+ Responder ao Tópico



  1. #81

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Baixo custo a que nível $$$?

    Um switch 8P básico tá uns 40/50,00.

    Encore, é sinônimo de encrenca.
    mesmo que os encore da vida custem apenas 40/50 8portas, o custo que vai ter com dor de cabeça, manutenção, etc, etc, etc,...

    um gerenciavel de 24p custa entre 800 e 1200. (dependendo do fornecedor), e aqqui você poderia fazer VLANs normalmente, e isolar as portas. evitando o uso de sua estrutura pra outras coisas, como arquivos e jogos.

    seria uma ótima saída para quem nao queira usar DLAM, pois o custo no final é bem maior. DLAM + CABOS + SPLITERS + MODEM.

    Há quem diga (como ja li muito aqui) que o DSLAM é muito bom mesmo.

    Mas se eu fosse fazer algo do gênero com DLAM faria no padrao, com cabo TELCO e tudo mais. Aí o projeto saíria bem mais salgado.

    Ja com switch, ainda nao consegui visualizar algo que seja viável em termo de baixa manutenção.

  2. #82

    Padrão Tv Aberta ??

    Citação Postado originalmente por cleciorodrigo Ver Post
    Mais para retransmitir TV tem que ter licença especifica, porem poderiamos usar IPTV assim não estaria fazendo nada errado

    Abraços

    Clecio
    Mesmo TV Aberta precisa de licença ?? Eu nao vou vender pacotes de TV, simplesmente vou agregar serviço a internet... a minha cidade temos 5 canais de TV, pelo que sei canais abertos passam de 12... o serviço seria semelhante a parabolica... temos assim a anatel não permite ??

  3. #83

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neon Ver Post
    mesmo que os encore da vida custem apenas 40/50 8portas, o custo que vai ter com dor de cabeça, manutenção, etc, etc, etc,...
    um gerenciavel de 24p custa entre 800 e 1200. (dependendo do fornecedor), e aqqui você poderia fazer VLANs normalmente, e isolar as portas. evitando o uso de sua estrutura pra outras coisas, como arquivos e jogos.
    Ja com switch, ainda nao consegui visualizar algo que seja viável em termo de baixa manutenção.
    É viável, mas lembre-se que teria um switch a cada 100 metros. O pulo do gato é fazer um bom projeto. Onde a mescla do mapa, do posicionamento dos switchs e o uso intercalado dos gerenciáveis, pode viabilizar de fato o projeto.

    A "culha", sem se preocupar com o acesso entre os usuários, já é outra história.

  4. #84

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neon Ver Post
    mesmo que os encore da vida custem apenas 40/50 8portas, o custo que vai ter com dor de cabeça, manutenção, etc, etc, etc,...

    um gerenciavel de 24p custa entre 800 e 1200. (dependendo do fornecedor), e aqqui você poderia fazer VLANs normalmente, e isolar as portas. evitando o uso de sua estrutura pra outras coisas, como arquivos e jogos.

    seria uma ótima saída para quem nao queira usar DLAM, pois o custo no final é bem maior. DLAM + CABOS + SPLITERS + MODEM.

    Há quem diga (como ja li muito aqui) que o DSLAM é muito bom mesmo.

    Mas se eu fosse fazer algo do gênero com DLAM faria no padrao, com cabo TELCO e tudo mais. Aí o projeto saíria bem mais salgado.

    Ja com switch, ainda nao consegui visualizar algo que seja viável em termo de baixa manutenção.

    Concordo com vc ... estou pesquisando varias tecnologias que utilizam o cabo como meio de transmissão ... mas quando a vantagem eh custo alto a manutencao sai barato e quando a vantagem eh custo baixo a manutencao sai salgadissima ! Pesquisei HPNA3.0, DSLAN ... e outros ...

  5. #85

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Baixo custo a que nível $$$?

    Um switch 8P básico tá uns 40/50,00.

