vou postar aqui como configurei: A minha rede aqui é bem pequena e bem simples. Uso aqui duas placas de rede uma pra receber o link via cabo da placa de rede de outra máquina e a outra pra mandar para um ap que fica no alto de um mastro madando o sinal para os clientes. Renomeie a placa que recebe a net como internet e a dos clientes como local. Setei para placa internet um ip na mesma faixa da máquina que recebe o link ficando o mk como um cliente de rede desta máquina. Para a placa local setei ip de rede que eu escolhi. Setei os dns, gateway, fiz a nat e configurei o hotspot. Então os clientes recebem os ips na classe que eu escolhi para placa local automaticamente. Até tudo bem, os clientes ficam com ip automático, recebem o ip e tudo mais e navegam numa boa. Criei tambem 2 profiles com diferentes velocidades em hotspot users para fazer um controlezinho de banda e em hotspot servers configurei o profile defaut colocando o ip que setei para placa local e a porta do webproxy. Os clientes recem um ip automático, gateway o ip do mk e os dns os dns do link de internet. Fiz todo o resto como no tutorial mas o webproxy não grava as páginas. Será que pode ser alguma coisa em outra configuração ou no meu esquema de rede aqui?

  12. #12

    Padrão

    Será que é pelo fato do mk pegar o link de outra máquina que recebe o link dedicado? Mas pela lógica acho que não porque ele recebe de outra máquina mas é ele que manda pra fora, então quando o cliente faz um requisição vai pra ele e depois pro servidor do link dedicado. Pela lógica as páginas deviam ficar gravadas nele. Vou fazer um teste ligando o mk diretamente no link dedicado e posto aqui depois, mas digam o que acham disso.

  13. #13

    Padrão

    O ip que eu setei para interface dos clientes é 192.168.200.2/24 e configurei o dhcp server para distribuir ip de 192.168.200.3-192.168.200.100 os clientes recebem o ip automaticamente o gateway e o servidor dhcp é o ip do mikrotik 192.168.200.2 e os dns os do link dedicado. O erro pode estar aí?

  14. #14

    Padrão

    no prompt do dos dando um ipconfig/all num cliente fica assim:


    DHCP ativado. . . . . . . . . . . . : Sim
    Configuração automática ativada . . : Sim
    Endereço IP . . . . . . . . . . . . : 192.168.200.15
    Máscara de sub-rede . . . . . . . . : 255.255.255.252
    Gateway padrão. . . . . . . . . . . : 192.168.200.2
    Servidor DHCP . . . . . . . . . . . : 192.168.200.2
    Servidores DNS. . . . . . . . . . . : 200.184.26.3
    200.184.26.4

  15. #15
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    vou te atualizar de uma coisa:

    em ip webproxy , na aba cache não em que aparecer NADA..
    aquilo ali é pra vc fazer uma regra se vai cachear alguma coisa ou se vai da deny em algum site e etc... pra não cachear..
    a primeira aba, é pra controle do cliente, se ele pode ou nao acessar aquele site ou da um allow em algum site..
    mass..

    vai em ip webproxy clica em settings..
    la tem uma aba do lado da que vc configura o webproxy..
    la vai mostrar seu hd.. o espaço que ta consumindo em cache,
    eu acredito que o seu cache já está rodando, vc que não está percebendo..

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    vou te atualizar de uma coisa:

    em ip webproxy , na aba cache não em que aparecer NADA..
    aquilo ali é pra vc fazer uma regra se vai cachear alguma coisa ou se vai da deny em algum site e etc... pra não cachear..
    a primeira aba, é pra controle do cliente, se ele pode ou nao acessar aquele site ou da um allow em algum site..
    mass..

    vai em ip webproxy clica em settings..
    la tem uma aba do lado da que vc configura o webproxy..
    la vai mostrar seu hd.. o espaço que ta consumindo em cache,
    eu acredito que o seu cache já está rodando, vc que não está percebendo..

    Amigo, você me tirou um peso das costas agora. É que é o meu primeiro contato com mk. Então já estva fazendo cache. É que eu pensei que ali aparecia as páginas visitadas. Mas aí então fica outra dúvida: E onde é que eu posso ver os arquivos em cache? Eu vou lá em checar drive e dá uma msg de erro.

  17. #17

    Padrão

    É verdade o cache está funcionando... agora, em hotspot users eu criei dois profiles com velocidades diferentes para controle de banda 60k/60k e 120k/120k essa velocidade também será a mesma para os arquivos em cache? Tem como deixar a banda inteira do link somente para os arquivos em cache para todos os usuários, mantendo o controle de banda para internet?

  18. #18
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    esse lance de liberar a velocidade do cache se chama Cache Full ou Proxy Full, e você deve procurar no forum.

    lembrando que onde voce viu que tava contando o cache,
    na aba ao lado tem
    max object size: xxxxx Kib
    é ai que voce determina o tamanho dos arquivos que ele vai cachear..
    no meu caso eu sempre ponho 6000 Kib mas , você pode por 20000 ou 10000 ;]