Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik - Kit MKBR100

    A Mikrotik Brasil já tem um kit homologado.
    Alguém já teve experiencia com este kit?

    A homologação abrange até uso de cartão 900mhz.

    Uma configuração com 3 cartões R52H fica em 2.300,00.
    Este preço não vai ficar fora da realidade?

    Um detalhe: este cartão avulso não está homologado.
    A homologação é para o kit completo.

    O que eu achei de bom é sobre a possibilidade de termos 900mhz homologado. Para quem precisar vai ser uma mão na roda. Neste caso o preço não é tudo.

  2. #2

    Padrão Mas e ai?

    Se trabalhar em 900Mhz alguns telefones sem fio interferem causando quedas,
    sem contar que quanto mais baixa a frequencia mais perigo de interferencia por transientes como raios, equipametos eletricos e ate mesmo fogões ao serem lugados tem o "poder" de derrubar uma conexão em 900mhz.

    o problema dos telefones sem fio também se repetem em 2.4GHZ porem as interferencias de eletricidade ja nao preocupam nessa faixa de frequencia.

    Voltando ao 900MHZ tem ainda o problema de trafego. Sendo que quanto mais baixa a frequencia menor a velocidade de conexão.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Junior51 Ver Post
    Se trabalhar em 900Mhz alguns telefones sem fio interferem causando quedas,
    sem contar que quanto mais baixa a frequencia mais perigo de interferencia por transientes como raios, equipametos eletricos e ate mesmo fogões ao serem lugados tem o "poder" de derrubar uma conexão em 900mhz.

    o problema dos telefones sem fio também se repetem em 2.4GHZ porem as interferencias de eletricidade ja nao preocupam nessa faixa de frequencia.

    Voltando ao 900MHZ tem ainda o problema de trafego. Sendo que quanto mais baixa a frequencia menor a velocidade de conexão.
    Pois é, companheiro, esta questão do tráfego eu já estive procurando e não achei muita coisa. Gostaria mesmo de saber quanto se consegue.
    E quanto a interferências , será que com um bom sistema de antenas, bem apontadas não dá para contornar? Afinal, um telefone não vai ter tanta potência assim para se sobrepor, eu acho, mas como não conheço....
    Na verdade são poucos os que já experimentaram. Vamos aguardar para ver outros comentários de quem usou ou usa.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pois é, companheiro, esta questão do tráfego eu já estive procurando e não achei muita coisa. Gostaria mesmo de saber quanto se consegue.
    E quanto a interferências , será que com um bom sistema de antenas, bem apontadas não dá para contornar? Afinal, um telefone não vai ter tanta potência assim para se sobrepor, eu acho, mas como não conheço....
    Na verdade são poucos os que já experimentaram. Vamos aguardar para ver outros comentários de quem usou ou usa.



    E ai galera, blz!

    Kra eu tenho uma ubiquiti em 900mhz ( se não me engano XR9). Kra é show de bola!!! O trafego é a mesma coisa pra 2.4ghz, ela usa uma tecnologia bruta. Estou satisfeito e não tem interferencia nenhuma.

    vlw

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ariew Ver Post
    E ai galera, blz!

    Kra eu tenho uma ubiquiti em 900mhz ( se não me engano XR9). Kra é show de bola!!! O trafego é a mesma coisa pra 2.4ghz, ela usa uma tecnologia bruta. Estou satisfeito e não tem interferencia nenhuma.

    vlw
    É isso que se quer. Compartilhar as experiências. Parece que pouca gente ainda usa 900mhz. Então, todas as experiências são bem vindas.
    E é interessante o que voce colocou sobre interferências, porque alguns tem receio quanto a interferências com fone de 900 mhz. Mas eu penso que um telefone em 900mhz não tem tanta potencia assim para sobrepor um cartão wireless.
    Quanto de tráfego voce consegue passar no link em 900mhz?

  6. #6

    Padrão

    O fato é que a faixa de 900MHZ não é permitida para o uso de enlaces para provedores, e também para clientes.

