+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Dúvidas na montagem de um provedor???

    Olá amigos do Under-Linux,

    Moro em Salvador, ja morei em SP e trabalhei em alguns provedores de internet, e atualmente possuo uma rede com 10 pessoas utilizando um velox de 1Mb. Como moro em um condominio com 750 apartamentos gostaria de comercializar banda larga atravéz de um link de radio e oferecer outros serviços tbm. Aqui no condominio o pessoal só utiliza o velox por enquanto. Meu projeto é pegar um link de radio de 128Kbps e colocar estes meus clientes e mais uns 20 que tenho ja próximo aqui ao prédio, tenho algum conhecimento técnico mas não sou nenhum fera em Linux e Redes, por isso tenho algumas dúvidas, e gostaria de contar com a ajuda de vocês.

    Dúvidas:

    1- Uma conexao de 128kbps dedicada (espero pegar com a Intelig), é suficiente para colocar 20 clientes navegando a 128kbps download, e 64kbps upload? (usuarios domésticos).

    2- Para um servidor dedicado Linux eu deveria utilizar qual Linux? Fedora, RedHat? Kurumin (tenho mais familiaridade)?

    3- Já vi alguma coisa para controle de banda com o ipTable e CBQ aqui mesmo no forum que espero utilizar, teria algum outro software para controle de banda?

    Espero colocar passo a passo todo o andamento deste projeto para que vcs possam me ajudar e possamos trocar experiências.

    Atualmente estou com esses equipamentos:

    Link: Velox 1MB
    Modem: SpeedTouch (alterado para router)
    1 Switch: SMCFS8 10/100 8 portas
    1 Switch: esta em cima do telhado nao lembro o nome 10/100 8 portas

    Atualmente não tem controle de banda e a coneção sai do modem/roteador e ja é distribuida para os switchs.

    Próximo passo:

    Já estou adquirindo uma nova máquina para ser o servidor, a Intelig esta para entrar em contato com os valores de link, quero comprar o link conforme meus clientes vao me pagando ou seja atualmente tenho fechado uns 20 clientes entao estou cotando um 128kbps estou no aguardo do valor, ainda não sei se vou precisar de antena torre ou repetidor ainda nao me foi informado.


    Por enquanto é isso,


    Agradeço desde já.


  2. #2

    Padrão

    respondendo rapidamente 128k e pouco link para por clientes a 128k.
    segundo, se precisa linux, pode usar o mikrotik mesmo, e so pesquisar aqui, tem varios paso a paso etc.

    se tiver mais duvidas poderei ajudar , poste suas duvidas!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    respondendo rapidamente 128k e pouco link para por clientes a 128k.
    segundo, se precisa linux, pode usar o mikrotik mesmo, e so pesquisar aqui, tem varios paso a paso etc.

    se tiver mais duvidas poderei ajudar , poste suas duvidas!
    Eu ja vi alguma coisa sobre este mikrotik, um software que transforma um micro em roteador, tenho alguns tutoriais dele, quando chegar a maquina nova vou instalar pra ver como funciona.

  4. #4
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    No link abaixo tem o manual atualizado do CATV, sobre o MK.

    https://under-linux.org/forums/mikro...do-manual.html

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    No link abaixo tem o manual atualizado do CATV, sobre o MK.

    https://under-linux.org/forums/mikro...do-manual.html

    Valeu!!! Magal vou começar a ler agora!!!


  6. #6

    Smile mk

    amigo um link velox de 1mb, vc coloca 30 pessoas tranquilo a 128k.
    si quiser mais informacoes sobre o mikrotik, e so perguntar.
    to ate perto de voce, moro em Ilhéus!

    falo abraçao!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por negobob Ver Post
    amigo um link velox de 1mb, vc coloca 30 pessoas tranquilo a 128k.
    si quiser mais informacoes sobre o mikrotik, e so perguntar.
    to ate perto de voce, moro em Ilhéus!

    falo abraçao!
    Vlw negobob, o problema é que eu estou ainda sem servidor para controle de banda ai tem um pessoal aqui que fica baixando filme o dia todo mesmo eu avisando que nao pode, eu estou pensando em montar um server linux porque é Free, quanto será que custa uma licença desse miktronik para 30 users? Você ou alguem sabe me informar?

  8. #8

    Padrão

    Amigo,

    128k realmente não fica legal pra segurar os seus clientes na mesma velocidade. A diferença de preço de 128k pra 256 ou 512 é pequena... acho que compensa vc pegar pelo menos 256.

    Quanto a distribuição, é melhor você usar a mikrotik mesmo, que já faz controle e já existem vários how-to pela internet ou mesmo pelo forum.

    Espero ter ajudado.

    Abraço!

  9. #9

    Padrão Licenças

    Caros amigos,

    Não esqueçam que são necessárias licenças para ser um provedor... ou a ANATEL lacra vocês e adeus investimento e clientes... se quiserem mais informações entrem em contato!!!

  10. #10

    Padrão

    Eu estou penasando na possibilidade de pegar logo 256kbps estou esperando um contado da Intelig, alias vou ligar hoje mesmo para eles.

    Agora tenho dúvidas referênte a preços desse mikrotik porque eu tenho poucos clientes ainda, assim que eu pegar o link quero ir de porta em porta convencer o pessoal a entrar para minha rede, o mais rapido possível, pois no momento não tenho recursos para bancar o link do próprio bolso.

