Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 400mW no APRouter WR254

    Olá galera.

    Sou novo aqui no fórum e tenho uma dúvida, ja vi que por aqui só tem fera, então vcs devem saber me ajudar.

    Tenho um AP da AP Router modelo WR254 b/g.

    Ele tem potência de fábrica de 250mW, gostaria de saber se posso alterar para 400mW no fw sem causar problemas no mesmo.

    Uso-o em uma caixa hermética com cooler exaustor. O sinal vai ficar instável? Terei problemas de superaquecimento?

    Outros dados: uso antena omni Ideal de 15dBi. Clientes: 30 com conexão de 2Mb liberado por enquanto, mas fica muito boa a velocidade.

    PS: se não for a área correta, movam por favor.

    Abraço.

  2. #2

    Padrão

    putz.. eses radios possue potencia de 63mw ...

    250mw ja eh potencia muito alta para omni... imagine 400mw..

    esses radios q falam que dao 400mw ... até podem aumentar potencia.. mas.. liguei um radio desse em um wattimetro e ociloscopio para ver a onda gerada.. apos os 100mw .. o radio começa a "picotar" a onda.. fica um verdadeiro LIXO !!!

    entao. resumindo.. use no maximo 100mw nesses radios "caseiros" :P

    lembrando, potencia nao eh a solução .

  3. #3

    Padrão

    Opa blz Alexandre,

    Aqui tem duas opções: Potência de TX CCK (250mW) e TX Power (OFDM) (100mW), vc está se referindo a qual?

    A Potência de TX eu coloquei 400mW, devo abaixar para 100mW como vc disse?

    Abraço.

    EDIT: coloquei 100mW e melhorou muito o sinal! Devo colocar 63mW pra ficar melhor?

    Sabia que nesse fórum só tinha fera!
    Última edição por lipeiori; 13-04-2008 às 08:36.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Opa blz Alexandre,

    Aqui tem duas opções: Potência de TX CCK (250mW) e TX Power (OFDM) (100mW), vc está se referindo a qual?

    A Potência de TX eu coloquei 400mW, devo abaixar para 100mW como vc disse?

    Abraço.

    EDIT: coloquei 100mW e melhorou muito o sinal! Devo colocar 63mW pra ficar melhor?

    Sabia que nesse fórum só tinha fera!
    Vai baixando e testando!
    Alguns softs de placas PCI dá para acompanhar na aba estatísticas, o nº de pacotes recebidos e transmitidos sem erro e com erro.
    Por aí já dá para voce notar o que o colega acima se referiu.
    Cada pacote recebido mas com erro está causando um retardo na rede, mesmo que o sinal esteja lá em cima.
    Sem falar que em 400mw a durabilidade cai.

  5. #5
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    putz.. eses radios possue potencia de 63mw ...

    250mw ja eh potencia muito alta para omni... imagine 400mw..

    esses radios q falam que dao 400mw ... até podem aumentar potencia.. mas.. liguei um radio desse em um wattimetro e ociloscopio para ver a onda gerada.. apos os 100mw .. o radio começa a "picotar" a onda.. fica um verdadeiro LIXO !!!

    entao. resumindo.. use no maximo 100mw nesses radios "caseiros" :P

    lembrando, potencia nao eh a solução .

    No caso do Ovislink 5460APv2 e a mesma coisa? Tenho uma Omni 24dbi devo colocar a 100mw para não ocorre erros? Meus clientes que estão a 700m +ou- vai continua a recebe o sinal normalmente?

    Abraço

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por angelangra Ver Post
    No caso do Ovislink 5460APv2 e a mesma coisa? Tenho uma Omni 24dbi devo colocar a 100mw para não ocorre erros? Meus clientes que estão a 700m +ou- vai continua a recebe o sinal normalmente?

    Abraço
    Existem coisas em wireless que só testando mesmo.
    Se tem o outro AP, troca e experimenta.
    Mas não vai comprando rádio.
    Experimenta com o que tem.
    Já vi alguns falarem mal de certos equipamentos ou de certas montagens físicas.
    Mas outros falam muito bem.
    O que pode funcionar bem para uns talvêz não funcione para outros.
    Existem, isso sim, regras básicas que não podem ser desconsideradas, como bons cabos, conectores bem montados e coisas deste tipo.
    Então vai experimentando primeiro ir baixando a potência. Lembre-se que potência não é tudo. Seu rádio vai agradecer.

  7. #7

    Padrão

    oi alexandre, que watimetro vc usou pra medir a potencia.

  8. #8

    Padrão

    wattimetro comum...

    se nao engano o que usei (emprestado) foi um BIRD, acho que o 043 !!

    ja tem um bom tempo que estes testes foram feitos... mas eh bem real isso ai

  9. #9

    Padrão

    Bom galera, comecei a ter problemas de sinal nos clientes com 100mW.

    Deixei 250mW mesmo que é o padrão do AP e voltou ao normal.

    Não sei se é pq eu troquei a omni, antes eu tinha uma Dotwarp 21dBi e coloquei uma Ideal 15dBi.

    Agora ta normal, e limitei a taxa de transferencia para 2M já q eu tenho 2M de Internet.

    Fiz bem? Alguem tem alguma dica pra me dar?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Bom galera, comecei a ter problemas de sinal nos clientes com 100mW.

    Deixei 250mW mesmo que é o padrão do AP e voltou ao normal.

    Não sei se é pq eu troquei a omni, antes eu tinha uma Dotwarp 21dBi e coloquei uma Ideal 15dBi.

