Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Routerboard apenas como AP + Servidor

    Olá gente,

    Tenho uma routerboard funcionando com Mikrotik + 2 cartões, porém... à medida que o número de clientes vai aumentando, conectando e talz... o uso da CPU também dá uma subida considerável, de maneira que providenciei um servidor pra aliviar a carga.
    Como altero a configuração pra deixar a routerboard apenas como AP e o server controlando tudo? O servidor já está com o Mikrotik instalado e funcionando, mas como o link que uso é dedicado, estou enrolado. Pesquisei no forum mas não achei nada que me fizesse enxergar direito a configuração.
    Basicamente, como fica a configuração do link no Mikrotik que encontra-se na Routerboard e como fica o do servidor?
    Alguém pode me dar uma luz?

    Obrigado galera.

  2. #2

    Padrão

    Amigo,

    é só deixar a RB em bridge repassando MAC ao servidor...
    Faça o controle de MAC + IP + usuário + senha embaixo... ou seja, a RB em "bridge total"...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Amigo,

    é só deixar a RB em bridge repassando MAC ao servidor...
    Faça o controle de MAC + IP + usuário + senha embaixo... ou seja, a RB em "bridge total"...
    Obrigado por responder MarceloGOIAS.

    Deixo cada cartão como "mode AP Bridge", crio uma bridge com as interfaces dos 2 cartões e dou um IP à essa bridge. Depois é só conectar a saída dos clientes do servidor ao MK-AP? Ou falta alguma coisa mais?

    Obrigado

  4. #4

    Question

    Colegas,

    Conforme expliquei, vou colocar um servidor pra reduzir a carga sobre a routerboard, pra que ela trabalhe apenas como AP, com folga. O colega já me deu uma informação importantíssima e estou testando, mas ainda restam algumas dúvidas.
    Como minha torre tem quase 40 metros de altura, estou com receio de cometer uma falha durante a configuração e ter que subir e trazer a routerboard pra baixo e reconfigurar.
    Algum colega teria mais alguma informação pra que eu possa fazer essa mudança com segurança?
    Desde já o meu muito obrigado.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por falcaobr Ver Post
    Colegas,

    Conforme expliquei, vou colocar um servidor pra reduzir a carga sobre a routerboard, pra que ela trabalhe apenas como AP, com folga. O colega já me deu uma informação importantíssima e estou testando, mas ainda restam algumas dúvidas.
    Como minha torre tem quase 40 metros de altura, estou com receio de cometer uma falha durante a configuração e ter que subir e trazer a routerboard pra baixo e reconfigurar.
    Algum colega teria mais alguma informação pra que eu possa fazer essa mudança com segurança?
    Desde já o meu muito obrigado.
    amigo coloca td em bridge sem medo q vc controla tudo no server.......tem um WIKI aq no under ou Apostila em 4shared.com AP-Bridge procura ai qualquer coisa tamu ai flws....

  6. #6

    Padrão Tambem preciso desse modelo de configuracao, A RB só pra jogar sinal...

    Citação Postado originalmente por falcaobr Ver Post
    Olá gente,

    Tenho uma routerboard funcionando com Mikrotik + 2 cartões, porém... à medida que o número de clientes vai aumentando, conectando e talz... o uso da CPU também dá uma subida considerável, de maneira que providenciei um servidor pra aliviar a carga.
    Como altero a configuração pra deixar a routerboard apenas como AP e o server controlando tudo? O servidor já está com o Mikrotik instalado e funcionando, mas como o link que uso é dedicado, estou enrolado. Pesquisei no forum mas não achei nada que me fizesse enxergar direito a configuração.
    Basicamente, como fica a configuração do link no Mikrotik que encontra-se na Routerboard e como fica o do servidor?
    Alguém pode me dar uma luz?

    Obrigado galera.