    Quanto a se credenciar a Anatel, eu sei da importancia mas prefiro inicialmente adquirir alguns clientes pelo menos uns 30 para depois legalizar o negócio, ja tenho firma aberta e tudo só vai faltar a tal da licença, tenho um amigo que possui um provedor em Sp vou ver se consigo uma parceria para que eu possa ser uma filial dele aqui na minha cidade, acho que dessa forma os custos seriam menores o que acham?

  11. #11

    Padrão Ferocco

    aqui eu uso a RB/532A, me custo R$750,00! no MC.
    velho adiciona meu msn ai: [email protected]
    vo li da uma ajuda

    flw

  12. #12

    Padrão

    Mesmo que vc se associe não poderá compartilhar licenças. Havia uma brecha na Anatel que acabou permitindo que as empresas dividissem a licença de Comunicação Multimídia com os provedores, mas há uma ação grande hoje para lacrar aqueles que estão neste perfil. Somente 2 empresas no Brasil hoje estão aptas para trabalhar legalmente. Na verdade, acaba-se compartilhando o cliente, mas tem Nota Fiscal de Telecom, tudo certinho.
    De qualquer maneira um provedor não é barato, vc tem que ter uma previsão destes gastos todos para nao ficar sem fôlego depois, vai pagar link, vai ter que ter estrutura. A maioria das pessoascomeça assim, e não é errado, mas para virar um negócio de verdade estude bem antes! abraço!

  13. #13
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Se puder ter uma SCM própria é bem melhor, eu deixei de comprar equipamentos e investi na minha SCM.

  14. #14

    Padrão

    Poxa galera ta sendo de fundamental importancia as dicas que vocês estão me dando.

    Entendo a nescessidade da licença espero poder adquiri-la o mais rápido possível, enquanto isso vou captando os clientes para que eles mesmos paguem esta licença.

    Vou te adicionar negobob, esse valor é mensal, anual ou pago uma vez apenas?

  15. #15

    Padrão

    Na RNTW a licença custa R$ 5.400,00 (mais custo de registros de estações) e a mensalidade é de R$ 450,00 (para até 3 estações no mesmo município). É uma dasduas únicas "legais" pela ANATEL. Além do que, há uma forma de parceria com o VoIP e comissionamento de 10%, deduzido da mensalidade que facilita para o provedor o pagamento das despesas.

    Na ANATEL R$ 9.000,0 mais despesas com engenheiro, assessoria, totalizando entre R$ 8 a 12 mil reais.

  16. #16

    Padrão Ferocco

    Toca seu negocio e esquece a anatel por enquanto.

  17. #17
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Anacarolina Ver Post
    Mesmo que vc se associe não poderá compartilhar licenças. Havia uma brecha na Anatel que acabou permitindo que as empresas dividissem a licença de Comunicação Multimídia com os provedores, mas há uma ação grande hoje para lacrar aqueles que estão neste perfil. Somente 2 empresas no Brasil hoje estão aptas para trabalhar legalmente. Na verdade, acaba-se compartilhando o cliente, mas tem Nota Fiscal de Telecom, tudo certinho.
    De qualquer maneira um provedor não é barato, vc tem que ter uma previsão destes gastos todos para nao ficar sem fôlego depois, vai pagar link, vai ter que ter estrutura. A maioria das pessoascomeça assim, e não é errado, mas para virar um negócio de verdade estude bem antes! abraço!
    Boa explicação Ana Carolina.

    Obs: To have or not to have: it is the question.

  18. #18

    Padrão

    bom dia, rs, claro, primeiro monta o negócio. Só falo pq tem gente que nem tem idéia do que é um provedor.

  19. #19

    Padrão

    Obrigado pelas dicas e informações, estou indo para SP agora em maio e vou pegar umas peça para montar meu servidor linux e começar a controlar a banda dos clientes que eu ja possuo, ja vi atravez dos amigos aqui do forum que o melhor é um link de 256k, quando for para SP vou visitar um amigo meu dono de um provedor para que ele me de algumas dicas.
    Última edição por Ferocco; 05-05-2008 às 11:39.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Anacarolina Ver Post
    Na RNTW a licença custa R$ 5.400,00 (mais custo de registros de estações) e a mensalidade é de R$ 450,00 (para até 3 estações no mesmo município). É uma dasduas únicas "legais" pela ANATEL. Além do que, há uma forma de parceria com o VoIP e comissionamento de 10%, deduzido da mensalidade que facilita para o provedor o pagamento das despesas.

    Na ANATEL R$ 9.000,0 mais despesas com engenheiro, assessoria, totalizando entre R$ 8 a 12 mil reais.
    Desculpe-me se estou entendendo errado, mas o correto é:

    1 - A única entidade legalmente constituída a emitir Autorizações, Outorgas e Permissões para prestação de serviços de telecomunicações e licenças de estações de telecomunicações no Brasil é a Agência Reguladora, Anatel;

    2 - Qualquer empresa autorizada a prestar serviços de telecomunicações de interesse coletivo, no caso SCM, tem a prerrogativa de prestá-lo a terceiros, não sendo exclusividade de empresa A ou B.