Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Licença SCM

    amigos,
    estou estudando a possibilidade de tirar a minha licença SCM, mas ainda tenho dúvida sobre a necessidade de manter contrato com algum engenheiro... é necessário isto? ou só pra fazer o projeto?
    grato,
    Robson Farias

  2. #2

    Padrão

    Boa tarde amigo,

    É necessario manter um contrato com um engenheiro sim. Embora o mesmo nao irá realizar outros trabalhos pra vc, apenas no projeto mesmo, mas é necessario ter o contrato.

  3. #3
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nandop1240 Ver Post
    Boa tarde amigo,

    É necessario manter um contrato com um engenheiro sim. Embora o mesmo nao irá realizar outros trabalhos pra vc, apenas no projeto mesmo, mas é necessario ter o contrato.


    Desculpe, mas por que o contrato ? Não pode ser por demanda ?

    Exemplo: Contrato o Eng. "A" para assinar o projeto "XYZ" e após tudo homologado e caso necessário, faria contrato com qualquer outro Eng.

    Isso não pode ?

  4. #4

    Padrão

    Até onde sei, você precisa manter um engenheiro vinculado a empresa, pode contratar um para assinar o projeto, e depois ter outro somente para legalidade com a Anatel.

    Não sei se precisa ser necessariamente um engenheiro, acredito que um Técnico com CREA também pode.

  5. #5

    Padrão

    Precisa de um contrato com um engenheiro para poder manter o projeto.
    Responsabilidade técnica.

    Saudações,

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    Até onde sei, você precisa manter um engenheiro vinculado a empresa, pode contratar um para assinar o projeto, e depois ter outro somente para legalidade com a Anatel.

    Não sei se precisa ser necessariamente um engenheiro, acredito que um Técnico com CREA também pode.
    Pelo que me informou pode ser sim um técnico. Mas parece que alguns CREAs não estão registrando mais técnicos.

  7. #7

    Thumbs up

    Bom dia a todos, É necessário que seja um engenheiro, como fala na resolução 272 no anexo III, Art 2

    Se colocar um Técnico, quando o processo chegar na ANATEL eles devolvem, pedindo para um ENG assinar.

    Eu moro em Brasília e como está sendo a primeira vez que estou tirando, quando tenho alguma duvida que não consigo resolver sozinho, eu vou lá na ANATEL esclareço.

    A advogada da ANATEL me falou se for tec, o processo para.

    Art. 2º O resumo do Projeto de Instalação, ao ser apresentado à Anatel, deve ser
    acompanhado de:
    I - solicitação de análise de Projeto de Instalação;

    II - anotação de Responsabilidade Técnica (ART) relativa ao projeto, assinado pelo
    engenheiro responsável pelo mesmo; e

    III - declaração do engenheiro responsável com subscrição do representante legal da

    prestadora atestando que a instalação proposta atende aos regulamentos e normas aplicáveis.

    Enfim é isso, eu estou tirando a minha e graças a Deus está na fase de licenciamento das estações.

    Foi eu mesmo que fiz a minha
    Um grande abraço a todos e boa sorte.
    MSN: [email protected]


  8. #8

    Padrão grato

    Citação Postado originalmente por nandop1240 Ver Post
    Boa tarde amigo,

    É necessario manter um contrato com um engenheiro sim. Embora o mesmo nao irá realizar outros trabalhos pra vc, apenas no projeto mesmo, mas é necessario ter o contrato.
    amigo, talvez nao seja pertinente a minha pergunta, mas vc tem uma base de preço mensal de resp tecnica de um engenheiro?
    brigado pela informação

  9. #9

    Thumbs up

    O valor a ser pago para um engenheiro é o piso salarial do mesmo.

    o Piso salarial são 6 ou 9 salarios minimos

    - 6 para 6 horas de trabalho
    - 9 para 8 horas de trabalho

    Não esquecendo que para elaboração do projeto e para assinatura de ART(responsabilidade tecnica), podem ser pessoas diferentes.

    Experiência: Eu fui contratado por uma empresa que estava tirando a SCM, o mesmo (me enrrolou, falando que iria aumentar o salario gradativamente até chegar ao piso salarial), eu assinei o termo de responsabilidade tecnica, tudo certinho.
    Quando saiu a SCM o dono da empresa me demitiu, falando que não conseguia me pagar.
    Final das contas, coloquei ele na justiça para me pagar toda diferença de salario, com comprovantes do CREA comprovando que eu assinei como engenheiro.