    Segundo um provedor de Santa Catarina que eu visitei recentemente, eles usam os enlaces de 900MHZ para situações extremas onde não existe visada e usam este recurso enquanto não há um numero expressivo de clientes porque de acordo com a distância a velocidade de conexão nunca supera 2MBITS/s. Sem contar que se a fiscalização da Anatel pegar, um abraço. (a concorrência não pode saber desse uso nem por decreto)

    Eu também quis comprar enlaces nessa faixa pelo medo de não conseguir enlace por falta de linha de visada. Mas como a faixa de 900MHZ não é permitida e a probabilidade de interferência é muito grande, estou montando torres de 24m em pontos estratégicos e a freqüência será de 5.8 com direcionais de 31DBI, numa distancia máxima de duas milhas entre elas.

    Sobre a interferência, existe sim essa possibilidade, pois existem alguns tipos de telefone "made in Taiwan" que tem o DOM de derrubar um backbone se este for em 2.4 ou 900mhz. Aconselho a usar microondas, pois apesar de serem mais caros, a estabilidade e a velocidade de tráfego são infinitamente superiores...

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Junior51 Ver Post
    O fato é que a faixa de 900MHZ não é permitida para o uso de enlaces para provedores, e também para clientes.

    ...


    é... e a Anatel faz homologação de um equipamento que não pode ser utilizado??? Legal... mais um "entendedor" de leis...

    Algumas sub-faixas em 900 Mhz são públicas, assim como 2.4 GHz e 5.8 GHz. Pode-se utilizá-las sem problemas, desde que respeite os limites impostos pelas normas da Anatel.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    é... e a Anatel faz homologação de um equipamento que não pode ser utilizado??? Legal... mais um "entendedor" de leis...

    Algumas sub-faixas em 900 Mhz são públicas, assim como 2.4 GHz e 5.8 GHz. Pode-se utilizá-las sem problemas, desde que respeite os limites impostos pelas normas da Anatel.
    Concordo plenamente Sérgio.
    Inclusive lá no início do tópico eu citei o KIT MKBR100 lançado pela Mikrotik Brasil e é homologado.
    Este equipamento pode vir com 2.4, 5.8 ou 900 e todos homologados.
    Segundo o que me informaram na Mikrotik, o cartão de 900 só é considerado homologado quando vem junto no equipamento. Avulso ainda não existe homologado. O mesmo vale para o cartão R52H que é tão elogiado pelo desempenho.
    Só que o preço do KIT ainda está salgado. Mas acho que com o tempo deve ceder um pouco. R$ 2.200 ou 2.300 não me lembro exatamente agora, com 3 cartões R52H.
    Mas se o vivente está com problema de enlace por causa de visada ou distância, este investimento pode compensar. E tudo dentro da legalidade que é o melhor.

  9. #9
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    1929, que eu saiba a homologacao de mikrotik está nos Cartões..
    RB não influi! o lance ta exatamente no cartão..
    se o cartão X for homolgado e você colocar uma cpu encima da torre com 100 cartoes desse, vocÊ ta na lei..

    não existe essa de que tem que tar com o
    PC X , com a placa mae X com o cartao X + adpatador X pra ser homologado. :P



    ahh o XR9 é brutal mesmo!
    to pra fazer uns testes com ele entre 8km sem visada, 18km e 35km.. pra ver quanto ele faz e aguenta!
    e doido pra que saia o Power Station9 (900mhz)

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    1929, que eu saiba a homologacao de mikrotik está nos Cartões..
    RB não influi! o lance ta exatamente no cartão..
    se o cartão X for homolgado e você colocar uma cpu encima da torre com 100 cartoes desse, vocÊ ta na lei..

    não existe essa de que tem que tar com o
    PC X , com a placa mae X com o cartao X + adpatador X pra ser homologado. :P



    ahh o XR9 é brutal mesmo!
    to pra fazer uns testes com ele entre 8km sem visada, 18km e 35km.. pra ver quanto ele faz e aguenta!
    e doido pra que saia o Power Station9 (900mhz)
    Vamos lá... vou dar uma de "entendedor" de leis agora:

    Quem disse que apenas o cartão deve ser homologado? Onde está descrito isso? Essa questão é apenas mais uma que a fiscalização faz vistas grossas e não decidiu até hoje "meter os ferros"...

    Na LEI (LGT) diz que todos os componentes de uma estação de telecomunicações devem ser homologados (caso de SCM, provedores e correlatos), então leia-se: desde cabos, conectores, até o rádio em si devem possuir homologação.

