+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Certo ou errado o meu entendimento de Noise Floor e Overall TX CCQ

    Estive lendo a cerca de tais informações. Estou certo ou errado.

    Noise Floor indica que abaixo daquele valor de DBm não funciona a conexão, Por exemplo ai -101dBM para os clientes funcionarem tem que ter menos que isso o cara com -70dBM tá bem os com -48dBm melhor ainda.

    E ainda Overall TX CCQ é a qualidade da banda, se sim é normal ela variar? do tipo 90% em determinados momentos e a 60% em outros?

    Abaixo uma imagem ilustrando.
    Neste caso ai estou usando um PC com 4 placas G-530 software mikrotik na versão 3.7 e licença nivel 4 e ele esta apenas atuando com AP-Bridge fazendo controle de banda e tentando controlar por mac, coisa que não consegui fazer ainda...mas eu chego lá.https://under-linux.org/forums/images/icons/icon10.gif

    Um abraço galera.

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Posso estar errado mas noise floor não é ruído de fundo? Se realmente for, quanto menor este valor menos ruído vc terá
    Quanto ao Overall TX CCQ, acho que é a porcentagem da banda total do link ou enlace que temos a disposição.

    Como sou novato , desculpe se falei besteira, vamos esperar o pessoal esclarecer

  4. #4

    Padrão

    tx/ccq é o seguinte..

    a cada retransmissão, correção q ele faz.. ele vai armazenando isso em estatistica... e montando essa porcentagem ai..

    se o seu radio estiver tendo pouca retransmissao.. o tx/ccq vai sempre ficar alto ... se sua rede estiver tendo mta retransmissao... o ccq vai ficar oscilando bem baixo... etc etc..

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Posso estar errado mas noise floor não é ruído de fundo? Se realmente for, quanto menor este valor menos ruído vc terá
    Quanto ao Overall TX CCQ, acho que é a porcentagem da banda total do link ou enlace que temos a disposição.

    Como sou novato , desculpe se falei besteira, vamos esperar o pessoal esclarecer


    O noise quanto mais perto de -100 melhor... vou explicar por que...

    Imagine o netstumbler, quando o sinal está em - 90 ele é bem baixo, quando conseguimos um sinal acima de -70 já se consegue navegar, então acima de -60 já conseguimos nivél de sinal muito bom ou excelente, então comparando com a barra do netstumbler com - 100 você tem um nível de ruído muito baixo.

    É isso...
    Última edição por Roberto21; 17-04-2008 às 21:54.