Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    arium meu IP vai ser válido:

    servidor internet:


    eth0: 200.xxx.xxx.999
    eth1: 10.0.1.254 gw interno


    Asterisk:
    eth0 200.xxx.xxx.888



    como faço?

  2. #42

    Padrão

    se vai ser válido esse eth1 ali que tu tem aquele ip 10.x.x nao vai fazer parte certo?

    toda via voce vai precisar de uma interface de rede no seu gateway para mandar o ip valido no asterix


    vamos supor que seu gateway de rede tem ip

    o seu asterix vai ficar atrás dessa maquina aqui:
    eth0: 200.xxx.xxx.999
    eth1: 10.0.1.254 gw interno

    ???

    outra coisa se ela for ficar atras vc vai ter que ter um ip valido de entrada e outro pra saida!

    se nao vai pode conectar o asterix com ip valido atras dessa eth1 que vc configurou com ip inválido!

  3. #43

    Padrão

    Olá amigo,

    É importante frisar que no linux, pelo menos que eu saiba o controle de QoS
    na chegada da interface não é muito preciso e a melhor forma de implementar-lo
    é na saida! Mas para fazer na entrada existe uma forma que é assim e ela esta descrita no Wonder Shaper:

    Código :
    tc qdisc del dev eth1 ingress
    tc qdisc add dev eth1 handle ffff: ingress
    tc filter add dev eth1 parent ffff: protocol ip prio 50 \
       u32 match ip src 0.0.0.0/0 police rate 512kbit \
       burst 10k drop flowid :1
    A melhor forma seria você ter um equipamento externo (bridge) como sugeriu o GrayFox em uns posts anteriores e dessa forma você controlaria a banda dos dois servidores com ele configurando da forma recomendada, na saida de cada interface!

    Da forma que você esta tentando fazer ai existirá 2 equipamentos com ips publicos!
    Você teria que controlar a entrada e a saida dos dois de forma independente!

  4. #44

    Padrão

    qual equipamento externo poderia usar? claro que de baixo custo.


    outra coisa...o ip valido do asterisk não está atras do servidor linux de internet..ele é valido no bloco da embratel de ips.

  5. #45

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    qual equipamento externo poderia usar? claro que de baixo custo.


    outra coisa...o ip valido do asterisk não está atras do servidor linux de internet..ele é valido no bloco da embratel de ips.
    Então meu amigo, pode ser qualquer hardware simples que você tiver ai!
    Só para montar uma bridge!

    Derrepente seria interessante você ter 3 interfaces de rede nesse computador, 2 para formar a bridge e uma para deixar na sua rede interna para acessar por ssh. Claro que se você tiver um switch com vlans pode ser somente duas!

  6. #46

    Padrão

    então eu poderia fazer isso no meu server linux mesmo?


    hoje está assim:

    eth0: ip valido
    eth1 : 10.0.1.254 gw interno da rede.
    eth2: seria a interface nova(ip valido asterisk)


    então como eu faria na regra para limitar 512k para rede interna e 512 para o ip valido do asterisk?

  7. #47

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    então eu poderia fazer isso no meu server linux mesmo?


    hoje está assim:

    eth0: ip valido
    eth1 : 10.0.1.254 gw interno da rede.
    eth2: seria a interface nova(ip valido asterisk)


    então como eu faria na regra para limitar 512k para rede interna e 512 para o ip valido do asterisk?

    Amigo, dessa forma você continua com o mesmo problema!
    E para limitar a banda com uma bridge o nosso amigo arium já te deu as dicas!

  8. #48

    Padrão

    desculpe da ignorância mas como faço para montar então a bridge? entendi que ele estava falando do server de internet que já tem duas placas.

  9. #49

    Padrão

    Amigo, basicamente seria assim a topologia:

    Código :
    {internet}
         |
         |
    [bridge]
      |    |
    [s1] [s2]
    Onde s1 é o servidor Asterisk e o s2 é o firewall!
    Dessa forma você poderia controlar a banda dos dois sem problema!
    Claro que ali ainda falta a conexão da bridge com a LAN.
    Mas seria mais ou menos assim...

  10. #50

    Padrão

    ola amigos!

    vi aqui topico achei interessante , to precisando muito de ajuda de voces, tambem para configurar meu mikrotik junto com voip asterisk versao da distro é elastix, tenho pouca experiencia voip , tenho servidor de internet rodando que é mikrotik, com link da virtua ip fixo , dentro da minha rede tenho outro servidor configurado do zero (só instaldo o Elastix) igual trixbox, queria fazer o seguinte :

    acessar elastix fora da minha rede como faço isso?
    atualmente consigo acessar mikrotik de fora da minha rede numa boa, já asterisk server distro elastix, não?

    eu acho que tem mexer alguma regra de nat firewall, mais não sei onde começar, no servidor mikrotik

    tipo acessar pelo putty fora da minha rede lan, entrar elastix.

    e tambem acessar via http o elastix digitando ip do meu link virtua, assim como faço para acessar da minha rede interna, e o interessante meu mikrotik tem dhcp habilitado manda ip certinho para elastix que ele recebe dentro da minha rede, digito ip e acessa normal logico usando computador dentro da minha rede, via http tambem acesso usando ip dhcp e acessa normal logico usando computador dentro da minha rede , mexo nele tranquilamente, mas agora gostaria de saber como configurar para eu acessar de fora da minha rede, se puderem me ajudar fico agradecido desde já

    obrigado a todos