+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CentOS

    Olá Pessoal!!!

    É minha primeira postagem aqui e confesso que sou iniciante no mundo linux, então talvez achem minha pergunta cretina, mas são passos que não sei ainda.

    É o seguinte:

    Instalei o CentOS 5.1 que vem com o kernel 2.6.18, mas tenho uma placa de telefonia que funciona melhor com o kernel 2.6.22 ou superior. O problema é que já faz uma semana e não consigo atualizar o kernel. Já segui todos os tutoriais que encontrei, mas todos me fazem chegar no mesmo lugar, ou seja, nenhum.

    Existe um tutorial legal que alguém possa ter ou me indicar para que eu consiga atualizar o kernel?

    P.S.: Estou nesta seção, pois o CentOS é baseado no RHEL.

    Valeu!!!

    Flávio

  2. #2

    Padrão

    Ola flabit,



    CentOS = RHEL
    É 100% binário compatível com RHEL. (Ou ao menos é uma prerrogativa).


    Se a sua intenção é ter um kernel mais atual, sugiro usar Fedora9.




    Abraços,

  3. #3

    Padrão

    Obrigado pela dica!!!

    Só que enfrento um problema. Tenho um dispositivo, em que o fabricante garante seu funcionamento pleno em determinadas distribuições associadas à determinadas versões de kernel.

    O Fedora não está na lista de distribuições que já foram testadas com esse dispositivo.

    Por isso o meu desespero em atualizar o Kernel do meu CentOS e é isso que não estou conseguindo fazer de jeito nenhum.

    O fato é que encontrei vários tutoriais, a maioria deles com passos e comandos diferentes, o fato é que nenhum deles permitiu que eu pudesse atualizar o meu kernel e fazer esse dispositivo, que hoje funciona com falhas por causa da versão do kernel nativo do CentOS 5.1, me atendesse adequadamente.

    As minhas tentativas em atualizar o kernel já foram tantas que gerou-me uma questão: Qual o segredo da atualização do Kernel?

    Tudo isso, colegas, é por que meu conhecimento em Linux ainda é de um neófito, não sou profundo conhecedor da ferramenta. Por isso lhes peço essa ajuda.

    Mas de qualquer forma valeu pela dica, que já vai pra minha biblioteca!!!


    Abraços

  4. #4

    Padrão

    Depois de muita luta consegui os passos corretos para atualizar o Kernel.

    Obrigado!!!

  5. #5

    Padrão

    Ola flabit,



    esse seu ultimo POST... é digo de LOUVOR!

    Parabéns.
    Esse FORUM vai se tornar um GRANDE FORUM com atitudes e posts como a sua ultima: RICA em informação.






    Abraços,

  6. #6

    Padrão

    Desculpe,

    Meu último post não é RICO EM INFORMAÇÃO, está sendo irônico, aliás é tão rico em informação quanto o seu primeiro post nesse tema que mesmo depois de eu dizer que o Fedora não serveria, ninguém nem você se pronunciou, agora quando eu digo que consegui, e agora digo com todas as letras, QUE FOI EM OUTRO FÓRUM que obtive ajuda, você aparece com esse seu comentário infeliz.

    Eu não sou de meias palavras e nem indireto, sendo assim... me retiro deste fórum por causa da sua postura inconveniente.

    Só pra explicar, não descrevi os passos por que não vi boa vontade de ninguém neste fórum, somente indelicadezas, portanto, por que terei boa vontade?

    Adeus

  7. #7

    Padrão

    Ola flabit,



    Seu post diz:

    "Só que enfrento um problema. Tenho um dispositivo, em que o fabricante garante seu funcionamento pleno em determinadas distribuições associadas à determinadas versões de kernel."


    • O que mais um leitor do forum pode dizer APÓS essa frase, sem nenhuma OUTRA informação posterior/complementar do autor?
    • Se o "fabricante" determina as regras... siga as regras do fabricante. É o correto. Fabricante deve te dar o suporte mais adequado.



    ====================================
    O meu último POST realmente foi indelicado e irônico, visto que eu vejo MUITOS que aqui comparecem para perguntar... mas depois contribuem com post exatamente igual ao seu. Assim:

    Modelo 1: "Pessoal... consegui! Funcionou! Valeu! "

    Modelo 2: "Adiciona o meu MSN: [email protected]
    Flw... "

    Modelo 3: "Me manda o arquivo de configuração no meu email: [email protected]
    Valeu kara!"
    ====================================
    Exemplo de "modelitos anti-éticos" para um FÓRUM ABERTO.
    Apenas um grito de indignação.





    Para encerrar: Se você voltou para anunciar que obteve sucesso... qual distancia separa e... e impediu voce de escrever a solução obtida para um leitor aqui?
    Qual "indelicadeza" você recebeu desse fórum anterior ao SEU POST. Vamos observar os fatos na linha do tempo, sem fazer "salada" de mensagens.

    Sem sofismas mas fato: O mesmo tempo que se faz um bem... se faz um mal.
    Isso eu qualifico como "via de UMA mão apenas" (vinde a mim tudo).





    Sem mais.
    Última edição por mson77; 20-05-2008 às 10:02.

  8. #8

    Padrão

    Eu entendo seu ponto de vista e penso como você.

