+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PTP é melhor com mikrotik ou airaya?

    Colegas, estou prestes a colocar um ptp até uma repetidora para funcionar em 5.8 ghz, com 9,5 km de distancia. A minha maior dúvida, é para se obter uma melhor perfomance no link e também um alto trafego, pois vou atender desta repetidora mais 6 cidades vizinhas, o que usar? mikrotik ou airaya, pretendo passar pelo menos 10 mb neste ptp. As antenas de 29dbi hiperlynk. gostaria de ver relatos de voces que já possuem ptp funcionando ai na sua empresa, para que eu possa clarear melhor o meu projeto.
    Última edição por juderlan; 10-04-2008 às 21:29.

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Poxa, tremenda coincidência esse seu post... Hoje acabei de fechar um ponto a ponto de apenas 1 km aqui, com airaya... Deu 20 mega, testados com o Bandwidht Test do Mikrotik. Isso na realidade quer dizer 10 mega full, considerando transmissão e recepção. Sinceramente acredito que com Mikrotik se consiga mais que isso, mas particularmente não tenho nesse momento necessidade maior de 10 mega. Se vc quiser mais q isso, eu recomendaria usar routerboard 600 com cartões mini-pci...

  3. #3

    Padrão

    Estamos para fazer um de 30Km, estava pensando em usar Airaya e Hyperlink 33 Db, será que passa pelo menos 2 mega full? Outra dúvida como comprar o Airaya original?

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Estamos para fazer um de 30Km, estava pensando em usar Airaya e Hyperlink 33 Db, será que passa pelo menos 2 mega full? Outra dúvida como comprar o Airaya original?
    Olha, 2 mega full... sei não... só testando mesmo.. Pq seria 4 mega na real. Tenho enlace de 23 km com Zirok de 90 cms, nesse eu consigo quase 3 mega full. Mas na real, nunca testei sem os clientes junto na rede.

    Os airaya originais comprei na Linktech.

  5. #5

    Padrão

    Amigo,

    com antenas de 33 ou de 36 DBi você fecha com certeza 2MB. Algumas pessoas equivocam-se achando que os cartões mini-PCI de 600mw tabalham com toda essa potencia em 5.8GHz. Não trabalham! Trabalham no máximo com 150mW segundo o próprio fabricante. 600mW somente em 2.4GHz em modo B.

    Já fechei 35KM com Hyperlink de 33DBi e mini-PCI 8602 (Senao) montado com Mikrotik e torre de 48 metros em cada ponta. Sinal -82 e banda variando entre 4 e 8MB. Talvez devido a longa distância o sinal tenha sofrido influência do relevo (mesmo com visada relativamente boa) e até do tempo (à noite o sinal melhorava).

  6. #6
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Caro colega,
    eu te aconselho a usar PC-AP (bons com AC Power loss )
    colocar uns 512mb de ram .. uma fonte boa de uns 500mw real..

    fazer uma caixa hermetica boa, ventilada..

    colocar bateria e se possivel com o tempo colocar um painel solar..

    e fechar um enlace streme2 , sendo que você pode colocar as placas Asus que tem "6" ou "5" slots pci..
    você pode fácilmente fechar usando AG530 ..

    ou usar cartoes minipci..

    você coloca 2 ag 530 *que ocupa 2 slot pci..
    depois você pode usar outros 2 (usango ag530)
    e na ultima voce pode colocar adptadores minipci pra 4 ou 8 slots..
    (fazendo isso você vai ter que colocar uma fonte "muito boa" pra segurar tudo)
    e fechar o resto usando minipcis..

    ou entao comprar Rb's..


    é necessário fazer um bom sistema pois 6 cidadezinhas é um campo até bem grandinho..

  7. #7

    Padrão

    falar aqui eu tenho Airaya com tudo quanto é distância tenho hoje 19km fechado setado no airaya 36mb ele ta 16full passa uma booooa quantidade de clientes nesse ptp sem problema nenhum, agora vou testar mk com dlink 530 e hyperlink 33 usando nstreme pra ver se chego aos 20mb.

    Acho as 2 soluções exelentes, se optar por MK faça algo bem montado e seguro.

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    falar aqui eu tenho Airaya com tudo quanto é distância tenho hoje 19km fechado setado no airaya 36mb ele ta 16full passa uma booooa quantidade de clientes nesse ptp sem problema nenhum, agora vou testar mk com dlink 530 e hyperlink 33 usando nstreme pra ver se chego aos 20mb.

    Acho as 2 soluções exelentes, se optar por MK faça algo bem montado e seguro.
    Fixando em 36 mb ele dá 16 full? enviando e recebendo? Pq o máx q consegui foi 10 full, isso em 1 km.. Tá em Best o data rate...

  9. #9

    Padrão

    Veja se está usando 40MHz ou 20MHz... Quem sabe voce consiga mais velocidade com o Turbo A.

    Saudações

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Veja se está usando 40MHz ou 20MHz... Quem sabe voce consiga mais velocidade com o Turbo A.

    Saudações
    Tá assim ó:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         airaya.JPG
Visualizações:	209
Tamanho: 	46,5 KB
ID:      	2011  

  11. #11

    Padrão

    Ve se colocando na frequencia 5800 ou 5805 funciona melhor...

  12. #12
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Ve se colocando na frequencia 5800 ou 5805 funciona melhor...
    Nem... passei a tarde toda, testei todas as larguras de banda e também os canais, o melhor ajuste foi este... Axo q vou fixar o data rate em 36 mb e ver como q fica.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Fixando em 36 mb ele dá 16 full? enviando e recebendo? Pq o máx q consegui foi 10 full, isso em 1 km.. Tá em Best o data rate...
    Fixa essa rate mantenha em 20mhz, deixe o alinhamento acima de 35 e coloque em uma canal mais alto que o 5,7 colque no 5825, use uma boa antena com um bom cabo que da tranquilo.