    Encore, é sinônimo de encrenca.

    Concordo com vc ... prefiro gastar mais um pokim do que ter dor de cabeça .... aqui no Rio o Switch 3com de 8 portas tah 79 reais ... e qualidade e o acabamento eh de outro mundo ... vem em neon azul com o embrema que acende branco ... show .. essa semana eu comprei dois e substitui os planet que tinha lah na empresa !

  6. #86

    Padrão

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Eu também já pensei em fazer isso, mas pela legislação atual você teria que pagar 1 TFF e 1 TFI para cada ponto em que vc colocasse 1 AP para recepcionar e retransmitir aos clientes. Logo, pelo meu pensar, ficaria muito caro pra vc implamtar esse sistema, se vc quisesse fazer tudo dentro da lei ...
    Não, você não tem cadastrar tudo não, apenas o local onde chega seu link, a Anatel chegou a fazer consulta pública sobre essa questão e graças a Deus não mudaram a regra.

  7. #87

    Padrão ihh...

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Não, você não tem cadastrar tudo não, apenas o local onde chega seu link, a Anatel chegou a fazer consulta pública sobre essa questão e graças a Deus não mudaram a regra.
    Tah ai a questão de registrar os pontos de recebimento de sinal ... e bla bla bla ... cada um fala uma coisa ... agora eh que entra a questão :


    Alguém ai trabalha dessa maneira ???? Alguém jah sofreu fiscalização trabalhando desse jeito ???


    Isso jah deu muito pano pra manga aki no forum e eu continuo confuso ainda ... querendo saber quem tah certo ...

  8. #88
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Muito se discutiu e não se chegou a uma unanimidade. Eu aqui por via das duvidas tenhos todas as minhas bases cadastradas, nao por ser certinho e talz, mas é sou um cara muito nervoso hehehe. Nos entido de preocupação mesmo. Pra ter uma idéia, mesmo assim, com todas as bases cadastradas e tudo homologado, tenho certeza q se um dia a anatel vier aqui vou suar frio na frente deles... Imagina se eu tivesse algo ilegal como seria!

  9. #89

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Não, você não tem cadastrar tudo não, apenas o local onde chega seu link, a Anatel chegou a fazer consulta pública sobre essa questão e graças a Deus não mudaram a regra.

    Desculpa discordar, mas segundo a Anatel, tem que registrar sim. Todo lugar, onde vc tiver ponto-multiponto, seja com uso de radio frequencia ou não. A Anatel considera como uma estação. Então está sujeita a TFI sim.

    Isso foi totalmente esclarecido aqui em minha cidade em uma reunião na Anatel daqui, com documentos enviados de Brasília.

    Tenho aqui os documentos todos.

    A quem interessar tais documentos, anexo o mesmos...
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  10. #90

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neon Ver Post
    Desculpa discordar, mas segundo a Anatel, tem que registrar sim. Todo lugar, onde vc tiver ponto-multiponto, seja com uso de radio frequencia ou não. A Anatel considera como uma estação. Então está sujeita a TFI sim.

    Isso foi totalmente esclarecido aqui em minha cidade em uma reunião na Anatel daqui, com documentos enviados de Brasília.

    Tenho aqui os documentos todos.

    A quem interessar tais documentos, anexo o mesmos...
    Não vou mudar o assunto do tópico, mais eu tenho aqui em mãos um documento assinado pelo Dirceu Braviera...(acho que é esse o nome) da Anatel de Brasília deixando claro que não prescisa cadastrar. Se eu tiver que cadastrar terei que fechar as portas, pois tenho apenas 130 clientes, ainda começando com muita dificuldade.