    Mas agi como percebi que agiu comigo, se houve ou não má interpretação de minha parte, isso se deve à quantidade mínima de palavras que são ditas ao se dar uma resposta.

    Sua resposta foi subjetiva. Entenda, você não tem obrigação nenhuma de responder nada a ninguém, a não ser que queira. quando participo de um fórum e me proponho a responder alguém é dando uma resposta consistente.

    Primeiramente entendi que a melhor solução seria o Fedora, se não fosse o problema da minha placa. O fabricante não tem obrigação de ajustar minha máquina para a placa dele funcionar e sim me indicar o que devo fazer. Ao perguntar como se faz, ouvi a seguinte resposta: "Esse tipo de suporte não damos".

    Por isso busquei ajuda e se busco ajuda é por que preciso, isso quer dizer que tenho uma deficiência de conhecimento.

    Após sua resposta, eu expliquei o por quê de não poder ser o Fedora e não houve resposta (lembrando que você não tem essa obrigação).

    Quando disse que consegui, você respondeu prontamente, mas com pedras nas mãos. Não quero deter o conhecimento só pra mim. Explico o que sei pra quem quiser, mas é triste quando se entra em fóruns e encontramos pessoas que entendem muito do assunto em questão que acabam dando sempre respostas subjetivas, penso que se não vai responder adequadamente, então não diga nada.

    O que me chateia em alguns fóruns é vc perguntar como se compila um kernel e a resposta é:

    "Entra na pasta que está o kernel e digita # make".

    Isso sim é triste e é o que mais se vê, então o que percebi de sua parte foi uma atitude parecida com essa, por isso tive a atitude que tive.

    Agora se estou enganado, me desculpe, mas a indelicadeza de que falei foi a subjetividade de sua resposta, a não participação depois da minha objeção e por fim a sua crítica.

    Não espero que entenda meu ponto de vista, como entendo o seu, mas fica assim.... deixo os passos que segui para atualizar o kernel, mas me retiro do fórum mesmo assim.

    Entenda isso como um protesto contra neófitos que vão aos fóruns buscar orientação e não conseguem muita coisa, pois BOA PARTE dos veteranos estão ou com preguiça ou com má vontade de escrever.

    Meu próximo post, terá somente o tutorial completo que consegui graças a boa vontade do fórum do CentOS BR de Leandro Costa.

  9. #9

    Padrão

    Ola flabit,




    • sugiro voce a trancar esse tópico.

    É a melhor coisa a se fazer. Para um bom entender... pingo é frase.

    Não vou responder.... mesmo tendo inúmeros motivos.





    Boa sorte.

  10. #10

    Padrão Atualizando Kernel

    Pré-requisitos

    gcc
    ncurses
    make
    kernel-devel
    autoconf
    automake
    ncurses-devel

    Para verificar se os pré-requisitos estão ok

    # rpm -qa gcc

    A resposta deve ser:

    gcc-número da versão

    Caso não exista:

    # yum install gcc ncurses make kernel-devel autoconf automake ncurses-devel -y

    Instalando (Em Passos)

    1º "Entrar" no diretório onde normalmente é baixado o kernel compactado

    # cd /usr/src

    2º Baixar o arquivo compactado

    # wget http://www.kernel.org/pub//linux/ker.../linux-número da versão.tar.gz

    3º Descompactando do arquivo

    # tar -zxvf kernel-número.da.versão.tar.gz

    Obs: Após descompactar o arquivo, existirá um diretório com o nome da versão do kernel

    4º Criando um atalho para o diretório criado no passo anterior.

    # ln -sf linux-número.da.versão

    5º Copiando o arquivo de configuração do seu kernel atual

    # cp /boot/config-versão.do.seu.kernel.atual .config

    6º ajustando as configurações do arquivo copiado (kernel atual) para o kernel novo

    # make oldconfig

    Obs: Caso seja feita alguma pergunta, pressione ENTER

    Compilando

    1º Acessando o menuconfig

    # make menuconfig

    Obs: No menuconfig a única coisa que conheço é que pode-se dar um nome para seu kernel através das opções: General Setup/Local version - append to kernel release. Saia sempre salvando do menuconfig

    2º Compilando

    # make

    3º Instalando os módulos

    # make modules_install

    4º copiando o kernel compilado

    # cp /usr/src/linux/arch/i386/boot/bzImage /boot/vmlinuz-número.da.versão.do.kernel.atual

    5º Copiando o system.map

    # cp /usr/src//linux/System.map /boot/System.map-versão.do.kernel.novo

    6º criando atalho para system

    # ln -sf /boot/System.map-versão.do.kernel.novo /boot/System.map

    7º Copiando o arquivo de configuração

    # cp /usr/src/linux/.config /boot/config-versão.do.kernel.novo

    8º Criando initrd para boot

    mkinitrd /boot/initrd-versão.do.kernel.novo.img versão.do.kernel.novo

    9º Editando o Grub.conf

    title CentOS (versão.do.kernel.novo)
    root (hd0,0)
    kernel /vmlinuz-versão.do.kernel.novo ro root=LABEL=/1 rhgb quiet vga=791
    initrd /initrd-versão.do.kernel.novo.img


    Desculpem se houve algum erro, mas está aqui minha contribuição e meu protesto.

    Paz pra todos