Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como medir o link fornecido para você da telecom?

    Pessoal


    Gostaria de saber se alguém sabe algum procedimento, plano de testes ou software para medir a conformidade do link que nos é fornecido pela telecom!

    Toda vida eu tive link Full contratado e pago muita grana por isso!
    mais sempre medi por ocupação e trafego que minha rede gera com um MRTG atras do router. porém já tive muita dor de cabeça que me custou um bom tempo de solução até saber que era a telecom que ferrava minha vida não me fornecendo o que eu pagava!

    pensei em algo como medir o enfileiramento e tal!

    Qualquer coisa serve ! precisamos ficar atento a isso! conformidade é tudo!


    Abração!

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    esses sitezinhos ae nao resolvem nada amigo

    preciso algo mais profi!

    sao 8mb na fibra aqui.. ae jah viu

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por arium Ver Post
    esses sitezinhos ae nao resolvem nada amigo

    preciso algo mais profi!

    sao 8mb na fibra aqui.. ae jah viu
    Tira todo mundo da rede, e conecta num FTP q tem banda sobrando sempre, tipo ftp.embratel.net.br e baixa de lá um arquivo grande... Aqui sempre faço assim.

    Outro modo é baixar o arquivo https://wspae05.brasiltelecom.net.br/tested.tar.gz , q segundo um amigo q trabalha na BRT tá lá dentro da BRT em poa...

  5. #5

    Padrão

    baixa algo do ftp do debian... se não me engano eles tem 150mbps de link..

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    Index of /iso/debian/4.0_r3/i386/iso-cd

    o FTP da USP nao tem limite de download...da Unicamp nao passa de 40 KB

  8. #8

    Padrão

    Amigo, o que você precisa é o Cacti

    Ele traça gráficos através dos dados que colhe por SNMP, ou seja, você não precisa "SER" o gateway, só precisa ter acesso ao SNMP dele, o que pode ser implementado na maioria dos SO's e alguns switches e routers bons já vem de fábrica também, bastando configurar.

    Ele pode medir desde a banda nas interfaces na rede até uso de processador e de memória, e consultas no MySQL ou Apache se quiser exagerar hahaha, é bem completo.

    A má notícia é que até você acostumar com ele precisa perder um tempinho, mas depois você vai ter gráficos tanto para você, tanto para provar pros seus clientes ou para a tele da vida qual a velocidade praticada no link.

    qualquer coisa tamos aí!

  9. #9

    Padrão

    você não entendeu...

    ele quer uma forma de medir se ele tem o que ele contrata, e não o uso do link.

    as vezes o tráfego total pode estar a Xmbps, quando deveria estar a XXmbps..

  10. #10

    Padrão

    Exato, é uma das formas de se medir, avaliando os picos, se não chegar ao valor que deveria, tem caroço nesse angú.

    mesmo se achar que não sirva, vai a dica da ferramenta.

  11. #11
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Laedrus Ver Post
    Exato, é uma das formas de se medir, avaliando os picos, se não chegar ao valor que deveria, tem caroço nesse angú.

    mesmo se achar que não sirva, vai a dica da ferramenta.
    Eu discordo, afinal vivemos numa democracia

    Pelo seguinte, ele quer saber se a velocidade contratada junto a telecom está chegando pra ele... não adiante esperar entupir o link pra isso... Geralmente este teste se faz qdo é instalado o link pela operadora. E o melhor é fazer sem estar com os clientes conectados...

    Bom, fica aí a minha opinião.

  12. #12

    Padrão

    o q pode ser feito eh pedir pra empresa de telecom fornecer um link para testar dentro do backbone a velocidade....

    senao baixar uma arquivo grande, de preferencia de um servidor dentro do Brasil para nao ter problemas com peerings internacionais.

    e mandar um arquivo grande para verificar o upload para algum FTP ou mesmo esses sites de upload....

    pra verificar os graficos um programa legal eh o "Du Meter" ou "Net Meter" esse segundo é gratuito, eu trabalho num provedor e testamos o link dessa forma .....

    Net Meter Download

    segue ai a minha sugestao

  13. #13

    Padrão

    Faz horas que procuro como medir a banda. Todos os tecnicos da telecom que fizeram upgrade de banda para mim aqui fazem ftp da embratel. Tem um arquivinho lá de uns 300 mb, sem ninguém conectado tu testa.

    Pelo menos é assim que tenho testado, e o pessoal que eu converso tem feito também.

  14. #14

    Padrão

    Amigo,

    realmente terá de baixar um arquivo grande (acima de 1GB) para saber a eficiência e a velocidade de sua conexão.
    Para testar saídas internacionais tem o Numion - YourSpeed and SiteSpeed
    Ele também faz testes de velocidades bem mais completos do que os nacionais, além de testar as rotas disponíveis tanto no Brasil quanto no exterior.

  15. #15

    Padrão

    Todos dependem de terceiros e sites afialiados... como disse acho melhor usar ferramenta que nao dependa de ninguem, somente do seu link a priori.

  16. #16

    Padrão

    entao vc precisa pedir pra sua operadora liberar um FTP para down e up .....sinceramente nao conheço outra forma de teste q nao seja baixar arquivos.

  17. #17

    Padrão

    Sei que medir um link desse tamanho e e complicado
    mas aqui vai um site mais proficional Speedmeter FCCN
    e pratico mas e um pouco demorado
    ele faz varios testes e tira a media
    a precisão de pende dos dados fornecidos
    pois e com base neles que ele monta os pacotes

    embora eu ainda ache muito mais preciso um download bem pesado

  18. #18

    Padrão

    Ninguem le o que eu escrevo....

    Bruce A. Mah: pchar

    Qualquer coisa que dependa de terceiros nao é de alta confiabialidade, somente pode servir como "teste'

  19. #19

    Padrão

    vamos pensar

    vc tem um link da embratel de fibra

    o q vc pode fazer eh agendar com os tecnicos da embratel pra fazer um teste fim a fim

    vc fica numa ponta da fibra e ele na outra ....nao sei se eles possuem um equipamento para testar, a global crossing eu sei q tem porq um dos sites q eu cuido tem link com eles......ai vc precisa ver com eles uma forma de testar, seja por algum equipamento deles q jogue trafego em uma das pontas ou download de um arquivo grande....mas o q vc quer eh testar o link deles...ou vc faz um teste fim a fim ou pede pra eles darem um link para testar dentro do backbone deles...

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DarkAngelTux Ver Post
    vamos pensar

    vc tem um link da embratel de fibra

    o q vc pode fazer eh agendar com os tecnicos da embratel pra fazer um teste fim a fim

    vc fica numa ponta da fibra e ele na outra ....nao sei se eles possuem um equipamento para testar, a global crossing eu sei q tem porq um dos sites q eu cuido tem link com eles......ai vc precisa ver com eles uma forma de testar, seja por algum equipamento deles q jogue trafego em uma das pontas ou download de um arquivo grande....mas o q vc quer eh testar o link deles...ou vc faz um teste fim a fim ou pede pra eles darem um link para testar dentro do backbone deles...
    Mas essa solução pode não ser a mais indicada. Afinal avisar a operadora que vai testar o link em determinado dia e horário é o mesmo que avisar ao bandido que vai prendê-lo.

    Desculpem-me pela comparação estranha, mas o ideal testar regularmente sem avisar a operadora para evitar algum possível jeitinho no link no momento do teste.