+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ACK Automático

    Eu estou usando APs com firmware tipo ApRouter, Wappro, em 2.4

    Deixei o ACK em 0 (zero) que fica automático. Mas noto que ainda há algum retardo. Já tentei aumentar mas não consegui chegar a uma conclusão. Há momentos que parece que melhora, outros parece que fica a mesma coisa.

    Os pontos de distribuição estão a cerca de 1 KM com vizada perfeita.

    Qual seria o melhor valor aproximdo de ACK nesta distância?

    Quando coloquei um valor muito baixo, quase não consegui mais entrar no AP. Se coloco muito alto também vai dar retardo.

    Para dois Aps que estão na mesma torre, fazendo WDS "Tx error", é bem baixo, mas para Ap distante, este valor de "Tx error" aumenta muito.
    Eu acho que é por isso que tenho latencia alta.

  2. #2

    Padrão

    Aqui eu também deixo em 0.

    Se alguem tiver uma dica pra melhorar a performance eu agradeço.

  3. #3

    Padrão

    coloca por volta dos 60 ... ack em 60 eh pra +- 6km ..

  4. #4

    Padrão

    Eu tenho clientes desde 50m a 2Km, colocando ACK em 60 vai ficar legal??

  5. #5

    Padrão

    cara... voce tem q testar... nao da pra adivinhar se vai ficar bom ou nao.. porque isso depende de N fatores da sua rede...

    os clientes precisam estar com sinal excelente tambem...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    cara... voce tem q testar... nao da pra adivinhar se vai ficar bom ou nao.. porque isso depende de N fatores da sua rede...

    os clientes precisam estar com sinal excelente tambem...
    Esta é uma grande realidade.
    Eu estou saindo agora para fazer exatamente isso.
    Vou colocar um AP Cliente no usuário mais distante que tenho.
    Hoje ele conecta com um adaptador USB só com anteninha.
    Vou acertar isso primeiro e depois vou ajustar em 60 e ver no que vai dar.

    Se baixar muito, a rede pode ficar muito "nervosa" e acabar não conectando também.

    Logo logo eu posto os resultados.

    Gracias!!!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Vou colocar um AP Cliente no usuário mais distante que tenho.
    Hoje ele conecta com um adaptador USB só com anteninha.
    Rapaz, voc enao esta acabando com sua rede dessa maneira não?

    Colocar um cliente longe conectando com a anteninha do usb me parece um pouco desproporcional e esta levando seu AP aos limites.

  8. #8

    Padrão

    É cedo para tirar plenas conclusões, mas até agora o resultado que obtive foram muito bons, com estas últimas alterações abaixo.

    1 - Ack - voltei a deixar em automático, pois em 60 conectava mas não pegava IP. Menor que 40 nem conecta.
    Lenvantei para 120 e também não gostei do resultado. Havia ainda muita perda de pacotes. Experimentei até em 200 e ficou muito lenta.

    2- Deixei o preâmbulo em longo. Estava em short porque eu tinha lido em algum lugar que assim dava mais rapidez na rede. Mas quando coloquei em longo, a taxa de erros caiu drasticamente.
    Acho até que esta foi modificação mais significativa.

    3 - Fixei todos APs em 11 mbps. Mas ainda falta fixar também nos usuários.

    4 - Tentei também reduzir o valor em RTS threshold mas não cheguei a notar muita diferença. Acabei voltando ao default . 2347. Pelo que li este valor deve ser diminuido quando há choque de conexões na rede, que acho não ser o meu caso.

    Agora o ping em todos os APs está em média 5 ms.

    Só tem um AP que está mais distante que está com a média de 30ms. Mas este AP passa por outro também em WDS+AP para chegar até ele. Acho que é por isso que o retardo é um pouco maior nele.
    Este usuário que conecta no AP mais distante da base, e usa adaptador USB com a anteninha que acompanha, ficou com a boca nas orelhas, pois agora as páginas estão abrindo muito rápido. Daqui lá são 4 km e tem 2 APs em wds até chegar lá.

    A taxa de perca de pacotes está em torno de 4%, na leitura que faço das conexões WDS.

    Futuramente vou trocar todos WDS em 2.4 para APs em 5.8. É que por enquanto a rede está com poucos usuários e 2.4 está atendendo bem.

    Mas vou continuar atento nos próximos dias para ver se isso vai continuar tão bom como está agora.

  9. #9

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jadirorza Ver Post
    A Ap Router tem uma ferramenta para cálculo do ACK
    Ferramenta para cálculo de ACK Timeout
    Divirtam-se.
    Tem também várias outras na net.
    Para ponto a ponto o cálculo pode ajudar muito. Mas para distribuição não resolve porque tem usuários perto e longe. O que fica bom para uns não fica bom e outros e até não conecta em alguns. Com o ACK dinâmico ou automático fica bom pra todo mundo. Foi o que eu observei.

  11. #11

    Padrão

    Mas isso parece meio óbvio, não?
    Se são várias distancias diferentes, o ideal é deixar 0, automatico.
    Já, para enlaces de 2 rádios, o cálculo funfa legal.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jadirorza Ver Post
    Mas isso parece meio óbvio, não?
    Se são várias distancias diferentes, o ideal é deixar 0, automatico.
    Já, para enlaces de 2 rádios, o cálculo funfa legal.

    É isso aí mesmo!!!