Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de Banda Diferente

    Pessoal, estive pensando na possibilidade de fazer um controle de banda um pouco diferente.

    Fazer o burst, como já proposto em outros tópicos.

    Mas para limitar downloads longos, não usar limitação por sites ou protocolos, mas sim pelo tempo de download.

    Por ex. - usuário faz um download qualquer, desde páginas pesadas até p2p.
    Permito um burst generoso para ele e limito este tempo por ex. em 10 segundos. Deste modo "ele não fica na estrada" atrapalhando o tráfego pois a maioria da "navegação normal" já fica satisfeita com esta regra.
    Daí em diante ele fica na banda permitida.

    Se passar mais algum tempo fazendo down o sistema entende que é um down pesado e então passa a dar a ele bursts seguidos e por tempo determinado e cortes também por tempo determinado, limitando lá em baixo a velocidade.

    Assim ao usuário fazer monitoramento vai aparecer esta flutuação no down e ele vai atribuir isso a internet, ao servidor onde está hospedado o site, e não ao meu servidor.

    É possível, ou eu estou "delirando"

  2. #2

    Padrão

    Cara primeiro que a configuração disso é muito complicada de fazer e depois se o cara descobrir isso ele pode "cortar" os arquivos do P2P em pedaços tão pequenos que ele pode ficar em burst full time.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ruyneto Ver Post
    Cara primeiro que a configuração disso é muito complicada de fazer e depois se o cara descobrir isso ele pode "cortar" os arquivos do P2P em pedaços tão pequenos que ele pode ficar em burst full time.
    Sim, mas este argumento vale também para as outras formas de burst, ou não?

  4. #4
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Post Anterior

    Até aqui da pra fazer blz mas o restante vai dar trabalho......
    Pessoal, estive pensando na possibilidade de fazer um controle de banda um pouco diferente.

    Fazer o burst, como já proposto em outros tópicos.

    Mas para limitar downloads longos, não usar limitação por sites ou protocolos, mas sim pelo tempo de download.

    Por ex. - usuário faz um download qualquer, desde páginas pesadas até p2p.
    Permito um burst generoso para ele e limito este tempo por ex. em 10 segundos. Deste modo "ele não fica na estrada" atrapalhando o tráfego pois a maioria da "navegação normal" já fica satisfeita com esta regra.
    Daí em diante ele fica na banda permitida.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por minelli Ver Post
    Até aqui da pra fazer blz mas o restante vai dar trabalho......
    Pessoal, estive pensando na possibilidade de fazer um controle de banda um pouco diferente.

    Fazer o burst, como já proposto em outros tópicos.

    Mas para limitar downloads longos, não usar limitação por sites ou protocolos, mas sim pelo tempo de download.

    Por ex. - usuário faz um download qualquer, desde páginas pesadas até p2p.
    Permito um burst generoso para ele e limito este tempo por ex. em 10 segundos. Deste modo "ele não fica na estrada" atrapalhando o tráfego pois a maioria da "navegação normal" já fica satisfeita com esta regra.
    Daí em diante ele fica na banda permitida.
    Pois é Minelli, a parte final é que eu acharia interessante.
    E para que não houvesse uma leitura de forma cíclica, este tempo da parte final da regra, poderia variar de forma aleatória entre dois tempos pré definidos.
    Assim, mesmo quem monitorasse não entenderia que isto acontece por limitação, já que continuaria a haver rajadas mas não tão intensas e não tão frequentes, evitando o perigo que o colega mais acima citou que poderia acontecer de ser identificado e burlado o esquema.
    Mas tudo isso em teoria. Não sei se é possível, até porque meus conhecimentos são muito poucos na área.

  6. #6

    Padrão

    estou testando umas regras q fiz aqui.. tem funcionado bem.. se tudo ok.. devo fazer outro video !!

    o que acontece eh..

    cliente conecta (via pppoe)... e é criado o queue dele normal... (funciona para todo tipo de conexao, pppoe, hotspot.. etc etc)...

    entao.. usando um contador de bytes... supondo um download de 10mb ... de 0 a 1mb.. o cliente NAO sofre limitação ... apos os 1mb de download.. a velocidade passa a ser controlada...

    aqui ta funcionando perfeito... cliente até veio perguntar se estava sem controle a net dele :P

    porque para abrir sites,, etc etc.. vira uma BALA !! huauha ainda mais se os objetos estiverem no proxy :P

  7. #7

    Padrão

    detalhe.. esse limite.. pode ser alterado...

    as regras sao bem dinamicas..posso desviar o trafego "nao controlado" para uma queue tree.. e controlar a velocidade maxima e talz..

    pode ser alterado o valor.. no caso usei 1mb .. porque geralmente os objetos de um site nao chegam a 1mb ... (somente videos.. swf e talz.. e isso tem q ser controlado mesmo) ...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    detalhe.. esse limite.. pode ser alterado...

    as regras sao bem dinamicas..posso desviar o trafego "nao controlado" para uma queue tree.. e controlar a velocidade maxima e talz..