    Sim, o amigo conseguiu? ...tb preciso fazer essa configuracao colocar a RB so pra jogar sinal, alguem poderia dar mais detalhes de como fazer, ainda sou iniciante, sei q nao é tao simples, ainda tem o detalhe dos cabos, tipo assim: modem+servidor+RB, ou modem+hub+servidor+RB....alguem pode me AJUDAR, sim me refiro a ajudar, e nao como muitos fazem aqui...o meu muito obrigado a todos.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dnp Ver Post
    Sim, o amigo conseguiu? ...tb preciso fazer essa configuracao colocar a RB so pra jogar sinal, alguem poderia dar mais detalhes de como fazer, ainda sou iniciante, sei q nao é tao simples, ainda tem o detalhe dos cabos, tipo assim: modem+servidor+RB, ou modem+hub+servidor+RB....alguem pode me AJUDAR, sim me refiro a ajudar, e nao como muitos fazem aqui...o meu muito obrigado a todos.
    Seguinte colega, pelo que entendi até agora, na RB temos que criar uma Bridge e colocar a interface dos 2 rádios dentro dela. Depois damos um endereço IP para esta bridge e pronto. Deixamos a interface Wireless da RB com opção de autenticar automaticamente, sem listagem de MAC nenhum.
    No MK servidor, teremos a entrada do link e a saída que vai para este IP. Especificamos no servidor este ip que demos para a bridge como sendo dos clientes.
    Acho que é isso, vou testar essa semana e depois informo se deu certo.

  8. #8

    Thumbs up Resultado dos testes - Routerboard apenas AP

    Seguinte colegas:

    Realmente, após uma série de testes e acompanhamentos das conexões, cheguei à conclusão "óbvia" que Routerboards não são boas para trabalhar "pesado", fazendo todo o trabalho de transmitir e gerenciar.
    Tentei colocar apenas como AP, mas uso POE e não funcionou.
    1) Quando ligo Roteador -> POE -> Routerboard, funciona filé!
    2) Quando coloco:
    Roteador -> Servidor -> POE -> Routerboard, não funfa!
    Não descobri o porém! A placa de rede do servidor fica piscando constantemente mas "NÃO" conecta em ordem. Testei todos os tipos de cabos e switches "normais". Tem algo haver com o POE.
    Bom, conclusão:
    Resolvi manter o Server embaixo e substituir a Routerboard por 3 rádios independentes. Ou seja, cada radinho vai trabalhar folgadinho, apenas desempenhando o trabalho de transmitir. Já tive essa experiencia e funciona que é uma maravilha. O uso da CPU é baixíssimo, quase sempre em zero, às vezes com um pico rápido.
    Já na routerboard, são frequentes os picos de 100%, e nessa hora, conexão fica lenta, cliente alopra e liga enchendo o saquinho.

    É isso. Ponham um bom servidor e 3 ou 4 setoriais, dependendo do caso, cada qual com seu radio. Aí é só alegria. É deixar rolar e ir pra praia, kkkk...

    Valeu galera, forte abraço virtual a todos, até a próxima.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por falcaobr Ver Post
    Seguinte colegas:

    Realmente, após uma série de testes e acompanhamentos das conexões, cheguei à conclusão "óbvia" que Routerboards não são boas para trabalhar "pesado", fazendo todo o trabalho de transmitir e gerenciar.
    Tentei colocar apenas como AP, mas uso POE e não funcionou.
    1) Quando ligo Roteador -> POE -> Routerboard, funciona filé!
    2) Quando coloco:
    Roteador -> Servidor -> POE -> Routerboard, não funfa!
    Não descobri o porém! A placa de rede do servidor fica piscando constantemente mas "NÃO" conecta em ordem. Testei todos os tipos de cabos e switches "normais". Tem algo haver com o POE.
    Bom, conclusão:
    Resolvi manter o Server embaixo e substituir a Routerboard por 3 rádios independentes. Ou seja, cada radinho vai trabalhar folgadinho, apenas desempenhando o trabalho de transmitir. Já tive essa experiencia e funciona que é uma maravilha. O uso da CPU é baixíssimo, quase sempre em zero, às vezes com um pico rápido.
    Já na routerboard, são frequentes os picos de 100%, e nessa hora, conexão fica lenta, cliente alopra e liga enchendo o saquinho.

