+ Responder ao Tópico



  1. #1
    aryribeiro
    Visitante

    Question Antena vs. Potência...

    ouví falar q não posso usar uma antena de ganho muito alto com um AP c/ potência muito alta, mesmo sendo tudo homologado... é verdade isso? ex.: antena omni pluton ptx32 2.4ghz c/ uma routerboard e card senao 600mw a anatel proibi isso?

  2. #2

    Padrão

    a soma do ganho da antena (em db) com a potencia do cartao (em db) nao pode passar dos 36db.. exemplo:

    antena omni 15db ... vc vai poder usar no MAXIMO 21db de potencia no cartao...

    essa limitação é chamada de EiRP !!

  3. #3
    aryribeiro
    Visitante

    Question

    poxa, brigado pela resposta.

    parece tb que cada cartão ou AP tem seu limite de antena.... se eu colocar uma antena c/ ganho alto em certos ap´s eles deixam de ser homologados por estar fora do limite?


    então se eu colocar card 600mw e antena 16dbi no meu projeto de instalação ele será reprovado pela anatel, né?

    que cartão eu uso então? e onde compro? tem q ser loja de confiança... o pessoal q me fornece aqui é a Ankaa Wireless, mas eles só tem esse cartão senao de 600mw.

    alguém sabe se esse cartão cabe no AP sansung? ouví falar q da pra trocar o cartão interno do sansung por outro mais potente.
    Última edição por aryribeiro; 10-04-2008 às 11:14.

  4. #4

    Padrão

    pode usar o cartao de 600mw.. porem tem q especificar que a potencia dele vai ser reduzida...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    pode usar o cartao de 600mw.. porem tem q especificar que a potencia dele vai ser reduzida...

    Esta limitação de potencia é para a torre toda ou é por RB, PC-AP ou é por cartão?

    Se no projeto especificar que vai usar por ex. 600mw mas vai usar um divisor para 4 antenas e outro cartão com mais 4 antenas e outro cartão em 5.8, como fica o entendimento.

    Já aviso antes que este é um exemplo hipotético,e extremo, mais com fim didático para entendermos bem a questão, para não vir alguém e querer me criticar que estou querendo botar potência.

  6. #6

    Padrão

    por antena !!!

    nao sei em relação ao divisor .. mas acredito que por ex.. potencia do cartao dividida pela quantidade de saida do divisor... se vc jogar 200mw.. sao 100mw para cada.. acredito q seja assim

  7. #7
    aryribeiro
    Visitante

    Padrão

    valeu pelo toque.

    mas o divisor divide mesmo. como o nome ja diz... mas tem gente q não gosta disso.


    agora vou dizer q estarei baixando a potência p/ 200mw p/ não haver rejeição do projeto. depois posso usar qualquer potência porque a antena usada será a pluton ptx32 de 16dbi e como os concorrentes aqui usam antenas com a polaridade contrária a essa eu não estarei interferindo no sinal deles e nem eles estarão interferindo no meu.

    se eu estiver errado me corrijam.