    Agora ta normal, e limitei a taxa de transferencia para 2M já q eu tenho 2M de Internet.

    Fiz bem? Alguem tem alguma dica pra me dar?
    Salvo entendimento errado da minha parte, estes 2M de taxa de transferência não está relacionado diretamente com a velocidade do link mas sim com a velocidade de transferencia. Se você deixa em 2M e der 250 para cada usuário, teoricamente só vai dar para 8 usuários simultâneos. Este é um cálculo que tenho encontrado aqui no forum.
    Talvêz mais alguém possa nos esclarecer melhor.

  11. #11

    Padrão

    fixa em 11 MB ..

    e veja uma omni melhor, do tipo hyperlink ...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Bom galera, comecei a ter problemas de sinal nos clientes com 100mW.

    Deixei 250mW mesmo que é o padrão do AP e voltou ao normal.

    Não sei se é pq eu troquei a omni, antes eu tinha uma Dotwarp 21dBi e coloquei uma Ideal 15dBi.

    Agora ta normal, e limitei a taxa de transferencia para 2M já q eu tenho 2M de Internet.

    Fiz bem? Alguem tem alguma dica pra me dar?
    Vou tentar ser mais claro pra vc entender: Taxa de tranferência é a VIA estabelecida entre os rádios, por onde haverá o trafefo de dados do link contratado.
    Ajuste esse nível fazendo uma média á partir da velocidade das conecxões dos clientes. Não adianta deixar o radio em 54M se a maioria dos clientes se conectam a 2M, por exemplo.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por VIASATT Ver Post
    Vou tentar ser mais claro pra vc entender: Taxa de tranferência é a VIA estabelecida entre os rádios, por onde haverá o trafefo de dados do link contratado.
    Ajuste esse nível fazendo uma média á partir da velocidade das conecxões dos clientes. Não adianta deixar o radio em 54M se a maioria dos clientes se conectam a 2M, por exemplo.
    Então, deixei em Auto mesmo, to usando em modo B.

  14. #14

    Padrão

    Verifica no rádio que velocidade teus clientes estam se conectando.
    Entra no wireless--Basico--Exibir clientes ativos e verifica a TX Rate.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por VIASATT Ver Post
    Verifica no rádio que velocidade teus clientes estam se conectando.
    Entra no wireless--Basico--Exibir clientes ativos e verifica a TX Rate.
    A maioria está a 11Mbps, alguns estão a 5,5Mbps e um ou dois com 2Mbps.

    Ainda nem fiz controle de banda pq preciso pegar os MACs dos clientes cabeados...

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    fixa em 11 MB ..

    e veja uma omni melhor, do tipo hyperlink ...
    Eu tenho uma Ideal 15dBi e uma Dotwarp 21dBi, mesmo sendo "fundo de quintal" a Dotwarp está me atendendo melhor.

    A geografia do local aqui é muito complicada, morros, arvores e outras barreiras...

  16. #16

    Padrão

    fixa em 11MB e vai nos clientes que ficam 5.5 e 2mb e fixe o radio deles em 11MB tambem

    basta 1 cliente em 2mb .. para fazer seu radio trabalhar em 2mb...

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    fixa em 11MB e vai nos clientes que ficam 5.5 e 2mb e fixe o radio deles em 11MB tambem

    basta 1 cliente em 2mb .. para fazer seu radio trabalhar em 2mb...
    Ísto mesmo.
    Mas aí se tiver fixo em 11 talvêz não consiga tráfego. Vai ter então que melhorar a instalação na recepção, né?

  18. #18

    Padrão

    Pessoal, deixa eu dar uma opiniao pessoal so pra efeito de teste.

    Caro, se voce fixar a taxa de transmissao do AP a 11mbps quem estiver com 5.5 e 2 não vai navegar bem e os pings serao muito altos.

    Se voce fixar os APs clinetes a 11, ocorrerá o mesmo... se o sinal ficar um pouco fraco devido a alguma interferencia momentanea, a conexão cai... isso eu ja experimentei comigo mesmo.

    O ideal é deixar eu "auto" pois o AP gerencia e trabalha como um switc e manda 11mbps par um e 2mbps pra outro, não sao todos que trabalharao a 2mbps.

    Quanto a sua antena... Esqueca essa de 21db. alem de nao ser homologada ela tem um campo de irradiação muito alto e isso gera problemas mais serios doque voce imagina.

    Porque voce não experimenta usar 200mw sobre a de 15db?

    Voce está isolando corretamente as conexoes contra agua e umidade? se entrar agua ja era, voce sabe disso né? tanto no provedor quanto nos clientes.

  19. #19

    Padrão

    nao pedro,

    em auto voce faz o ap trabalhar muito mais (o cartao) por causa do auto-fallback, e basta um cliente com a placa em 1 ou 2 mbit para fazer sua rede ficar lenta...

    entao fixando em 11mb .. nao tem dessa de ping e perder pacote.. se ta com ping alto e perdendo pacote.. tem algo errado na instalação... ai fica facil detectar.. e concertar...

  20. #20

    Padrão

    galera vcs estao esquecendo que em todo projeto a escolha da velocidade depende da sencibilidade do equipamento


    consulte sempre antes de comprar os que operam em menor sencibilidade com velocidade maior


    ex: tem card que opera

    1mb - 95 sencibilidade e tem radio que opera a -85 com 1 mb

    ou seja o radio que opera com -95 é melhor em ambientes de interferencia