    É isso. Ponham um bom servidor e 3 ou 4 setoriais, dependendo do caso, cada qual com seu radio. Aí é só alegria. É deixar rolar e ir pra praia, kkkk...

    Valeu galera, forte abraço virtual a todos, até a próxima.


    Í irmao sou novo no forun, e tô com um problema semelhante eu preciso configurar a minha router da seguinte forma "Moden roteador > servidor "com o antamedia hotspot instalado" > router board com tres cartoes ligados a tres paineis setoriais." o grande problema é so na configuração do mikrotik como ap, gostaria q vc me orientase passo-a-passo principalmente na configuração dos ip's das placas falow.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por falcaobr Ver Post
    Seguinte colegas:

    Realmente, após uma série de testes e acompanhamentos das conexões, cheguei à conclusão "óbvia" que Routerboards não são boas para trabalhar "pesado", fazendo todo o trabalho de transmitir e gerenciar.
    Tentei colocar apenas como AP, mas uso POE e não funcionou.
    1) Quando ligo Roteador -> POE -> Routerboard, funciona filé!
    2) Quando coloco:
    Roteador -> Servidor -> POE -> Routerboard, não funfa!
    Não descobri o porém! A placa de rede do servidor fica piscando constantemente mas "NÃO" conecta em ordem. Testei todos os tipos de cabos e switches "normais". Tem algo haver com o POE.
    Bom, conclusão:
    Resolvi manter o Server embaixo e substituir a Routerboard por 3 rádios independentes. Ou seja, cada radinho vai trabalhar folgadinho, apenas desempenhando o trabalho de transmitir. Já tive essa experiencia e funciona que é uma maravilha. O uso da CPU é baixíssimo, quase sempre em zero, às vezes com um pico rápido.
    Já na routerboard, são frequentes os picos de 100%, e nessa hora, conexão fica lenta, cliente alopra e liga enchendo o saquinho.

    É isso. Ponham um bom servidor e 3 ou 4 setoriais, dependendo do caso, cada qual com seu radio. Aí é só alegria. É deixar rolar e ir pra praia, kkkk...

    Valeu galera, forte abraço virtual a todos, até a próxima.

    amigo tenta fazer cabo cross pra ver.....blz aq resolvi o meu pro assim...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por falcaobr Ver Post
    Seguinte colegas:

    Realmente, após uma série de testes e acompanhamentos das conexões, cheguei à conclusão "óbvia" que Routerboards não são boas para trabalhar "pesado", fazendo todo o trabalho de transmitir e gerenciar.
    Tentei colocar apenas como AP, mas uso POE e não funcionou.
    1) Quando ligo Roteador -> POE -> Routerboard, funciona filé!
    2) Quando coloco:
    Roteador -> Servidor -> POE -> Routerboard, não funfa!
    Não descobri o porém! A placa de rede do servidor fica piscando constantemente mas "NÃO" conecta em ordem. Testei todos os tipos de cabos e switches "normais". Tem algo haver com o POE.
    Bom, conclusão:
    Resolvi manter o Server embaixo e substituir a Routerboard por 3 rádios independentes. Ou seja, cada radinho vai trabalhar folgadinho, apenas desempenhando o trabalho de transmitir. Já tive essa experiencia e funciona que é uma maravilha. O uso da CPU é baixíssimo, quase sempre em zero, às vezes com um pico rápido.
    Já na routerboard, são frequentes os picos de 100%, e nessa hora, conexão fica lenta, cliente alopra e liga enchendo o saquinho.

    É isso. Ponham um bom servidor e 3 ou 4 setoriais, dependendo do caso, cada qual com seu radio. Aí é só alegria. É deixar rolar e ir pra praia, kkkk...

    Valeu galera, forte abraço virtual a todos, até a próxima.

