+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configuração de Servidor Mikrotik

    Caros colegas, minha 1ª vez no topico...
    Se alguem puder me ajudar ou dar algumas dicas agradeço...

    Tenho um servidor mikrotik rodando level 6, com algumas configurações basicas, (rotas, clientes, nat, firewall...) atualmente uso esse servidor com um radio senão, mais adquiri uma Routerboard rs-5800 que veio com level 4.
    - Duvida
    Tentei usar junto com esse meu servidor essa rb setado como ap/bridge, mais não funcionou.
    bem vou colocar as especificações que tenho hj, e que pretendo implementar.

    servidor:
    2 placas de rede pci: 1 recebe o link via modem, 1 sai para um swith onde esta plugado meu radio.
    memoria 512
    hd 40gb
    proc P4 2.4ghz

    faixa ip cliente: 192.168.10.254/24
    ip modem: 192.168.254.10/24

    Routerboard
    2 cartões 600mw (usarei somente um por enquanto)
    level 4

    Pergunta qual seria a configuração mais apropriada para que minha rb funcione no servidor como ele esta agora?

    galera gde abraço...

  2. #2
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Link

    Se for interligar via wireless ou faça um PTP ou um WDS +Bridge, caso seja pela Lan pode ou ñ por em Bridge.

  3. #3

    Padrão

    Ola Rodrigo, não entendi o que quiz dizer!!!
    Esta minha configuração esta sendo usada num provedor via radio.

  4. #4

    Padrão

    Olá,

    a maneira mais fácil de interligar os dois MK via rede (no mesmo switch) é ativar o DHCP server no de baixo e o DHCP cliente na RB. Cadastre o MAC da RB no Mikrotik que recebe a internet. Ao deixar o DHCP ativado praticamente estará navegando. Agora se tiver cliente no Mikrotik que recebe a internet é preciso configurar corretamente, senão alguns navegarão de graça e/ou fugirão do controle de banda.

  5. #5

    Padrão

    Blz Marcelão...
    Então... tenho sim clientes recebendo internet pelo MK, e por não ter conseguindo configurar corretamente... o gerenciamente dos clientes esta sendo feito somente pela RB, e ja sabemos que ela não aguenta isso.
    O que preciso é colocar o servidor e a rb trabalhando juntos.