+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Levar net para fora da cidade (Provedor Internet)

    Boa tarde galera...


    se alguem poder me ajudar ficarei grato...
    seguinte...
    Moro em uma cidade no interior de SP, com uma população de 30.000 hab. e na cidade existe um balneario... a distancia entre a cidade e o balneario se resume a 15KM... nesse balneario naum existe net via radio, e está sendo construindo um grande hotel e sem contar com as casas q ja existe la.. praticamente um bairro... eu conheço o dono do hotel e conversando com ele, fl sobre uma ideia que eu tinha de levar a net pra lá. e com isso implantar net no hotel, nas casas. e tb a criação de um cyber café!

    bem... nesse balneario, existe + ou - uns 300 hab mais o hotel q terá 60 quartos e mais o Cyber café (com 10 micros)

    -> ai vai minha pergunta...

    será que alguem poderia me informar quais os equipamentos de qualidade q posso comprar, valores, onde posso encontar esse equipamento... quais equipamentos q terei q adquerir... e o q poder me ajudar mais...

    bem galera... praticamente seria a mesma coisa que criar um novo srv de via radio em uma "cidade", mais com a diferença q estarei puxando da cidade para o balneario. ou vc's acham melhor eu naum pegar da cidade, mais sim homologar tudo e criar eu msm o meu provedor?

    OBs: galera eu tenho conhecimento sobre servidores e provedores, apenas qr ajuda para decidir o timpo de material. e tb para naum cometer erros... e tb"varias cabeças pensam melhor q uma, vc's naum acham" de imediado agradeço pela atenção...

    aqui esta meu e-mail (MSN) se alguem quizer conversar comigo e me dar uma força...
    [email protected]
    [email protected]

    grato...

    Alex...

  2. #2

    Padrão

    Para fazer o enlace você deve analisar a topografia, ver a necessidade de repetidores ou não, esse seria o primeiro ponto a ser analisado na minha opnião. Se for os 15 Km diretos sem obstáculos, você pdoe usar Router boards com cartões em 5,8 Ghz ou um par de radio como Airaya ou outro que seja bom. Utilize antenas preferencialmente sólidas. Faça todo controle de velocidade das estações em um bom servidor Linux ou Mikrotik. Minha opnião, use CentOS.

  3. #3

    Padrão

    Amigo,

    Para esse enlace, caso tenha vizada direta, utilize rádios Ovislink WLA 5000, 5,8 Ghz, com antenas parabólica hyperlink de 29 dBi.
    Com certeza vc fecha esse enlace sem problemas, passando uma boa quantidade de link. Tenho um ptp aqui de 16 Km rodando dessa forma sem problema algum.

    Abraços,

  4. #4

    Padrão

    Olha o mais indicado mesmo e vc abrir um provedor no local... com link dedicado e talz
    pois oque vc vai gastar para fazer um ponto a ponta da cidade até o balneario, e la vc vai ter que por um mikrotik para gerenciar tudo vai dar na mesma... e outra o seu serviço vai ficar bem melhor se vc montar um provedor...

    caso vc precise de cotação dos equipamentos que vai usar me de um toc no msn eu te passo os valores!!!! ok

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ricardowireless Ver Post
    Olha o mais indicado mesmo e vc abrir um provedor no local... com link dedicado e talz
    pois oque vc vai gastar para fazer um ponto a ponta da cidade até o balneario, e la vc vai ter que por um mikrotik para gerenciar tudo vai dar na mesma... e outra o seu serviço vai ficar bem melhor se vc montar um provedor...

    caso vc precise de cotação dos equipamentos que vai usar me de um toc no msn eu te passo os valores!!!! ok
    Eu acho que baixar um link no local, vai sair bem mais caro. Para esse link, que não vai sair por menos de R$ 1200,00 o mega, vai necessitar de roteador, que tem um alto custo também.
    Acho que colocando tudo na ponta do lapis, sai bem mais barato vc levar o link da cidade mesmo. Se na cidade já tiver o servidor com os controles de banda e tudo mais, vc pode utilizar esse servidor para cadastrar os clientes do balneário, sendo necessário apenas um server para bilhetar no Hotel.
    Tenho um link de 16 Km rodando com os rádios e antenas que te passei e funciona muito bem, não tendo diferença para um link local.

    Abraço.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por flaviobatistela Ver Post
    Eu acho que baixar um link no local, vai sair bem mais caro. Para esse link, que não vai sair por menos de R$ 1200,00 o mega, vai necessitar de roteador, que tem um alto custo também.
    Acho que colocando tudo na ponta do lapis, sai bem mais barato vc levar o link da cidade mesmo. Se na cidade já tiver o servidor com os controles de banda e tudo mais, vc pode utilizar esse servidor para cadastrar os clientes do balneário, sendo necessário apenas um server para bilhetar no Hotel.
    Tenho um link de 16 Km rodando com os rádios e antenas que te passei e funciona muito bem, não tendo diferença para um link local.

    Abraço.
    Na verdade eu citei a proposta de um provedor pq no caso dele o balneario esta aumentanto ou seja seria muito mais lucrativo ele jah ter um provedor para atender esses clientes... e se vc por na ponta do lapis se la tiver no minimo de 80 clientes e cobrar um minimo de R$40,00 pelo serviço em 2 meses seu investimento estara pago... além do serviço no hotel e talz... oky eu considero sim que sai barato vc trazer da cidade mas ele tera que fazer modificações futuras se ele quiser aumentar isso... oky?

  7. #7

    Padrão Vlw galera!

    Ai gente vlw msm...

    vou entrar em contato com vc... ricardo! ai conversamos melhor!

    e vlw galera... q me ajudou e esta me ajudando!

    t+

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ricardowireless Ver Post
    Na verdade eu citei a proposta de um provedor pq no caso dele o balneario esta aumentanto ou seja seria muito mais lucrativo ele jah ter um provedor para atender esses clientes... e se vc por na ponta do lapis se la tiver no minimo de 80 clientes e cobrar um minimo de R$40,00 pelo serviço em 2 meses seu investimento estara pago... além do serviço no hotel e talz... oky eu considero sim que sai barato vc trazer da cidade mas ele tera que fazer modificações futuras se ele quiser aumentar isso... oky?
    A modificação futura que terá que ser feito, é melhorar rádios e antenas para passar mais megas. Mas isso seria bem no futuro.
    Passo 5 Mb em meu ptp de 15Km feitos com os rádios ovislink WLA 5000 e antenas hyerlink de 29 dBi.

    Abraços,