    Amigo com certeza você deve ter errado algo, as RBs funcionam em bridge normal, agora me responda uma coisa quando você fez a bridge você colocou a placa de rede na bridge tambem ?
    É necessario que fique as placas de wireless e as placas de ethernet todas dentro da Bridge.

  12. #12

    Padrão Configuração da routerboard.... Tb tive problemas no começo.

    Bom pessoal vai minha explicação de como fiz e resolvi o meu caso.

    Caso:
    Tenho o roteador da BRT ligado a um switch, nele tb tenho a placa de entrada do meu server, do server uma placa de saida ligada a um outro switch pois tenho clientes por cabo, desse switch vai um cabo conectado a minha routerboard na ether1(poe) (eu nunca vou usar poe) mas ta ligado lá.

    Na routerboard acessei ela pelo winbox pelo mac, acessei wireless, ativei os 2 cartões fiz a configuração: SSID, ap bridge, canal, potencia dos cartões, ack deixei em dinamico, e os sistema de preamble deixei em long.

    Pronto ai fui em bridge criei uma entrei em ports, adicionei todas as interfaces a bridge, até mesmo as outras lan(ether2, ether3) pois se algum dia falhar a ether1, o cara sobe na torre e só muda o cabo de rede e pronto.

    Alguma dúvida poste ai galera...


  13. #13

    Padrão

    Olá companheiros,
    seguinte, substitui a routerboard por 3 rádios, cada qual com sua antena e coloquei o servidor embaixo.
    Mas eu havia seguido as dicas dos colegas e coloquei as interfaces e a eth também na bridge. Acho que iria funcionar, talvez fosse problema no cabo como o colega falou, só que eu aproveitei e troquei todos os cabos por outros novos e está tudo beleza (3 rádios, 3 setoriais e o server embaixo).
    Tem o esquema mostrando como fazer a bridge nesse PDF abaixo:

    http://www.michigan.com.br/downloads...e-Mikrotik.pdf

    Desisti de usar a routerboard. Vejam os gráficos com a routerboard fazendo tudo e depois com o servidor (em anexo):
    "Uma imagem vale mais que mil palavras".

    Obs: os clientes elogiaram a diferença, alguns até ligaram pra mim perguntando porque melhorou tanto!

    Flw
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         diferenca.jpg
Visualizações:	239
Tamanho: 	151,8 KB
ID:      	2218  

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por falcaobr Ver Post
    Olá companheiros,
    seguinte, substitui a routerboard por 3 rádios, cada qual com sua antena e coloquei o servidor embaixo.
    Mas eu havia seguido as dicas dos colegas e coloquei as interfaces e a eth também na bridge. Acho que iria funcionar, talvez fosse problema no cabo como o colega falou, só que eu aproveitei e troquei todos os cabos por outros novos e está tudo beleza (3 rádios, 3 setoriais e o server embaixo).
    Tem o esquema mostrando como fazer a bridge nesse PDF abaixo:

    http://www.michigan.com.br/downloads...e-Mikrotik.pdf

    Desisti de usar a routerboard. Vejam os gráficos com a routerboard fazendo tudo e depois com o servidor (em anexo):
    "Uma imagem vale mais que mil palavras".

    Obs: os clientes elogiaram a diferença, alguns até ligaram pra mim perguntando porque melhorou tanto!

    Flw
    que radios vc usou amigo?
    a routerboard em cima tudo em bridge mandando pro server embaixo nao funcionou?

  15. #15

    Padrão

    Estou usando 3 rádios "Super AP+" e todos os clientes estão satisfeitos. esses gráficos que mostrei são com uma média de 60 clientes simultâneos nos horários de pico, tanto antes, como depois. A routerboard não funcionou como bridge, mas como disse, deve ter havido algum problema no cabo anterior que eu estava usando, pois sei que funciona, só não sei se estaria dando esse desempenho legal que estou tendo agora, mas acho que não.
    Além do mais, se der um problema na RB fica todo mundo fora do ar, enquanto que o esquema dos 3 rádios reduz a quantidade de usuários fora e de broncas, pois dando pau eu só trocarei o 1 AP e os outros ficam funcionando.

