Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão super servidor com 3 TB de HD

    E ai galera do fórum olha estou precisando de vcs hoje

    Estou querendo montar um super servidor para meu provedor Internet radio estava aqui pensando comigo em montar um cluster. Queria colocando cerca de 6 pcs com hds de 500 GB cada no total de 3 TB isso e muito sim e muito mais si eu fizer isso quem sabe terei uma economia no meu link pois estou ampliando minha rede para mais 3 cidades e queria um super servidor para fazer cachê paginas e download de ate 300 mb

    hoje uso o mikrotik para controlar o acesso de meus clientes

    vamos la essas são minhas duvidas

    será que alguém teria um tutorial para esse tipo de cluster?

    Eu poderia utilizar esse cluster para também servidor de e-mail e web site tudo junto pois esse servidor teriam muito processamento de sobra ?

    300 mb será que e muito ou pouco ?

  2. #2

    Padrão

    proxy ajuda.. mas fazer milagre.. ninguém faz

  3. #3

    Padrão

    cara estou querendo uma ajuda para esse projeto

  4. #4

    Padrão

    Mas por que usar 6 pcs com 1hd cada, se você pode com menos da metade do custo fazer em um único pc?

    A não ser que você queira espalhar em 6 lugares diferentes, é inviável.

    Uma placa-mãe razoável, com um dual ou quad + 4gb de ram fazem um baita servidor de dados, sem contar a possibilidade ainda de usar RAID.
    Última edição por zaphodbr; 21-04-2008 às 23:46.

  5. #5

    Padrão

    queria bastante processamento de sobra por isso 6 pcs pois vi falar que no cluster junta os processos para si tornar um

  6. #6

    Padrão

    Esse seu super projeto nao vai funcionar do jeito que voce quer.

    Saudações.

  7. #7

    Padrão

    Não é viável, o cluster junta sim o processamento, mas você não vai ter processamentos absurdos com o trabalho de pegar um arquivo do hd e jogar na ethernet. Não sei se existe alguma compactação envolvida, mas com certeza um processador dual ou quad com bastante memória e uma interface de rede boa serão suficientes.

    EDIT: grayfox chegou menos sutilmente na idéia que eu quero te fazer entender

  8. #8

    Padrão

    Bom, já que quer gastar, compre uma maquina boa, com bastante memoria ram com HD SAS. Compre 2 HDs SAS de 73gb.
    E seja feliz...

  9. #9

    Padrão

    queria saber pelomenos para o cache ficaria bom ter um cluster ou não funcionaria

  10. #10

    Padrão

    se você tiver uns 10.000 clientes talvez compense esse seu projeto.

  11. #11

    Padrão

    esse servidor e para + ou - 800 clientes hoje mais esse numero vai aumentar com essas 2 cidades a mais por isso queria esse servidor para não gastar muito dinheiro com link full.

    será que si eu colocar em um pc bom com bastante memória e um bom proc. ficaria bom

    tenho medo de ser muito trafego para esse servidor e ele não aquenta tanto trafego pois hoje são 800 clientes

  12. #12

    Padrão

    cara...

    squid ocupa no máximo 10% do CPU de um servidor bom, ele consome muita memória.

    e em termos de economia de link, um squid muito bem configurado economiza em torno de 15%-25% de link, como dito anteriormente, não faz milagre.

  13. #13

    Padrão

    nao adianta um servidor gigante.. proxy nao consegue economizar tanta banda assim nao.. media 25 a 40 % ..

    nao adianta tentar escapar do principal "motor" de um provedor.. o link !!

    tendo um servidor.. vc tambem tera um "single point of failure" .. se o servidor der problema.. seu provedor.. OFF !!

    muito melhor ter 4 servidores em cluster e com redundancia...

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    se você tiver uns 10.000 clientes talvez compense esse seu projeto.
    Uma vez fiz um gateway de um provedor de internet que tinha 4 mil clientes...
    O squid consumia 40% de um AMD64 3000+ . Isso faz uns 4 anos atras.

    Saudações,

  15. #15

    Padrão

    meu squid aqui nao passa dos 7% com 1.200

    soh q memoria ram.. ja eh outra historia hehehe

    8gb facil assim

  16. #16

    Padrão

    Legal galera isso então que vou fazer vou montar um pc bom e com muita memória para meu squid e outra coisa teria como colocar dois hds nesse servidor com o squid pelo menos isso teria pois ai vou colocar dois hds de 750 GB assim ficariam com um bom cachê

  17. #17

    Padrão

    Amigo,
    Para você ter uma ideia mais ou menos do que é um cluster e suas funcionalidades sugiro ler primeiramente este tópico da wikipedia:
    Cluster - Wikipédia
    Existe o mesmo artigo mais completo em inglês:
    Computer cluster - Wikipedia, the free encyclopedia

    Abraços

  18. #18

    Padrão

    Bom, nao li tudo, mas cara, 3 Terabytes de informação é COISA para kct.. imagina o tempo que demora para pesquisar nesse disco todo ? Pelo que eu vejo voce tem poucos clientes.

    Eu tenho um squid aqui rodando em um Xeon 2.4Ghz com 1 GB com 40GB de cache, é tranquilão, a unica bronca é que ele fica quase tocando sempre 100% de CPU., tirando isso é perfeito. Esse proxy aguenta quase 2000 usuarios.

    No seu caso de 800 users, é tranquilamente botar so em um proxy... acho que até ~1,300 o meu Xeon 2.4Ghz aguentaria sem dar tanto trauma de perfomance hehehe

  19. #19

    Padrão

    Creio que passando dos 10GB de proxy o gargalo mesmo fica na I/O do disco.

    O ideal é ter um hd de 73GB SCSI (hoje sao os SAS...) só para o cache dir.

    Tem agora esses Quad core com 8mb de cache que sao bons... E todavia, utilize placas de rede gigabit pcixpress 1x.


    Saudações,

  20. #20

    Padrão

    Bom, a questao do proxy e bem complexa, cada um usa de um jeito, eu aqui tenho um cenario do provedor parecido com o seu, e uso um proxy com a seguinte config:

    processador com 2 nucleoes
    4 GB de memoria, (ja estou providenciando upgrade para 8 GB)
    para o cache do squid. uso 2 HDs sata II de 250 Gb cada, com 16 mb de cache em cada, fazendo Raid 0, para aumentar a performance de leitura e escrita em disco.


    Atenciosamente,


    Rosauro Baretta