+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede crescendo e Telnet para o MT não consegue efetuar todas as mudanças

    Vou explicar antecipadamente como é a estrutura para facilitar entender
    Usamos um sistema em PHP (feito por nós mesmos), para cadastrar login, senha, etc, no BD, e também criar a Queue para o cliente no MT com seu devido IP e velocidade. Esse sistema se conecta por Telnet e envia os comandos para realizar as ações no MK

    Optamos por deixar Queue fixa para não perdermos os gráficos de uso (assim se o cliente reclamar que nao funciona temos como mostrar). Portanto há um montão de Queues ativas.

    Mas com o passar do tempo, com muitos clientes, acho que o tempo que o Telnet está usando para efetuar as ações não está sendo suficiente, e algumas ações temos que olhar lá no MK para ver se realmente foram feitas. (alteraçao de IP, nome ou velocidade, as vezes funciona e as vezes nao)

    Uma solução seria outro MK e separar clientes (a máquina é um Celeron 2.0, 256Mb). Só faz controle de queue, firewall e hotspot (Nao tem proxy).

    Alguma sugestão? Dividir os clientes em duas maquinas? Há como aumentar o tempo de conexao do Telnet (se é que isso realmente é verdade).

    Pensamos até em nao ter mais as queues fixas (criar elas dinamicamente somente na hora que conecta ao hotspot), mas a questao de graficos de monitoramento perderiamos o controle, pois somente existiria o grafico durante a conexao.

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Verifica se colocar 1GB de ram soluciona o seu caso,
    mesmo não tendo o Proxy, firewall e hotspot consome muito processamento.

    outra coisa é colocar uma placa de rede "Dedicada" ao seu sistema de PHP que só ela responsa o telnet.

  3. #3

    Padrão

    Amigo use a dica do amigo acima e aumente a memoria do se servidor, pois gerando os graficos vc acaba consumindo mais recursos da maquina, responde umas perguntas pra mim

    Qual o consumo medio de processamento e memoria do seu servidor?

    Quantos clientes vc tem neste seu servidor?

    Qual a marca e modelo das placas de rede usada nele?

    Aqui achei a melhor solução freeradius + mysql e uso sempres o extrato de conexão pra segura a lingua dos clientes engraçadinhos

    Falow

    Clecio

    Citação Postado originalmente por liandrocarniel Ver Post
    Vou explicar antecipadamente como é a estrutura para facilitar entender
    Usamos um sistema em PHP (feito por nós mesmos), para cadastrar login, senha, etc, no BD, e também criar a Queue para o cliente no MT com seu devido IP e velocidade. Esse sistema se conecta por Telnet e envia os comandos para realizar as ações no MK

    Optamos por deixar Queue fixa para não perdermos os gráficos de uso (assim se o cliente reclamar que nao funciona temos como mostrar). Portanto há um montão de Queues ativas.

    Mas com o passar do tempo, com muitos clientes, acho que o tempo que o Telnet está usando para efetuar as ações não está sendo suficiente, e algumas ações temos que olhar lá no MK para ver se realmente foram feitas. (alteraçao de IP, nome ou velocidade, as vezes funciona e as vezes nao)

    Uma solução seria outro MK e separar clientes (a máquina é um Celeron 2.0, 256Mb). Só faz controle de queue, firewall e hotspot (Nao tem proxy).

    Alguma sugestão? Dividir os clientes em duas maquinas? Há como aumentar o tempo de conexao do Telnet (se é que isso realmente é verdade).

    Pensamos até em nao ter mais as queues fixas (criar elas dinamicamente somente na hora que conecta ao hotspot), mas a questao de graficos de monitoramento perderiamos o controle, pois somente existiria o grafico durante a conexao.

  4. #4

    Padrão

    Consumo do processamento:
    Max: 47 %Average: 26 %Current: 36 %

    Memoria (total da maquina 256)
    Max: 105.50 MiB (42.1%)Average: 105.06 MiB (41.9%)Current: 105.21 MiB (42.0%)


    Deve ter uns 300 clientes.
    Placas 3Com na maioria (e 1 Realtek)


    Com o extrato de conexão você tem algum historico de quanto chegou o maximo da velocidade que o cliente atingiu? ou somente o volume total no periodo?

    Vou tentar colocar mais memoria para ver se resolve a questao.

  5. #5

    Padrão

    Amigo pq vc disse "Placas 3Com na maioria (e 1 Realtek)" não entendi tenho um servidor aqui rodando hotspot + webproxy pra 400 clientes é um P4 1.8Ghz 1Gb de Ram 2 placa de rede 3Com, sendo uma pro link e 1 para os clientes, e não tenho problemas não.

    Abraços

  6. #6

    Padrão

    Na maioria eu disse, pois sao 5 placas de rede ao todo, e 4 sao 3Com (maioria) e 1 realtek.

    Você também cria as queues por Telnet ai no teu MK?

    Meu problema não é com relação as placas, mas se ver o tópico inicial, é com relação a não garantia que as acões realizadas por telnet (vindo de outra maquina), realmente se concretizem todas.