    Flw.

    Flw.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por falcaobr Ver Post
    Estou usando 3 rádios "Super AP+" e todos os clientes estão satisfeitos. esses gráficos que mostrei são com uma média de 60 clientes simultâneos nos horários de pico, tanto antes, como depois. A routerboard não funcionou como bridge, mas como disse, deve ter havido algum problema no cabo anterior que eu estava usando, pois sei que funciona, só não sei se estaria dando esse desempenho legal que estou tendo agora, mas acho que não.
    Além do mais, se der um problema na RB fica todo mundo fora do ar, enquanto que o esquema dos 3 rádios reduz a quantidade de usuários fora e de broncas, pois dando pau eu só trocarei o 1 AP e os outros ficam funcionando.

    Flw.

    Flw.
    No caso da routerboard seria soh trocar o cartao defeituoso tbm...
    2 minutos pradesligar, trocar o cartao e pronto...

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    No caso da routerboard seria soh trocar o cartao defeituoso tbm...
    2 minutos pradesligar, trocar o cartao e pronto...
    É verdade, mas só que eles estão dentro de uma caixa hermética numa torre de 40 metros de altura, complica um pouco, a routerboard tem cartão dos dois lados, tem que descer, desmontar da caixa pra trocar, montar, subir, trocar, além do que, pode ocorrer o defeito não em algum cartão, mas na própria placa. Não é fácil, e equipamento eletrônico, vc sabe né?
    Tenho alguns colegas provedores que também optaram por trocar de routerboard por rádios com servers embaixo. Mas, evidente que depende da preferência de cada um.
    O que pude perceber é que com rádios e server embaixo o rádio cumpre apenas a função dele de transmitir, deixando todo o trabalho de peso para o server. A routerboard fazendo tudo chega ao ponto de "stress", os clientes sentem o problema com a lentidão.
    Tem outra coisa importante nisso, no server pode-se usar Web-Proxy pra melhorar o desempenho, coisa que não fazemos só com a routerboard.
    No meu caso a routerboard funcionava bem quando eram poucos clientes conectados, quando chegava a 30 simultâneos a zebra era grande!
    Gostaria de ouvir a opinião também de outros colegas a respeito do assunto.
    Flw.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por falcaobr Ver Post
    Seguinte colega, pelo que entendi até agora, na RB temos que criar uma Bridge e colocar a interface dos 2 rádios dentro dela. Depois damos um endereço IP para esta bridge e pronto. Deixamos a interface Wireless da RB com opção de autenticar automaticamente, sem listagem de MAC nenhum.
    No MK servidor, teremos a entrada do link e a saída que vai para este IP. Especificamos no servidor este ip que demos para a bridge como sendo dos clientes.
    Acho que é isso, vou testar essa semana e depois informo se deu certo.
    Opa, obrigado ai amigo, isso eu fiz, e nao funfou, sou iniciante, acho que tem umas regras a ser colocadas no firewall tanto da RB quanto do PC, fico grato por sua ajuda.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dnp Ver Post
    Opa, obrigado ai amigo, isso eu fiz, e nao funfou, sou iniciante, acho que tem umas regras a ser colocadas no firewall tanto da RB quanto do PC, fico grato por sua ajuda.
    Dá uma olhada nessa apostila:

    http://www.michigan.com.br/downloads...e-Mikrotik.pdf

    Flw

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por falcaobr Ver Post

    ok, bom dia, no link acima ta a configuracao da RB e como fica a configuracao do PC?, quero lembrar q ja está funcionando so que a Rb ta fazendo tudo, e o pc so faz o web proxy? quero passar todo controle pra o PC, e a RB so mesmo pra jogar sinal, algum pode me passar um script ou mesmo umas dicas pra q eu posso desenrolar isso. obrigado!. vê lá sou iniciante, nada e coisa complexas.