+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Por que quando ativo a Bridge a maquina some?

    Caros, estou com uma dúvida que já tentei resolver e já tentei achar resposta mas não obtive sucesso.

    O que acontece é o seguinte:

    Tenho um PC-MK com 03 placas – 01 ether e 02 wlan. Este PC está na minha rede interna.

    Eu simplesmente configurei o IP de cada placa e o gateway do PC. Se eu conectar um cliente em qq das wlan, eu consigo pingar os IPs das 3 placas. O mesmo acontece com uma máquina ligada na ether1: pinga o endereço da própria ether1, da wlan1 e wlan2.

    Como eu quero que as máquinas das wlans falem com as máquinas da ether1 eu criei uma bridge. Tudo beleza, uma máquina pinga a outra que está na outra interface, sem problemas.

    Só que acontece uma coisa estranha quando ativo a bridge: o winbox não entra mais pelo endereço IP, só entra pelo MAC da placa, e as placas do MK param de responder ao ping.

    Resumindo: quando ativo a bridge o MK fica completamente transparente, não responde ao ping, nem conecta pelo IP, seja pelo winbox ou mesmo pelo FTP, ele “some”, mas a bridge funciona!

    Tentei adicionar um IP para a bridge em ip>>addresses mas este IP tb não pinga e não aceita conexões.

    A máquina fica inacessível.

    Alguém já passou por isso e conseguiu resolver? Seria um problema de rotas?

    Muito obrigado
    Fabricio

  2. #2

    Padrão

    você tem que atribuir um IP a interface bridge que você criou..

  3. #3

    Padrão

    Oi Luciano, tudo bem?

    Então, eu fiz isso, mas esse ip é como se não existisse! Não pinga, não recebe o winbox, etc...

    Abraço
    Fabrício

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Oi Luciano, tudo bem?

    Então, eu fiz isso, mas esse ip é como se não existisse! Não pinga, não recebe o winbox, etc...

    Abraço
    Fabrício
    Olá Fabrício!

    Qdo vc atribui um IP para a bridge, tem q informar a máscara junto, foi feito isto? Tipo 192.168.0.1/24...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Olá Fabrício!

    Qdo vc atribui um IP para a bridge, tem q informar a máscara junto, foi feito isto? Tipo 192.168.0.1/24...
    isso mesmo, se não colocar a máscara não funciona mesmo...

    aqui já tive esquecimento na hora de atribuir o ip e não coloquei a mascara, fiquei quebrando a cabeça pra descobrir que só faltava isso.. eheheh

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    isso mesmo, se não colocar a máscara não funciona mesmo...

    aqui já tive esquecimento na hora de atribuir o ip e não coloquei a mascara, fiquei quebrando a cabeça pra descobrir que só faltava isso.. eheheh
    me too... ô raiva desgraçada qdo se descobre q era esse "detalhezinho" q faltava ... mas fica aí a dica.

  7. #7

    Padrão

    voce tambem pode fazer um roteamento estatico... para nao ter que jogar tudo na bridge... ex:

    ethernet1: 192.168.1.1
    wlan1: 192.168.2.1
    wlan2: 192.168.3.1

    adicione as rotas:

    destination: 192.168.1.0/24
    gateway: 192.168.1.1

    destination: 192.168.2.0/24
    gateway: 192.168.2.1

    destination: 192.168.3.0/24
    gateway: 192.168.3.1



    fazendo isso.. uma rede consegue falar com a outra.. (logicamente sem broadcast, sem arp..)

  8. #8

    Padrão Qual é melhor?

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    voce tambem pode fazer um roteamento estatico... para nao ter que jogar tudo na bridge... ex:

    ethernet1: 192.168.1.1
    wlan1: 192.168.2.1
    wlan2: 192.168.3.1

    adicione as rotas:

    destination: 192.168.1.0/24
    gateway: 192.168.1.1

    destination: 192.168.2.0/24
    gateway: 192.168.2.1

    destination: 192.168.3.0/24
    gateway: 192.168.3.1



    fazendo isso.. uma rede consegue falar com a outra.. (logicamente sem broadcast, sem arp..)

    Ola, pela sua esperiencia o q é melhor? bridge ou esse roteamento estatico, é q estou p colocar 4 paineis aqui, e agora confundi tudo... nao sei o q isso traria de bom ou ruim...
    Ate+

  9. #9

    Padrão

    para escolher entre bridge ou roteamento vai depender da topologia da rede.

    cada caso é um caso.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    isso mesmo, se não colocar a máscara não funciona mesmo...

    aqui já tive esquecimento na hora de atribuir o ip e não coloquei a mascara, fiquei quebrando a cabeça pra descobrir que só faltava isso.. eheheh

    Grande Luciano! Era a máscara mesmo! E outra coisa, depois que coloca a máscara tem que reiniciar o computador! Só começa a funcionar depois que reinicia!

    Obrigado!
    Fabricio

  11. #11

    Padrão

    não há necessidade de reiniciar o micro não.. quando coloca a máscara ela ativa no ato.