    pode ser alterado o valor.. no caso usei 1mb .. porque geralmente os objetos de um site nao chegam a 1mb ... (somente videos.. swf e talz.. e isso tem q ser controlado mesmo) ...


    ba amigo, se vc conseguir pasar a receita, ficaremos muito gratos, sera de enorme ajuda obrigado!!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    estou testando umas regras q fiz aqui.. tem funcionado bem.. se tudo ok.. devo fazer outro video !!

    o que acontece eh..

    cliente conecta (via pppoe)... e é criado o queue dele normal... (funciona para todo tipo de conexao, pppoe, hotspot.. etc etc)...

    entao.. usando um contador de bytes... supondo um download de 10mb ... de 0 a 1mb.. o cliente NAO sofre limitação ... apos os 1mb de download.. a velocidade passa a ser controlada...

    aqui ta funcionando perfeito... cliente até veio perguntar se estava sem controle a net dele :P

    porque para abrir sites,, etc etc.. vira uma BALA !! huauha ainda mais se os objetos estiverem no proxy :P
    Aí Alexandre!
    Quando abri o post minha intenção era exatamente esta.

    Favorecer a navegação normal e controlar os downloads mais extensos, sem me preocupar diretamente com o tipo de protocolo.

    É mais ou menos como cortar o mal pela raíz.

    Já que voce está bem adiantado nos testes, será que dá para fazer este controle mais dinâmico, por ex. liberando de forma aleatória alguns bursts após atingir os bytes que servem de "bandeira" para o controle.
    Assim o usuário não ficaria sempre com um "padrão" de down e venha a desconfiar que há um controle?

    Sabe como é usuário, está sempre querendo mais.

  10. #10

    Padrão

    mas com 1MB é um tamanho pequeno para download.. e perfeito para sites..
    em 2 dias de funcionamento.. ja deu resultados otimos.. os clientes ja estao comentando sobre...

    aqui em casa limitei a 64k .. e entrie em um velocimetro (rjnet) .. huahu ta marcando 1MB .. 2MB ...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    mas com 1MB é um tamanho pequeno para download.. e perfeito para sites..
    em 2 dias de funcionamento.. ja deu resultados otimos.. os clientes ja estao comentando sobre...

    aqui em casa limitei a 64k .. e entrie em um velocimetro (rjnet) .. huahu ta marcando 1MB .. 2MB ...


    opa estamos ansiosos por esa soluçâo , asim que teiver maiores detalhes posta ai apra nos..

    ese contole funciona com simple queues tambem ou so para clientes via pppoe e hotspot ???

  12. #12

    Padrão

    Alexandre, mas e se eu chegar em um P2P da vida e limitar o tamanho dos arquivos a 500kb? não conseguiria driblar a limitação?

    Abraços,

  13. #13
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Regras

    Olá Alexandre,
    minha dúvida é o seguinte como marcar os pacotes.....//???
    claro vou adorar essa regra de bandeja, mas gostaria de estuda-la, entende-la, para aumentar meus conhecimentos no mk. Pois só copiar ñ é muito bom, rsssssss..........
    Mas fico no aguardo do seu video...., mas se puder adiantar como contabilizar os pacotes já vou agradecendo.....

  14. #14

    Padrão http

    isso seria muito bom mesmo melhro ainda se alem disso conseguirmos jogar os downloads pra um determinado link.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    mas com 1MB é um tamanho pequeno para download.. e perfeito para sites..
    em 2 dias de funcionamento.. ja deu resultados otimos.. os clientes ja estao comentando sobre...

    aqui em casa limitei a 64k .. e entrie em um velocimetro (rjnet) .. huahu ta marcando 1MB .. 2MB ...
    Olá Alexandre!

    Como vai com seus testes desta regra?
    Aprovou?

  16. #16

    Padrão

    nao ficou bom nao..

    cliente usando gerenciador de download.. consegue consumir banda do link o tempo TODO ...

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    nao ficou bom nao..

    cliente usando gerenciador de download.. consegue consumir banda do link o tempo TODO ...
    Nâo será porque o gerenciador parte o arquivo em vários pedaços.
    O puxa-rápido pode dividir em até 10 partes.

    É mais ou menos o que o companheiro mais acima perguntou, sobre partir o arquivo, ou não?

    Assim um arquivo de 3megas fica com 300 kbps. Como configurou a regra por ex em 1 mega, ele não vai atingir o limite.
    Mas para arquivos maiores e configurando em 500 kbps por ex. ele não faria o controle?

  18. #18

    Padrão

    poxavida, que pena, seria muito util mesmo..

  19. #19

    Padrão

    Foi como eu disse desde o começo, se dividir o arquivo o cara consegue baixar o link full o tempo todo, além disso fico pensando que isso em jogos pode gerar mta reclamação que o cara pode ter variações imensas de ping.

    Abraços

  20. #20

    Padrão

    E daí Alexandre, conseguiu alguma coisa a mais com relação a esta regra?
    Não teria como o MK identificar por ex. o IP origem e assim entender que o download em pedaços é do mesmo arquivo e aí conseguir fazer a limitação?
    "Eles tentando burlar de lá e nós tentando burlar daqui".