  11. #91

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Não vou mudar o assunto do tópico, mais eu tenho aqui em mãos um documento assinado pelo Dirceu Braviera...(acho que é esse o nome) da Anatel de Brasília deixando claro que não prescisa cadastrar. Se eu tiver que cadastrar terei que fechar as portas, pois tenho apenas 130 clientes, ainda começando com muita dificuldade.
    concordo com vc no seguinte quesito, eu tinha esse documento também. mas preste bem atenção no que ele diz.

    ele deve ter um trecho que diz mais o menos o seguinte...

    "... que utilizem apenas equipamentos de radiação restrita ... não precisam ser registrados ..."

    quando você coloca um switch na história, essa alínea perde a validade.

  12. #92

    Padrão

    A cianet tem switch gerenciável de 7 portas por aproximadamente 300,00.

    É mais caro, mas dependendo da aplicação vale a pena.

  13. #93

    Padrão

    Entaum se alguem tem esse documento ai poe ai que eu quero imprimir !

  14. #94

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neon Ver Post
    concordo com vc no seguinte quesito, eu tinha esse documento também. mas preste bem atenção no que ele diz.

    ele deve ter um trecho que diz mais o menos o seguinte...

    "... que utilizem apenas equipamentos de radiação restrita ... não precisam ser registrados ..."

    quando você coloca um switch na história, essa alínea perde a validade.
    ...isso, um outro detalhe também é a questão dos 500k hab e a potencia de 400 mW. Se estrapolar algum desses detalhes tem que cadastrar. Resumindo se você está em cidade com menos de 500 k hab, não cadastra, ou então não opere com mais de 400 mW E.I.R.P.

  15. #95
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Apenas corrigindo o colega, em Saquarema existem 4 provedores q trabalham com cabo e wireless e a cidade é super poluida de RF.
    ---------------------------------------------------------------

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Cara, lá em Saquarema, uma empresa chamada OK Virtual, cabeou com coaxial e te digo: ficou show de bola, eles oferecem via wireless também.

    Praticamente não há poluição RF lá, esse provedor é unico, não tem nenhum concorrente.

    Esse cara que eu falei, usa par metálico, os proprios tecnicos da Oi que cabeam pra ele, vira e mexe tá em manutenção e nego fica sem net até 1 dia inteiro. Pode ser serviço mal feito também, vc pode dar mais sorte.

  16. #96

    Padrão

    A CIanet me ligou essa semana e a mulher lah disse que tem uma solução que cobre 20km ... com cabo ... porem seria solução ponto a ponto ... isso eh interessante !

  17. #97

    Padrão

    Alguem tem alguma informação sobre utilização de fibra optica ? Por quanto ficaria os custos e qual equipamento utilizar nos clientes e no provedor, qual seria o custo para eu cabear por fibra uns 2 Kms ?
    Acho que seria uma das melhores opções haja vista não precisar de switch nos postes.
    Há uma empresa aqui na minha cidade que trabalha dessa forma, oferecer o serviço de TV e Internet, www.cabonatal.com.br

  18. #98

    Padrão

    Pessoal quanto a legalidade do serviço, os switchs e cabos tem que ser homologados é claro, mais podemos utilizar cabos UTP para fazer a comunicação (cliente, provedor), haja vista que estes cabos são de uso interno,
    Eu tinha minhas conclusos a repeito mas um amigo meu falou que não era legal utilizar estes cabos de UTP, no caso de uma fiscalização da ANATEL eu seria lacrado, haja vista eles serem para uso indoor ai fiquei na duvida.
    Alguem poderia da a sua opinião a respeito. Alguem que já usar essa solução já tevi fiscalização da ANATEL.

  19. #99

    Padrão

    Pessoal poderia usar fibra óptica para colocar um switch para comunicar com o outro?
    ou pegar e só colocar um equipamento q muda de fibra para cabo de rede?

    To pensando em colocar tudo na fibra, assim pode fazer de boa né?

    Aguem poderia da uma ajudinha?

    Obrigado, Antonio Neto - ATA Informática On-Line.

  20. #100

    Padrão

    Como esta pensando em fazer tudo na fibra e os clientes como ia fazer?????