+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Squid ou Iptables? Servidor de Internet

    Como vai amigos , gostaria de uma grande ajuda, estou montando um servidor de internet e os clientes deste servidor serão residenciais e não uma empresa, portanto se eu conectar todos na rede do meu servidor os pcs destas residencias serão unidos em uma rede só e consequentimente terão acesso aos pcs uns dos outros, pois bem, como eu faço para isso não acontecer, ou seja, o PC1 com o IP 192.168.1.100 não ter acesso ao PC2 192.168.1.101? Não vai dar para criar uma classe para cada PC pois afinal de contas serão uns 20 clientes, uso Squid ou Iptables para fazer isso? Como? Desde já agradeço a todos vcs, um abraço!!!

  2. #2

    Padrão

    rede cabeada? somente com switch gerenciável!

    com uma pequena busca no fórum você encontra alguns tópicos relacionados a este assunto.

  3. #3

    Padrão

    Cara, não que eu esteja fazendo propaganda, até porque, não tenho vínculo nenhum com a empresa, mas já vi a utilidade desse produto.

    Dá uma olhada no Netunne Provider.
    Ele é feito pra pequenos provedores de internet, e tinha uma licença free pra até 15 usuários. Não sei se continua assim, mas dá uma olhada.

    Da pra criar grupos de usuários, regras pra grupos, por horários, pra bloquear protocolos (p2p), cache, essas paradas todas. Tem inclusive multilink, caso depois vc queira adicionar um novo link à sua rede, ele fa zo balanceamento.

    Sobre o lance dos clientes não se verem, acho que ele resolve também.

    Ve lá: www.netunne.com.br

    (vou cobrar comissão! ieuheiuheiuheieh)

    Espero que ajude

    abçs

    Celão

  4. #4

    Padrão Sim uma classe para cada um e ultilize um script para fazer isso

    #!/bin/sh
    eth="eth1"
    c=1
    while [ "$c" != "100" ];do
    echo "ifconfig $eth.$c 192.168.$c.1 netmask 255.255.255.252 broadcast 192.168.$c.3"
    echo "iptables -A FORWARD -s 192.168.$c.2 -d 192.168.$c.1 -j ACCEPT"
    echo "iptables -A FORWARD -s 192.168.$c.1 -d 192.168.$c.2 -j ACCEPT"
    echo "iptables -A FORWARD -s 192.168.$c.2 -d ! 192.168.$c.1 -j DROP"
    c=`expr $c + 1`
    done

    Um for basico até 100 a primeira linha escreve a interface fechada em 2 hosts a segunda permite a conversação para um lado, cliente -> gateway.
    A terceira permite do gateway para o cliente e a ultima bloqueia qualquer tentativa de um ip de cliente conversar com qualquer outro que seja diferente de seu gateway

    Se ele tem que passar pelo gateway para conversar ele nao vai conversar agora tem o seguinte nao se esqueca de protocolos de L2 como spanning tree, smb que digamos deflagram outras redes e se por algum acaso um cliente trocar de ip ele vai enxergar o outro gateway, ai nesse caso somente um switch gerenciavel com a capacidade de fazer vlan por porta ou no protocolo 8021Q.

    Abraço

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    rede cabeada? somente com switch gerenciável!

    com uma pequena busca no fórum você encontra alguns tópicos relacionados a este assunto.
    Ola amigo,

    Como nosso amigo lucianofg disse, para ter uma solução mais segura só com switch gerenciável com capacidade de vlan! E realmente tem muitos posts falando disso aqui!

    Uma ideia seria usar uma mascara 255.255.255.252 em cada cliente e seu linux vai precisar ter varias sub-interfaces!
    Mas isso da para burlar facil!
    Última edição por zenun; 18-06-2008 às 14:51. Razão: mais info...