+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cache squid

    Pessoal

    Tenho squid autenticado rodando na rede com mais ou menos 40 maquinas. Como o HD da maquina é pequeno estou tendo problemas que esta enchendo os diretorios de cache muito rapido. Então tenho que estar apagando de 15 em 15 dias.

    Minha duvida é o seguinte:

    1-) Posso colocar um HD secundario de 80 GB no servidor e redirecionar o cache para este HD ? Se sim como que ficaria as linhas no squid.conf.
    No caso so access.log / store.log / cache.log e cache_dir

    2-) Ha possibilidade de configurar , para de 15 em 15 dias automaticamente apagar os arquivos e crialos novamente sem intervenção humana ?

    Obrigado.
    Rodrigo M - Cuiabá MT

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Sim, pode colocar o HD secundário e usá-la para o cache. Deverá apenas mudar no squid.conf as configurações apontando para a nova partição. Crie a(s) partição (ões) no novo HD, atribua as permissões do usuário que roda o squid, recrie a estrutura de diretórios com o squid -z e pronto.

    Quanto a apagar o cache, isto é totalmente desnecessário, pois o maior patrimônio de um web-proxy é o cache... se apagá-lo freqüentemente não existe necessidade do mesmo.

  3. #3

    Padrão

    As duas soluções são possíveis, a melhor seria colocar um hd, particioná-lo e direcionar o cache para essa nova partição conforme o Sérgio falou!

    Se você quiser uma solução até que não coloque um novo disco, você pode rotacionar os arquivos para não precisar ficar de 15 em 15 dias colocando a mão na massa! Use o logrotate para fazer isso, tem um script bem cabana para te avisar do uso das partições: (Lembrando que você terá que ter um MTA rodando, sendmail serve).

    #!/bin/bash
    # Script para mandar um aviso por e-mail para RESPONSAVEL
    # quando PARTICAO estiver acima de MAX % de uso
    # Autor: Luis Felipe Strano Moraes

    MAX=90
    [email protected]

    for Particao in / /usr /var
    do

    SIZE=`df $Particao | sed -e '1d;s/[[:space:]]\+/ /g' | cut -d' ' -f5 | sed -e 's/^\([0-9]\+\)%/\1/g'`

    if [ $SIZE -gt $MAX ] ; then
    #/root/bin/cleanlog.sh
    echo "Partição \"$Particao\": $SIZE % de uso" >> /tmp/df.$$
    fi
    done

    if [ -e /tmp/df.$$ ] ; then
    mail -s "Aviso: Partições com alta taxa de ocupação no servidor Proxy `date`" $RESPONSAVEL < /tmp/df.$$
    fi

    Crie um script e coloque ele para ser executado via cron: (no meu caso eu criei um script dentro com o nome espaco_livre.sh dentro do /root/bin)
    00 * * * * /root/bin/espaco_livre.sh 1> /dev/null