+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão problema pra clientes logarem no pppoe quando usam aps (modo bridge)

    tenho aqui um condomínio, que estou tentando atender com um "Q-link" WA- 22044, firmware "v6.1-ptbr".

    Configuro ele como bridge, conecto à minha torre, sinal perfeito. Conecto os clientes no ap via ethernet, eles recebem o ip do dhcp do mikrotik (tudo no ap cliente fica desligado), pinga beleza, faço bandwidth test tranquilo, transferência maravilhosa. Aí eu vou autenticar com o pppoe no pc dos clientes. Os 2 pcs autenticam instantaneamente, mas quando um cliente já está autenticado, o segundo autentica mas não trafega NADA. Nem pingar o servidor ele pinga. Se eu desconectar o pppoe do pc que conectou primeiro, o que conectou segundo começa a navegar na hora.

    Por desencargo, olhei as portas físicas do ap, dei uma olhada nas configs dele, mas não tem nada a respeito, e nem podia ter, o pppoe tá logando no servidor. O problema é alguma config no servidor. Quero ajuda nisso.

    em ppp>active connections estão lá os 2 logados, e ambos estão com a mesma caller id. O MAC do ap. O problema está aí, com certeza. O problema é que todas as configs que restringem tráfego pra mais de 1 túnel usando o mesmo MAC estão todas liberadas, pelo menos todas que eu conheço.

    configs:

    -ppp profile - é o único que uso, um profile apenas para todos os clientes:

    0 * name="default" local-address=11.0.0.1 use-compression=default
    use-vj-compression=default use-encryption=default only-one=default
    change-tcp-mss=yes

    -ppp>aaa - nem idéia do pra que isso serve:

    use-radius: no
    accounting: yes
    interim-update: 0s

    no pppoe server está DESMARCADA a opção "One section per host". Pensei que isso era o que deixava 2 túneis diferentes usando a mesma caller id. Mas resolveu nada.

    Tem esse "only-one=default" no ppp profile, que eu não tenho idéia do que faz.

    Dicas?

    Valeu, abraço

  2. #2

    Padrão

    Mas como fica o AP? AP?? WDS?? AP-WDS?? Cliente?? Nesse caso deveria fazer um wds ou ap-wds, para que o servidor recebesse os macs de cada cliente!! Se tiver como "cliente" ele só vai repassar o mac do AP! Se vc cadastra no called id os macs individuais ai que mora o problema! Espero ter ajudado!

  3. #3

    Thumbs up

    Guga meu brother simples de resolver.

    simples, vai no PPPOE SERVER e desmarca One Session Per Host

    abraços

  4. #4

    Padrão

    local-address talvez voce vai precisar criar um POOL de ip !!

    vai em IP >> POOL

    cria la
    nome: local-pool
    adress: 192.168.0.1-192.168.0.254

    ai cria outro
    nome: remote-pool
    address: 10.0.0.1-10.0.0.254

    ai na conf do pppoe-server .. em local .. poe o pool local.. e no remote.. o remoto..

    e faça o teste

  5. #5

    Padrão

    pessoal, eu simplesmente tinha digitado errado na hora de criar os secrets desses 2 clientes, e criei com o mesmo ip remoto

    Gosulator


    Agora tá tudo em ordem

    Valeu, abraços

  6. #6

  7. #7

    Padrão Mesmo IP não rola!!!

    Realmente quando se coloca dois clientes "amarrados" ao mesmo ip remoto, só navega o primeiro que conectar!!!

  8. #8
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão eu tenho uma duvida

    caros amigos tbm tenho problema desse tipo
    porem verifiquei e os ips nao estao duplicados e o que detectei é que, quando desmarco one session per host, funciona, porem, queria que cada cliente conectasse com seu mac, e nao com o mac do outro! de qualquer maneira, se o radio fizesse a funcao de discar pro servidor ja me contentaria, pois seria melhor pra mim, porem os radios que testei aki (edimax 7209, ovislink 5460) ambos com firmware wappro, nao conseguem fazer a discagem, nao há problema algum com meu servidor pppoe e com meu sinal, será que alguem tem uma luz pra mim???

    olha a muito tempo que quero trabalhar com apcliente mas como meu server é pppoe nao vejo alternativa a nao ser usar placa, o que eu acho q a qualidade cai muito, nos meus clientes mesmo com o sinal a 90% ou 80% ou 70%, o ping no meu server fica na faixa de 15ms, e com algumas percas de pacotes, podendo oscilar conforte o o campo de visada!
    ja tentei configurar a placa de varias formas mas o sinal nao melhora, e tentei tbm colocar esses aps mas nao fica bom, ouvi falar uma vez que o ap GTS repassa o mac dos clientes numa boa, mas nunca fiz o teste, se alguem usa pppoe + apcliente e puder me dar uma luz eu agradeço
    vlw galera!!!

  9. #9
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    há outra coisa quando me refiro a os radios fazerem a discagem é que eles iram trabalhar como roteador(semelhante ao que um modem adsl faz) lol

  10. #10

    Padrão

    Cara, ai o que vc teria que fazer é configurar o teu AP pra trabalhar como AP-WDS que concerteza ele repassaria o MAC do PC do cliente e vc teria um melhor controle dos clientes, valeu!

    Brito

  11. #11
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    entendo mas nao quero ficar add wds no meu ap da torre
    =/

    queria entender tbm pq os aps nao conseguem discar,,,, nao sei se alguem ja passou por isso mas meu server pppoe eh em Mikrotik e autenticacao no mesmo, da um erro mto estranho e nao disca(o apcliente) porem quando eh placa funciona numa boa
    pq seria legal se o ap discasse e fizesse nat pra rede do cliente,...

  12. #12

    Padrão

    Steven, eu tenho clientes conectados pelo proprio AP. No caso o AP faz a autenticação do pppoe e distribui para a rede interna. É isto que você quer ? Qual a dificuldade que está tendo ?

    Abraços.

  13. #13

    Padrão

    Gtomaz, isto depende muito do AP que ele usa, se for um AP-Roteador até vai (EX.: Linksys WRT 54g 8.0 ou D-Link DI-524) que fazem a conexão via PPPoe/DHCP/IP Static). caso ele ja tenha equipamentos instalados acho que a solução seria o uso de roteador na ponta do AP(Ja instalado)!
    Última edição por britosql; 11-08-2008 às 20:56. Razão: Salvei antes de termeinar!

  14. #14
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gtomaz Ver Post
    Steven, eu tenho clientes conectados pelo proprio AP. No caso o AP faz a autenticação do pppoe e distribui para a rede interna. É isto que você quer ? Qual a dificuldade que está tendo ?

    Abraços.

    Justamente isso amigo
    pois bem aki aonde eu trabalho eu tentei esse tipo de coneccao em um Edimax 7209 com firmware Wappro v5.1, e no Ovislink 5460ap com firmware do Wappro v5.1 tbm, nenhum dos dois conecta, so da erro, e tenho clientes que usam placa com winxp e win98 funcionam normalmente