    Agora porque a Anatel faz homologação só do cartão?

    Porque no caso da homologação de um notebook, um apzinho de plástico, ou outra porcaria qualquer que use o porcaria do cartão, não é necessário realizar o ensaio do mesmo, pois já se encontra homologado, torna-se necessário então apenas do conjunto (board, conector, antena integrada, blindagem). Por isso a Anatel faz a homologação e o fabricante corre atrás da mesma. É assim que funciona.

    Se a board, a fonte, o sistema operacional (como o MT que consegue passar parâmetros que alteram potência, modulação, entre outros) podem alterar as características do equipamento em si, não devem ser homologados?

    Então sejamos coerentes e não saiamos por ai divulgando esse tipo de "pensamento/interpretação", pois senão um dia a casa cai e nessa hora não adianta "chorar". Lembrem-se do caso das antenas.
    Última edição por sergio; 03-06-2008 às 21:41.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    1929, que eu saiba a homologacao de mikrotik está nos Cartões..
    RB não influi! o lance ta exatamente no cartão..
    se o cartão X for homolgado e você colocar uma cpu encima da torre com 100 cartoes desse, vocÊ ta na lei..

    não existe essa de que tem que tar com o
    PC X , com a placa mae X com o cartao X + adpatador X pra ser homologado. :P



    ahh o XR9 é brutal mesmo!
    to pra fazer uns testes com ele entre 8km sem visada, 18km e 35km.. pra ver quanto ele faz e aguenta!
    e doido pra que saia o Power Station9 (900mhz)
    Pois eu também achava. Quando achei alto o preço, comparado ao cartão, foi-me dito que o cartão sozinho não estava homologado.
    O R52 sim está homologado só o cartão.
    O parrudo, R52H, só dentro do equipamento. E por isso ficou mais caro. E para 900 só tem homologado este kit já montado. Dá uma olhada lá no site da Anatel.

    Aproveitando o gancho sobre o que ressaltou o Sérgio, sobre cabos, conectores etc...: Alguns dias atrás um colega aqui do forum relatou que teve problemas com a fiscalização porque o switch dele não era homologado.
    Fiquei apreensivo com esta atitude da fiscalização.

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    ...

    Aproveitando o gancho sobre o que ressaltou o Sérgio, sobre cabos, conectores etc...: Alguns dias atrás um colega aqui do forum relatou que teve problemas com a fiscalização porque o switch dele não era homologado.
    Fiquei apreensivo com esta atitude da fiscalização.
    Mas o fiscal estava certo em cobrar isso... o switch faz parte da estação? Se sim, a lei diz que tudo que compõem a uma estação de telecomunicações deve ser homologado... tem fiscal que nem dá bola para isso, outros levam a ferro e fogo a lei e ai que mora o perigo... Na minha estação (licenciada) tudo é homologada, inclusive os cabos UTP blindados e o swicth (3com meia boca, mas homologado).

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Mas o fiscal estava certo em cobrar isso... o switch faz parte da estação? Se sim, a lei diz que tudo que compõem a uma estação de telecomunicações deve ser homologado... tem fiscal que nem dá bola para isso, outros levam a ferro e fogo a lei e ai que mora o perigo... Na minha estação (licenciada) tudo é homologada, inclusive os cabos UTP blindados e o swicth (3com meia boca, mas homologado).
    Perfeito, mas e nos conectores que nem vem a marca. Como vai provar para "as feras".
    Você tem as notas fiscais de tudo? Eu só tenho de rádios, antenas e switch. Caixas herméticas, cabos, etc. , negativo.
    Daqui a pouco eles vão querer até homologação dos parafusos das braçadeiras. ( brincadeirinha )

  14. #14
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    tudo ok! obrigado pelo esclarecimento sergio,

    então os pc-ap tá tudo laskado?



    daqui uns dias eles vao querer impor PC HOMOLOGADO

    uai, mas espera.. se só se tiver junto ali, só pegar o modelo da rb, do cartao e etc..
    montar numa caixa hermetica e pronto, ja temos uma caixa homologada?

