Resultados da Enquete: VPN é segura e estável no Mikrotik?

Votantes
3. Você não pode votar nesta enquete
  • Sim

    3 100,00%
  • Não

    0 0%
  • Segura, mas instável

    0 0%
  • Insegura, mas estável

    0 0%
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy VPN no Mikrotik

    Alguem tem uma receita de bolo, passo a passo, para criar uma VPN ponto a ponto?
    - Preciso interligar a rede interna (IPs nateados) da Matriz com a filial
    - IP's públicos fixos tanto na Matriz como na filial.
    - Mkt nas duas pontas

    MATRIZ 200.X.X.Y --> 192.168.10.1/24
    FILIAL 200.X.X.Z --> 192.168.10.2/24

    Tentei usar IPIP e EoIP, consigo pingar de um Mkt para o outro (rede NAT), mas fica oscilando entre pinga um tempo e para de pingar e assim por diante. (Simulação em bancada usando IPs válidos, conectados na mesma swith).

    Desde já Agradeço
    Giovane.

  2. #2

    Padrão VPN com L2TP

    A maneira que considero fácil e eficiente de implementar:

    VPN com L2TP

    Pode não estar bem detalhado aí neste post. Qualquer dúvida posso ajudar.

    Se usar, por favor, posta aí o resultado.
    Última edição por ricardowz; 20-04-2008 às 23:15.

  3. #3

    Padrão Valeu

    Citação Postado originalmente por ricardowz Ver Post
    A maneira que considero fácil e eficiente de implementar:

    VPN com L2TP

    Pode não estar bem detalhado aí neste post. Qualquer dúvida posso ajudar.

    Se usar, por favor, posta aí o resultado.
    ***************

    Valeu ai, acredito que esta solução resolva meu problema, vou testar e depois posto o resultado!

    Sou novo neste forum, mas me parece que o pessoal não é muito de colaborar ou será que é falta de conhecimento mesmo?

  4. #4

    Padrão Vpn

    Talvez vc tenha problemas pelo fato da rede da matriz e da filial serem as mesmas: 192.168.10.0/24. Geralmente para que a vpn funcione com facilidade eh preciso que as redes da matriz e da filial sejam diferentes ( matriz 192.168.0.0/24, filial 192.168.1.0/24 ) , principalmente quando vc tem uma matriz e mais de uma filial ( matriz 192.168.0.0/24, filial1 192.168.1.0/24, filial2 192.168.2.0/24). As redes diferentes sao importantes para poder ser feito uma tabela de rotas que contemple as redes envolvidas, no caso as redes sendo iguais vc teria um trabalho adicional no roteador para segmentar a rede, tipo: quando uma estacao estah conectando o ip 192.168.10.1 ,estah conectando remotamente ou localmente ?

    Abaixo segue links para o manual do mikrotik explicando como fazer vpn com l2tp e ipsec.

    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros...rface/l2tp.php
    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros/2.9/ip/ipsec.php


    Tambem existem tutorias de OpenVPN na internet em que existe a configuracao de VPN com redes iguais. Mas neste caso teria que ser computadores com linux, nao o mikrotik.