+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question MK PC-AP para de funcionar do nada

    Olá Pessoal, depois de muito procurar sobre o assunto, aqui no fórum e em outros lugares, e não ter achado a solução.

    Venho criar esse post e pedir a ajuda dos experientes usuários do UNDER.

    A situação é seguinte:

    Tenho um PC com placa mãe ASUS P5V-VM com fonte 450W "rótulo" com 1Gb de RAM HD de 20 Gb, Processador Celeron 2.8 Ghz e uma RB 14 com tres ENgenius EMP-8602 pelos menos me venderam assim mas neles mesmos tem escrito NMP-8602.
    ligado num no-break.

    USO a versão 2.9.44. LEVEL4

    E com as seguintes configurações:

    Dos três cards wireless um deles está em 5Ghz fazendo enlace em WDS com um ovislink 5000 a 8 km com antenas Zirok de 90cm
    -82Dbm de sinal.

    os outros dois cartões estão em 2.4 operando em B sem controle de MAC apenas com ips na interfaces e na bridge q contem as três interfaces. Ambos em ap bridge canal 1 e 11 com setoriais d 90°.

    Uso ele no chão e subo os cabos RGC213 até 10 metros de altura até as antenas.

    Sem explicação, esse MK trava e só volta qndo reinicio no próprio PC desligando e ligando novamente.

    Aí estão as fotos do meu gabinete.
    http://www.visaonight.com/MK1.jpg


    http://www.visaonight.com/MK2.jpg


    Gostaria de que vcs me ajudasse pois já me ocorreu tres vezes esse episódio e estou sem saber pra onde ir se saber apontar o problema.

    Agradeço.

  2. #2

    Padrão

    já verificou os LOGs?

    muitas respostas podem estar lá.

  3. #3

    Padrão

    Já funcionava? Ou agora que ta sendo usado em produção! Travamentos com certeza é hardware com defeito! Tenta ir trocando memória, fonte, etc. Aqui quando monto um PC-AP compro 2 de cada, memoria, fonte, placa-mãe, CF+adaptador, cartões, etc. pois se um dia chegar a dar pau tenho peças para manter sempre funcionando e quando uma da problema, após a substituição já procuro outra nova!!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    já verificou os LOGs?

    muitas respostas podem estar lá.
    Aí estão os logs lucianogf não encontrei nada anormal tipo uma linha em vermelho...

    http://www.visaonight.com/log.jpg

    dá uma olhada por favor sou leigo e naum sei se tem algo errado.
    Última edição por visaoalpha; 04-04-2008 às 08:28.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ZeXP Ver Post
    Já funcionava? Ou agora que ta sendo usado em produção! Travamentos com certeza é hardware com defeito! Tenta ir trocando memória, fonte, etc. Aqui quando monto um PC-AP compro 2 de cada, memoria, fonte, placa-mãe, CF+adaptador, cartões, etc. pois se um dia chegar a dar pau tenho peças para manter sempre funcionando e quando uma da problema, após a substituição já procuro outra nova!!
    Funcionou em laboratório normal testei por mais de 1 hora com o btest em um pc com placa wireless e com aquelas anteninhas pra v se esquentava.

    Mas naum houve aquecimento.

    qundo coloquei no lugar ainda passou um tempo sem haver nada errado, mas depois começou.

    Obrigado pela dica.

  6. #6

    Padrão

    Olá,

    parece ser problema relacionado à alimentação do sistema. Todos os cartões estão em 400mW? Essa RB 14 é interessante, mas para 3 ou 4 cartões deixe-os no padrão 15DBm. Tente aumentar o ganho apenas nas antenas e não na potência do cartão. Pode ser também memória ou placa-mãe com defeito. Mas por ter resolvido problema parecido pode ser alimentação. Ponha uma fonte de alimentação com potência real. Mude de slot PCI, pode ser que o que está usando não esteja suprindo eletricamente ou algum problema com IRQ.

  7. #7

    Padrão

    você precusa configurar para gerar log DEBUG.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por visaoalpha Ver Post
    Funcionou em laboratório normal testei por mais de 1 hora com o btest em um pc com placa wireless e com aquelas anteninhas pra v se esquentava.

    Mas naum houve aquecimento.

    qundo coloquei no lugar ainda passou um tempo sem haver nada errado, mas depois começou.

