+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Radio para Wireless

    Bom dia pessoal,

    acabei de me registrar aqui no forum, acredito que vou aprender bastante por aqui.

    Bom, eu to com uma dúvida e gostaria que alguem que entendesse melhor que eu (o que não é difícil ) me ajudasse.

    Comprei um provedor de Internet a Rádio aqui da cidade e o cara tava usando um pc Pentium4 com placa de rede encore 108mbps e o pfSense pra fazer de access point, além do que tava usando um omni de 20dbi pra distribuir o sinal pra cidade de 9 mil habitantes, que da entrada da cidade até a saida tem no maximo 6km, e adivinhem, o sinal tava uma bela de uma porqueira.

    Troquei a antena por uma aquarius omni 12dbi. to atualmente com 60 clientes, mas acredito que devo ter uns 100 em uns 2 meses.

    Bom, minha dúvida é a seguinte, mesmo com a antena de 12dbi o sinal só melhorou um pouco. Aí, pensei que poderia ser o rádio então pergunto: seria melhor trocar o pc que tá fazendo papel de AP por um Access Point de verdade ou o pc tem mais qualidade?

    é isso.

    Grato Pela ajuda agradeço desde já.

    Mário Júnior.

  2. #2

    Padrão

    se vc ta no centro da cidade vc poderia usar uma de 5dbi, e usar um 5460 como AP


    mas esta de 12dbi se for da hiperlink não é pra fazer feio, so não pode estar acima de 20mt de altura

  3. #3

    Padrão

    Amigo, já que vc esta querendo melhorar o sinal e consequentemente o serviço prestado, pq vc nao investe um poko mais e coloca antenas setoriais da hyperlink? Se sua torre estiver de frente para a cidade será ainda melhor pois com a omni vc envia sinal em 360°, já com as setoriais vc pode delimitar a angulação desse sinal. Se vc colocar duas setoriais de 90, ou 120° cada uma com um cartao vc atendera bem mais clientes e com um serviço muito mais profissional do que tem atualmente. Qualquer dúvida estamos ai.


    Abçs.

  4. #4

    Padrão

    Pessoal, obrigado pelas respostas.

    Bom é o seguinte, a torre fica no centro da cidade no topo do único prédio que tem aqui. o Predio tem 55mts, e mais uma torre de 9mts onde fica a antena, com isso diria que a antena está a uns 63 mts de altura.

    Pantanero2006, eu tenho interesse em colocar setorias sim, mas não tenho grana por agora. vou tentar descrever como é a cidade aqui.

    o prédio fica quase exatamente no centro, a cidade termina ao sul do predio com uns 500 mts. ao norte com mais uns 500mts, ao leste com 3km e ao oeste uns 3-4km, sendo que a cidade tá crescendo muito pra noroeste, uns 4km. ou seja, a cidade é mais ou menos 1km x 6km.

    meu cliente mais proximo fica a uns 150mts da torre, e o mais afastado a uns 3km.

    pensei em colocar 8dbi o que acham? e quanto ao rádio, tava pensando em trocar o pc com o pfSense por um WAP354 da APRouter, chipset Atheros, ou vcs indicam outro na mesma faixa de preço?

    Grato.

    Mário Júnior.

  5. #5

    Padrão

    tu ta muito alto, o mais correto é usar painéis direcionados para baixo de preferencia polarização H devido sua altura

  6. #6

    Padrão

    troca a omni por 4 setoriais de 90 graus.. a qualidade vai ser mtoooooooooo melhor

    nesse p4.. coloca 4 d-link ag530 e o sistema muda pra mikrotik !! pronto.. sue provedor fica show !!

  7. #7

    Padrão

    Amigo segue essa dica do Alexandre, pois tambem recomendo a mesma solução painel setorial muito melhor que antena omini, e vc usando setorial tera seus clientes, clientes dividos por cartão.

    Abraços

    Clecio

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    troca a omni por 4 setoriais de 90 graus.. a qualidade vai ser mtoooooooooo melhor

    nesse p4.. coloca 4 d-link ag530 e o sistema muda pra mikrotik !! pronto.. sue provedor fica show !!

  8. #8

    Padrão

    Rapaz, é o seguinte:

    1 - Antenas Aquario nao sao muito boas, são os fuscas das antenas, portanto se quiser atender mais de 10 clientes com qualidade, esqueca elas. Outra coisa... 12Dbi é pouco na sua configuração, deveria ser de no mínimo 15Dbi e HOMOLOGADA.

    2 - Placas Encore tem o historico ruim de sensibilidade e potencia, portanto pode ir tirando ela dai de dentro do PC.

    3 - 6 Km com uma antena de 360º até funciona com visada limpa, mas devido a quantidade de clientes que voce ja tem nela será impossivel manter qualidade, pois dificilmente uma boa placa aguentaria 40 cliente simultâneos, imagine essa Encore...

    4 - Monte um PC-AP com Mikrotik ou StarOs com placas com chips Atheros, faca controle de MACS e banda de seus clientes.

    5 - Consiga pelo menos 3 antenas setoriais...

  9. #9

    Padrão

    isso mesmo, corretíssimo.
    Com esse equipamento e com o sistema mikrotik, pode ter certeza, voce sera bem-sucedido. Afinal ainda tem o fato de que voce ainda quer colocar mais clientes e da forma que voce esta, acho dificil conseguir fazer isso com qualidade.