Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ponto-a-aponto 9 técnicos ninguém conseguiu resolver)

    coros amigos, a + ou - 2 meses estou com um problema sério que até agora ninguém consegue resolver. segue abaixo o esquema:



    A---------------B---------------C

    no ponto A tenho um link da brasil telecom de 4 megas, provedor uol, um modem SpeedTouch 510, um ap zinwell g-220 e uma antena de grade aquarios de 24 dbi;

    no ponto B tenho duas atenas de grade uma que recebe o sinal do ponto A e outra que envia para o ponto C, e um ap zinwell g-220 que trabalha na função ap repeditor.

    no ponto C tenho dois ap zinwell g-220 um que recebe com a de grade e outro que é ligado na omni para enviar para os clientes.

    tudo em 2.4 ghz.

    -ponto A e B 5 km
    -ponto B e C 2 km.

    -Todos os pontos tem visada de um para o outro.

    a qualidade do sinal entre cada ponto está entre 90 e 95 porcento, a internet sai do ponto A com 3 a 4 megas, mas chega no ponto B apenas 400 kbps. e no ponto C 200 kbps, como pode 4 megas ser reduzido a 200 kbps? o interessante é que a + ou - 22:00 hs a velocidade aumenta um pouco.
    por favor se alguém tiver uma solução, estou desesperado, quero que chegue no ponto C pelomenos 1 mega.
    me falaram para por um omni de 15 dbi no ponto A ao invez da de grade que podia melhorar, será verdade? será que pode ser o modem?
    mandaram eu comprar duas zirok de 24 dbi, não adiantou nada só piorou, tirei e coloquei as de grade de volta.
    obrigado a todos...
    Última edição por bola25a2008; 19-04-2008 às 23:20.

  2. #2

    Padrão

    posta o nivel do sinal em dbm
    porque porcentagem não conta desde que ate hoje n conheço nenhuma medição desse tipo que seja correta.
    mude pra B e tente usar na polarização horizontal porque pode ter interferencias.
    e concerteza sua antena não estáo corretamente alinhada

  3. #3

    Padrão

    aparece dessa forma no ap:



    BSSID --BSSID --CHANNEL --Encrypt --RSSI --Quality
    Lune_posto--- 00:05:9e:84:c6:37--- 10 (B)AP ---yes ---64(-58 dbm) ---92

    Como faço para medir o sinal em dbm, e como mudar a polarização das antenas?
    Última edição por bola25a2008; 19-04-2008 às 23:44.

  4. #4
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    AHAHAHAHA....
    você tá colocando um AP como AP e outro como cliente, e refazendo isso?



    amigo, pra te ser sincero esses 9 Técnicos estão equivocados oras..
    PODE SER que você já fez e eu estou EQUIVOCADO,
    MAS,

    FAZ UM WDS entre esses pontos
    e coloca eles no canal 13 ou 14..

    se não passar 4mbps, pode trocar os rádio tudo!
    =}


    outra coisa a antena tem que estar em modo VERTICAL :

    HORIZONTAL -----|------


    vertical
    |
    |
    |---
    |
    |



    espero que você tenha intendido, caso contrario poste novamente que estaremos aqui pra te ajudar.

  5. #5

  6. #6
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    eu como sou um cara gente boaaaaa vou te passar um tópico meu ensinando a fazer wds com Aprouter 6.1 ..

    https://under-linux.org/forums/enlac...socorro-2.html

    lá tem um passo a passo certinho de como fazer os wds..
    o que muda no seu é que são 4 rádios e que você tem que marcar qual é o rádio A , B , C , D ;} e ir configurando os pares.. exemplo:

    wds do A ao B e wds do C ao D..

    lê la e espero que consiga!

  7. #7

    Padrão

    use radios melhores.. !!

    5.8 .. tive o ovislink 5000 vai resolver seu problema

    voce vai precisar de 4 radios e 4 antenas...

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Troca esses rádios aí oras... ainda mais usando um G220 no modo repetidor? Puxa vida, não tem como meu amigão... Dá um jeito de comprar 3 routerboards: 2 RB133 para as extremidades e 1 RB333 no ponto B, com 2 cartões.

    No ponto A, 1 RB133 com um CM9, por exemplo...
    No ponto B, 1 RB333 com dois CM9
    No ponto C, 1 RB133 com 1 CM9

    Pronto, vai conseguir com certeza teus 4 mega na ethernet da RB133 do ponto C.

    Se quiser, pode até usar no ponto C, ao invés de 1 RB133, uma RB333 com 2 cartões também, daí pode até ligar os clientes direto nessa RB, o que eu recomendaria.

    Vc vai gastar? sim, vai... mas com os G220, não tem como vc fazer isso que quer, pelo menos não de maneira profissional!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Troca esses rádios aí oras... ainda mais usando um G220 no modo repetidor? Puxa vida, não tem como meu amigão... Dá um jeito de comprar 3 routerboards: 2 RB133 para as extremidades e 1 RB333 no ponto B, com 2 cartões.