  15. #15
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    tudo ok! obrigado pelo esclarecimento sergio,

    então os pc-ap tá tudo laskado?



    daqui uns dias eles vao querer impor PC HOMOLOGADO

    uai, mas espera.. se só se tiver junto ali, só pegar o modelo da rb, do cartao e etc..
    montar numa caixa hermetica e pronto, ja temos uma caixa homologada?
    Sim, se começarem a cobrar o que está na Lei não tem vez para PC-AP.

    Na verdade todo equipamento que evolve telecomunicações deve ser homologado. Porque imagina que os notebooks, fax-modem, palm, entre outros, são homologados?

    Se juntar tudo como mencionou, levar a um OCD e realizar os ensaios necessários e for aprovado, poderá homologar seu "produto". Inclusive poderá fazer isso para qualquer equipamento quiser (até os xing ling) e destinando-se este equipamento para uso próprio a burocracia é menor do que os produtos destinados à venda.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    É isso que se quer. Compartilhar as experiências. Parece que pouca gente ainda usa 900mhz. Então, todas as experiências são bem vindas.
    E é interessante o que voce colocou sobre interferências, porque alguns tem receio quanto a interferências com fone de 900 mhz. Mas eu penso que um telefone em 900mhz não tem tanta potencia assim para sobrepor um cartão wireless.
    Quanto de tráfego voce consegue passar no link em 900mhz?

    O caso nem é o fone estar perto dos cartões, mas sim proximo a antena que está lá no cliente... pode dar xabú...
    No caso de enlace nao tem problema pois sao duas direcionais...
    A velocidade que eu vi foi de 1.5 Mbits num enlace de 3.000 metros

  17. #17

    Padrão

    Tenho algumas dúvidas sobre o tópico.

    1° - O kit MKBR100 saiu de linha? Pois não o vi mais no site da Mikrotik Brasil.

    2 ° - O cartão que poderia ser usado nesse kit seria o Ubiquiti xr9? Se não, qual seria? E a potência e trafego do mesmo?

    3 ° - No caso de clientes com note, o que poderia ser usado neles? Já existe adaptador USB como os que existem para 2,4? Outro detalhe, seria possível usar esses modems 3G já que os mesmos trabalham também a 900 MHZ?

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por itelecom Ver Post
    Tenho algumas dúvidas sobre o tópico.

    1° - O kit MKBR100 saiu de linha? Pois não o vi mais no site da Mikrotik Brasil.

    2 ° - O cartão que poderia ser usado nesse kit seria o Ubiquiti xr9? Se não, qual seria? E a potência e trafego do mesmo?

    3 ° - No caso de clientes com note, o que poderia ser usado neles? Já existe adaptador USB como os que existem para 2,4? Outro detalhe, seria possível usar esses modems 3G já que os mesmos trabalham também a 900 MHZ?
    Boa pergunta. Realmente no site não faz mais nenhuma referencia. E nem consta na pag de vendas deles.

    ATé já repassei a pergunta a eles.

    O cartão que vem nele para 900 mhz não sei te dizer mas tem que ser o que eles homologaram. Parece que o que foi homologado é o conjunto inteiro. Se for assim, terá que ser cartão deles mesmo.
    Eu já vi uma vêz um anuncio, mas não achei de novo, que faz referencia a um adaptador usb para 5.8, mas 900mhz não. Até porque nesta frequencia não é indicado fazer distribuição do sinal.
    Acho que os adaptadores 3G não servem, a não ser que tenha também protocolo compatível.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Boa pergunta. Realmente no site não faz mais nenhuma referencia. E nem consta na pag de vendas deles.

    ATé já repassei a pergunta a eles.
    Resposta da Mikrotik: Eles continuam a ser comercializados. Só retiraram do site porque estavam em falta. Só daqui mais ou menos 30 dias é que vai ter disponibilidade novamente.

  20. #20

    Padrão

    Vi em um provedor em Extrema-MG, ele usando um MKBR-100 que estava equipado com os cartões R52 da mikrotik mesmo.
    Estavam segurando uns 36 clientes cada cartão, na frequência 2.4 Ghz. Muito bom!!! Não eram os cartões R52H não!

    Ai vai a pergunta: a diferença entre os R52 e R52H é só a potência de transmissão?? Já vi usar os 2 e não vi muita diferença!

    outra coisa pessoal, neste provedor ele conseguiu 12 MKBR-100 ao preço de R$ 1.850,00 cada. Será que irá sair a esse preço??

    Valeu!