+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Material Teórico sobre antenas

    Olá a todos!

    Alguém tem algum material pra estudo, sobre antena omni, setorial (Forma de irradiação do sinal, alcance, força, qual a melhor posição da antena, altura...)

    Eu preciso fazer um estudo para eu saber qual o melhor equipamento para um determinda situação geográfica (local com grandes e suaves inclinações, árvores altas...).

    Eu sei que quanto menor o ganho da antena omni maior o angulo de irradiação. Mas preciso saber mais...

    se alguém tem um material ou sites com estudos... posta aí.

  2. #2

    Padrão

    amigo e so saber qual marca de quer, e olhar nos manuais de cadas 1, recomento comprar hyperlink ou pluton.

  3. #3

    Padrão

    de uma olhada no diagrama de irradiação da antena.

    - Ominidirecional => irradia em todas as direções (idealmente)


    Aconselho qualquer livro de Telecomunicações que fale sobre RF, o que você quer aprender é RF, não importa se pra Wi-Fi ou não.

    Coisas que você deve atentar:

    - Fórmula da atenuação no espaço livre (em dB) = 92,4+20log(d[Km])+20log(f[GHz]) (se não me falha a memória é essa)

    - Estude a "elipsóide" de fresnel, isso vai te dar uma noção tridimensional de uma transmissão ponto a ponto direcional.

    - Estudar esquemas simples de TX-RX e ganhos e perdas envolvidos (cabos, antenas, meio (ar), amplificadores, pot TX e sensibilidade RX)

    acho que sabendo isso já dá pra fazer um bom estudo de caso ;-)

    mas lembre-se, a partir de que "coisas" (árvores, concreto) existirem atrapalhando seu sinal, mais obscuro fica o cálculo da perda no meio.

    E para sermos um pouco prático, dessas coisas que podem estar entre os dois pontos os dois tipos piores são - materiais que podem conter umidade, água é um terror para Wi-Fi pelo que ouvi falar, e se os objetos forem metálicos atrapalha um pouco sim, se gerarem algum tipo de frequência pior ainda(transformadores por ex).

    espero ter dado uma ajuda teória mas não deixando de ser prático XD

    qualquer coisa poste aí, sem medo de ser feliz!