    No ponto A, 1 RB133 com um CM9, por exemplo...
    No ponto B, 1 RB333 com dois CM9
    No ponto C, 1 RB133 com 1 CM9

    Pronto, vai conseguir com certeza teus 4 mega na ethernet da RB133 do ponto C.

    Se quiser, pode até usar no ponto C, ao invés de 1 RB133, uma RB333 com 2 cartões também, daí pode até ligar os clientes direto nessa RB, o que eu recomendaria.

    Vc vai gastar? sim, vai... mas com os G220, não tem como vc fazer isso que quer, pelo menos não de maneira profissional!




    Poxa que pessoal radical, talvez seja por que não vai sair do bouço deles. amigo a solução de material que vc dispõe ai é o suficiente para passa esses 4 megas pois as distancias são curtas, temos que analisar e descobrir por qual motivo só chega 200Kbps no final.
    Como ta os pings ? verifique e poste ai o resultado. Outra coisa os radio da repetidora não utize essa função repetidor coloque 2 radios la um como clientes recebendo e outro como Ap, talvez isso já resolva o teu problema.

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por claudemirnetlink Ver Post
    Poxa que pessoal radical, talvez seja por que não vai sair do bouço deles. amigo a solução de material que vc dispõe ai é o suficiente para passa esses 4 megas pois as distancias são curtas, temos que analisar e descobrir por qual motivo só chega 200Kbps no final.
    Como ta os pings ? verifique e poste ai o resultado. Outra coisa os radio da repetidora não utize essa função repetidor coloque 2 radios la um como clientes recebendo e outro como Ap, talvez isso já resolva o teu problema.
    Se for pra ter qualidade no serviço oferecido tem q ser radical mesmo. Mas se for pra vender internet de qualquer jeito, então dá pra fazer com zinwell sim.

    Eu uso aqui zinwell pra clientes, é um ótimo rádio pra ser usado pra cliente. Agora como backbone de uma rede não dá não...

  11. #11

    Padrão

    Concordo com o Xande, se é pra fazer uma coisa, que se faça bem feita...os custo dos técnicos que passaram por lah, devem ter superado os valores dos equipamentos...
    Pode ser, q no inicio, vc realmente consiga fehcar esse PTP, mas futuramente vc irá ter problemas, qdo realmente estiver usando a banda toda...
    Recomendo Ovslink 5000, serão necessários 4 unidades e 4 antenas de disco de 5,8.
    Amigo, backbone é em 5,8 ou então em equipamentos proprietários, como Canopy.
    Espero ter ajudado...

    Victor Corrêa

  12. #12

    Padrão

    Se bem que eu acho que pode até estar "certo".

    Porque voce diz que tem 4mb, e funciona somente 200k...
    Provavelmente voce pode estar confundindo a medição.
    200kbytes é media 1.5mb...

    "Ah, mas é um link de 4mbits!"
    Sim, realmente é, mas é ADSL.


    Saudações,

  13. #13

    Padrão

    sinal não é tudo heim, aqui tenho 3 canais que não posso usar, pois o tráfego do painel pro cliente não passar de 50kbps, quando o normal é 5mbps. O sinal continua ótimo, mas a transferência zera. Isso acontece nos canais mais usados ao redor. Onde tem mais poluição.

  14. #14

    Padrão

    Atualiza o firmware que resolve e faz WDS vc vai precisar 5 radios e nao use a opção repetidor

  15. #15

    Padrão

    olha vc tem 2 opções ai no seu p2p, uma meia-boca que funciona e outra que resolve de vez:

    meia-boca:

    você usará 4 zinwell,
    2 fazendo WDS entre os pontos A e B
    2 fazendo WDS entre os pontos B e C

    *verifique os canais usados na região (vc faz isso com site survey);
    *utilize canais que não se sobrepoem, ou seja, vc pode usar 1,6,11;
    *o ideal é vc usar 1 canal para cada p2p;
    *as 2 antenas que vão ficar no ponto B, procure deixar uns 2m de distância uma da outra;

    solução que resolve:

    você usará 4 ovislink WLA5000AP
    2 fazendo WDS entre os pontos A e B
    2 fazendo WDS entre os pontos B e C

    *tem um post aqui no fórum ensinando a configurar esses rádios;
    *eles trabalham muito bem, vai passar esse tráfego ai tranquilo, e se amanhã ou depois vc fizer um up-grade no link com certeza eles aguenta mais...
    *as antenas vc pode usar as zirok de 45cm, dão conta do recado (o pessoal reclama que é ruim de alinhar mas é tranquilo)

    agora tudo vai da tua necessidade, vc está fazendo esse link p2p para apenas chegar acesso a um ponto remoto, ou é para abastecer um servidor do seu provedor?????????

    se for provedor não vale a pena a economia.... vá direto de ovislink (experiência própria)

    qualquer dúvida posta ai

    Abraços.