    Então quando forem contratar um Eng tome cuidado, deixa tudo bem claro, para não se complicar.


    Um grande abraço a todos
    e boa sorte

  10. #10

    Padrão

    Já que voce está juntinho da Anatel, é o indicado para nos esclarecer alguns pontos.
    Um consultor aí de Brasília me disse que para obter a SCM podia ser um técnico, que eu poderia contratar por aqui, mas para o projeto da base tinha que ser engenheiro da área e que eles fariam isso para mim.
    Confere?

  11. #11

    Padrão

    Nao precisa ser o mesmo engenheiro, pode ser um para montar o projeto e outro para assinar a documentação, desde que os dois estejam deviadamente legalizados. Mas é necessario manter um engenheiro vinculado a empresa sim.

  12. #12

    Thumbs up

    "Já que voce está juntinho da Anatel, é o indicado para nos esclarecer alguns pontos.
    Um consultor aí de Brasília me disse que para obter a SCM podia ser um técnico, que eu poderia contratar por aqui, mas para o projeto da base tinha que ser engenheiro da área e que eles fariam isso para mim.
    Confere? "

    Tudo que eu mensionei foi tirado da resolução da ANATEL, na resolução diz que tem que ser Engenheiro, agora se um consultor te falou que pode ser técnico, ele está errado, pois na resolução fala que tem que ser engenheiro. dê uma olhada no link abaixo e confira.

    Reparem que esse link é direto da fonte: site da ANATEL.
    Gostaria que vocês desses uma olhada em especial no Anexo III,
    Art 2, nos itens II e III, especificamente.

    http://www.anatel.gov.br/Portal/docu...s_272_2001.pdf

    Em relação o projeto da base, especifique melhor o que é o projeto da "base".

    É a torre? os servidores?

    Um grande abraço t +

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Precisa de um contrato com um engenheiro para poder manter o projeto.
    Responsabilidade técnica.

    Saudações,

    Sim, eh necessário manter um contrato com o engenheiro ... pense comigo ... se por ventura sua torre vier à cair ??? vc vai se responsabilizar pela conservação da torre ????? somente um engenheiro tem que avaliar a situação da sua estrutura e poder dizer se ela oferece algum tipo de risco ... ou alguma ameaça a vida de quem trabalha nela ou quem more perto ... pra isso eh necessário um engenheiro para se responsabilizar por quaisquer dano ou acidente que possa vir à ocorrer com o equipamento que ele eh resposavel.

    COmo o amigo ali disse : Responsabilidade Técnica.


    PS: Ah este tópico se enquandra no Sub-Fórum de Legislação do Forum Wireless

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorso Ver Post
    "Já que voce está juntinho da Anatel, é o indicado para nos esclarecer alguns pontos.
    Um consultor aí de Brasília me disse que para obter a SCM podia ser um técnico, que eu poderia contratar por aqui, mas para o projeto da base tinha que ser engenheiro da área e que eles fariam isso para mim.
    Confere? "

    Tudo que eu mensionei foi tirado da resolução da ANATEL, na resolução diz que tem que ser Engenheiro, agora se um consultor te falou que pode ser técnico, ele está errado, pois na resolução fala que tem que ser engenheiro. dê uma olhada no link abaixo e confira.

    Reparem que esse link é direto da fonte: site da ANATEL.
    Gostaria que vocês desses uma olhada em especial no Anexo III,
    Art 2, nos itens II e III, especificamente.

    http://www.anatel.gov.br/Portal/docu...s_272_2001.pdf

    Em relação o projeto da base, especifique melhor o que é o projeto da "base".

    É a torre? os servidores?

    Um grande abraço t +
    São dois processos independentes. Uma é a obtenção da outorga SCM e o outro é depois de obter a SCM que vai fazer a licença da estação.
    No primeiro paga 9.000,00 a vista ou em 3 pag cada 6 meses.
    O segundo processo paga no primeiro ano mil trezentos e poucos. Isto para a Anatel.
    Para o escritório de consultoria cada interessado vai negociar a prestação do serviço.