    Obrigado pela dica.
    Opa boa tarde meu amigo..
    Olha 1º vc teria q ter feito teste com transferencia de arquivos grandes (de gb) por pelo menos 48h, bem pelo menos é assim que fazemos teste aqui...
    2º verifique a potencia real da fonte.. geralmente em classificado como potencia maxima nominal, o ideal e uma fonte de 300w real no minimo.. pouca alimentação caus travamento na mk mesmo.. mes sem os cartões. Ex, tiamos um cliente com um srvmk proxy apenas e ele travava de 5 em 5 dia quando fomos ver era somente a fonte que era de 500w mais real so era 130w... bingo foi so troca e resolveu...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    você precusa configurar para gerar log DEBUG.
    Olá Lucianogf, vc pode me mostrar como faço pra gerar esse tipo de log ???


    Agradeço

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olá,

    parece ser problema relacionado à alimentação do sistema. Todos os cartões estão em 400mW? Essa RB 14 é interessante, mas para 3 ou 4 cartões deixe-os no padrão 15DBm. Tente aumentar o ganho apenas nas antenas e não na potência do cartão. Pode ser também memória ou placa-mãe com defeito. Mas por ter resolvido problema parecido pode ser alimentação. Ponha uma fonte de alimentação com potência real. Mude de slot PCI, pode ser que o que está usando não esteja suprindo eletricamente ou algum problema com IRQ.
    Blza cara, valew pelas respostas q esclareceram um bocado no inicio tava dois dos cards em 630 mW no caso 28Dbm mas diminui pra 26Dbm = 400mW mas ainda continuou o outro cartão eh 5.8 e tah em 20DBm.

    Voh tentar trocar de slot e trocar a fonte pra v se resolve e posto aqui os resultados..

    VALEW A TODO PESSOAL Q ME RESPONDEU.

  11. #11

    Padrão

    Olha,

    seria melhor deixar o cartão 2.4GHz em 23DBm (200mW). Acima disso ficam meio instáveis na distribuição para clientes.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por visaoalpha Ver Post
    Olá Lucianogf, vc pode me mostrar como faço pra gerar esse tipo de log ???


    Agradeço
    você vai em service > logging, adiciona um novo, o type deixa em branco, e coloca pra memoria, se você não selecionar o tipo de log ele vai gerar de tudo, então você consegue ver todas as mensagens geradas pelo sistema.

    mas como você não sabe em que momento irá travar, e se travar você não conseguirá ver os LOGs, manda gravar no disco, assim pode ver posteriormente.

  13. #13

    Padrão

    aqui uso um servidor de LOGs em linux, então mando todos os logs pra ele, com isso posso ver hora que quiser, e se algo travar ficará tudo gravado lá também..

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    aqui uso um servidor de LOGs em linux, então mando todos os logs pra ele, com isso posso ver hora que quiser, e se algo travar ficará tudo gravado lá também..
    Blza cara, muito obrigado pela informação...

    Agora sei como fazer os logs.

    Valew mesmo

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olha,

    seria melhor deixar o cartão 2.4GHz em 23DBm (200mW). Acima disso ficam meio instáveis na distribuição para clientes.
    Blza cara valew pela dica voh tentar colocar em 200mW apesar de ter clientes com sinal + ou - baixo em torno de -70Dbm.

    Mas voh tentar pode ser isso tb
    e tb voh colocar uma fonte mais potente daquelas de gamers.

    Posto tudo aqui qndo fizer as modificações.

    VALEW

  16. #16

    Padrão

    cara, os 3 cartoes estao em somente 1 slot pci? pelo que vi na foto, isso deve ser falta de alimentação sim entao, tem placas mae que mesmo com uma fonte de 1000w reais nao vai conseguir forncer tanta potencia em um slot pci,

    se for isso tenta separar um pouco as coisas ai

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    cara, os 3 cartoes estao em somente 1 slot pci? pelo que vi na foto, isso deve ser falta de alimentação sim entao, tem placas mae que mesmo com uma fonte de 1000w reais nao vai conseguir forncer tanta potencia em um slot pci,

    se for isso tenta separar um pouco as coisas ai
    Tb acho q sim mas voh testar com uma fonte mais potente pra v o q dá.

    Valew
    Pela dica qualquer resultado eu posto aqui.

    Agradeço.

  18. #18
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Deve ser a fonte , colocar pelo menos uma de 700w das boas.