  16. #16

    Smile Dicas

    Citação Postado originalmente por bola25a2008 Ver Post
    coros amigos, a + ou - 2 meses estou com um problema sério que até agora ninguém consegue resolver. segue abaixo o esquema:


    5km 2km
    A---------------B---------------C

    no ponto A tenho um link da brasil telecom de 4 megas, provedor uol, um modem SpeedTouch 510, um ap zinwell g-220 e uma antena de grade aquarios de 24 dbi;

    no ponto B tenho duas atenas de grade uma que recebe o sinal do ponto A e outra que envia para o ponto C, e um ap zinwell g-220 que trabalha na função ap repeditor.

    no ponto C tenho dois ap zinwell g-220 um que recebe com a de grade e outro que é ligado na omni para enviar para os clientes.

    tudo em 2.4 ghz.

    -ponto A e B 5 km
    -ponto B e C 2 km.

    -Todos os pontos tem visada de um para o outro.

    a qualidade do sinal entre cada ponto está entre 90 e 95 porcento, a internet sai do ponto A com 3 a 4 megas, mas chega no ponto B apenas 400 kbps. e no ponto C 200 kbps, como pode 4 megas ser reduzido a 200 kbps? o interessante é que a + ou - 22:00 hs a velocidade aumenta um pouco.
    por favor se alguém tiver uma solução, estou desesperado, quero que chegue no ponto C pelomenos 1 mega.
    me falaram para por um omni de 15 dbi no ponto A ao invez da de grade que podia melhorar, será verdade? será que pode ser o modem?
    mandaram eu comprar duas zirok de 24 dbi, não adiantou nada só piorou, tirei e coloquei as de grade de volta.
    obrigado a todos...
    É o seguinte, inicialmente AP mais caseiros não passam muita coisa mesmo que mostrem que estão com 11mb de transferencia nunca alcançam isso...
    Vc faz a seguinte coisa no

    • ponto A: 01 - AP Zinwell G X20 ligado direto na antena de grade (Aquarios) pigtail de 30cm (usa uma caixa), trabalhando em modo WDS. "24dbm" apontando nas costa do Ponto B


    • ponto B: 01 - Zinwell G X20 ligado da mesma forma apontando para o ponto C em modo WDS trabalhando em 24dbm.


    • Ponto C: 01 - Zinwell G x20 ligado da forma das demais apontado pro ponto B em modo WDS trabalhando em 22dbm ou menos, passa via cabo paro o segundo Zinwell G x20 ligado na omni apenas com o pigtail trabalhando em modo AP.

    Obs.: o ponto B vai servir de tabela, pois pegará o sinal pelas costas da antena, diminuindo os APs e não usa cabos grandes apenas os pigtails. Já fiz isso aqui... E funcionou ponto A 2km B 6,2km C... Tá funcionando há 1 ano e tranquilo ... consguindo passar 2 megas no final, pode mudar pra 802.11g nos Ponto a ponto que melhora um pouco...
    Espero que tenha ajudado!!

  17. #17

    Padrão

    Hoje nao consigo imaginar um ptp em 2,4 e nao acho que seja radicalidade pensar assim, antes eu tinha 4 ptp em 2,4 e todo santo dia eu tinha reclamacao de lentidao, hoje tenho 7 ptp em 5,8 com radios simples que sao os wla5000ap e alfa dual band e nao sei mais o que e se preocupar com enlace.

  18. #18

    Padrão pô vei valeu!!!!!!

    estou fazendo um provedor, estou "puxando" a internet de outra cidade vizinha, pois aqui não tem adsl.
    como faço pra alinhar as antenas zirok? pois tenho quatro antenas desta mas não consegui alinhar.
    como faço pra atualizar firmware do zinwell g-220?
    como colar as antenas dois metro uma da outra? tenho que construir outra torre ou pode ser dois metros de altura uma da outra?
    caraca!!!!!!!! hehehehe
    é tanta pergunta. me perdoe mas é um caso de extrema urgência.
    muito obrigado pelos esclarecimentos.

  19. #19

    Padrão

    Se vc tem tanta duvida assim vc ira precisar esperar mais um pouco pra montar seu provedor pois precisara de muita pesquisa, no forum tem varias explicacoes pra isso que vc esta tentando fazer, a nao ser que vc contrate um tecnico especializado
    o melhor a fazer e estudar bastante sobre o assunto, pois esse provedor se vc nao entender da coisa podera te trazer muita dor de cabeca num futuro bem proximo



    Citação Postado originalmente por bola25a2008 Ver Post
    estou fazendo um provedor, estou "puxando" a internet de outra cidade vizinha, pois aqui não tem adsl.
    como faço pra alinhar as antenas zirok? pois tenho quatro antenas desta mas não consegui alinhar.
    como faço pra atualizar firmware do zinwell g-220?
    como colar as antenas dois metro uma da outra? tenho que construir outra torre ou pode ser dois metros de altura uma da outra?
    caraca!!!!!!!! hehehehe
    é tanta pergunta. me perdoe mas é um caso de extrema urgência.
    muito obrigado pelos esclarecimentos.

  20. #20

    Padrão Ptp em 2.4

    Caro amigo fazer um ptp em 2.4 como vc quer passar 4 megas até que da mais com o trafego alto vai dar muito problema com lentidão . Por que vc não usa um wla5000ap para fazer um ptp em 5.8 com antenas zirok e sai mais barato e muito menos dor de cabeça para vc e seus usuários ...............