  15. #15

    Padrão

    Pessoal, o valor varia de regiao para regiao, estamos no estado de sao paulo, e o valor pago é 1 (um) salário mínimo mensal.

  16. #16
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão

    Isso é excelente de saber.

    O que não faz a concorrência!!!!!!!!!!Hehehehehehehe, pagar 6 a 9 salários mínimos sinceramente, acho um absurdo.

    Muita grana para apenas uma assinatura, e sim também sou responsável se a torre cair, pois sou o proprietário da torre.

    Citação Postado originalmente por nandop1240 Ver Post
    Pessoal, o valor varia de regiao para regiao, estamos no estado de sao paulo, e o valor pago é 1 (um) salário mínimo mensal.

  17. #17

    Padrão

    bom pessoal, a licenca nao é nada facil, dei entrada, mas contratei uma empresa de consultoria, indico a vcs a fazerem isso, pois nao é nada facil, e outra coisa, vc tem que ter uma empresa constituida certinha, com o o bjetivo da empresa voltada a area de telecom, tendo como ramo principal, ou pelo menos como ramo de atuacao, caso contrario nada de passar, precisa de um engenheiro que vc faz contrato com ele, e vai ate o crea e coloca ele como responsavel pela sua empresa, com todos os documentos em maos, aí sim de a entrada, mas vou falar, pega ajuda de um profissional, pois corrigir um erra que foi enviado a anatel é pior do que nao enviar documentos hehe

  18. #18

    Padrão Robson

    Citação Postado originalmente por ricromero Ver Post
    Isso é excelente de saber.

    O que não faz a concorrência!!!!!!!!!!Hehehehehehehe, pagar 6 a 9 salários mínimos sinceramente, acho um absurdo.

    Muita grana para apenas uma assinatura, e sim também sou responsável se a torre cair, pois sou o proprietário da torre.
    é, pessoal, quando abri este tópico pensei q teria 1 ou 2 respostas, mas pelo visto é mais um dos tantos pontos de dúvida q existem... é "flórida", to aqui correndo pra caramba tentando levantar dinheiro pra abrir meu micro provedor (pra concorrer com 3 provedores q vem repetindo sinal de outros estados até a minha cidade) e o q eu só vejo na minha frente é custo custo custo... caramba, até desanima... nao tem nenhuma ducha morna, é só gelada mesmo!.... caramba...
    (desculpem-me pelo desabafo)
    obrigado a todos pelas respostas,
    Robson Farias
    Última edição por robsonfarias; 24-04-2008 às 00:37.

  19. #19

    Padrão

    Estou no meio do processo de tirar minha SCM, e pelo que entendi, vc tem que ter um engenheiro para Elaborar seu projeto para a Anatel. Porem para conseguir a licença vc tem que ter o CREA da sua região o qual vc precisa de um contrato com um ENGENHEIRO ELETRICO, EM TELECOMUNICAÇÕES OU MESMO UM tecnico em Eletricidade (o que naturalmente fica bem mais em conta para o provedor). Vc vai precisar do engenheiro em Telecomunicações apenas quando for adicionar mais alguma estação. Coisa que vc pode negociar com o engenheiro fazer a parte.
    Att

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renatoniz Ver Post
    Estou no meio do processo de tirar minha SCM, e pelo que entendi, vc tem que ter um engenheiro para Elaborar seu projeto para a Anatel. Porem para conseguir a licença vc tem que ter o CREA da sua região o qual vc precisa de um contrato com um ENGENHEIRO ELETRICO, EM TELECOMUNICAÇÕES OU MESMO UM tecnico em Eletricidade (o que naturalmente fica bem mais em conta para o provedor). Vc vai precisar do engenheiro em Telecomunicações apenas quando for adicionar mais alguma estação. Coisa que vc pode negociar com o engenheiro fazer a parte.
    Att
    Foi exatamente isto que uma empresa de consultoria com tradição me orientou.
    Mas o pior de tudo não é engenheiro, mas com SCM não fica enquadrado no supersimples. Eu penso que este é o maior empecilho.
    Ontem um senador, Casagrande, tocou neste assunto no Senado, pedindo urgência em medidas que favoreçam os pequenos provedores que criam milhares de empregos pelo pais. Sem os pequenos, a inclusão digital estará comprometida segundo ele. Além do que, disse ele a LGT prevê exatamente isso, a pulverização do serviço e não a concentração