+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Slackware Controlando Banda com CBQ

    "Slackware"Pessoal preciso de suas ajuda estou controlanda banda com cbq esta assim
    DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
    RATE=150Kbit
    WEIGHT=15Kbit
    PRIO=5
    192.168.0.X
    LEAF=tbf
    PEAK=150Kbit
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes

    Eu tenho um link de 4 mega p/ 41 Cliente e todos sao a velocidade de 150Kbps fas 2 semana que ponhei o server e funcionava bonitinho sem problema apos as 2 semanas deu este problema

    E a primeira ves que eu configuro o CBQ Oque acontece q nao esta controlando correto no caso estou liberando 150Kbps para o pessoal mas nao esta dando isto de velocidade esta dando de velocidade por volto da ocilaçaõ sempre assim 80Kbps depois 120Kbps e depois ou cai ou sobe um poco Estou errando algo? Alguem pode me ajuda ?

    Antes eu tinha un server em Windows opteio para Linux

  2. #2

    Padrão tente isso

    Primeiro limpe qualquer configuração do

    abre um arquivo chamado controle_banda.sh e poem isso

    #!/bin/sh
    /sbin/tc qdisc del dev eth1 root
    /sbin/tc qdisc add dev eth1 root handle 1:0 htb default 3

    /sbin/tc class add dev eth1 parent 1: classid 1:1 htb rate 10240Kbps
    /sbin/tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:2 htb rate 768Kbps ceil 1024Kbps

    /sbin/tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:3 htb rate 64Kbps prio 3
    /sbin/tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:4 htb rate 4096Kbps prio 1


    /sbin/tc qdisc add dev eth1 parent 1:2 handle 2: pfifo limit 5
    /sbin/tc qdisc add dev eth1 parent 1:3 handle 3: pfifo limit 5
    /sbin/tc qdisc add dev eth1 parent 1:4 handle 4: pfifo limit 5


    /sbin/tc class add dev eth1 parent 1:2 classid 1:10 htb rate 4Kbps ceil 22Kbps
    /sbin/tc filter add dev eth1 protocol ip parent 1:0 prio 7 u32 match ip dst 172.13.3.2 flowid 1:10

    /sbin/tc class add dev eth1 parent 1:2 classid 1:11 htb rate 4Kbps ceil 22Kbps
    /sbin/tc filter add dev eth1 protocol ip parent 1:0 prio 7 u32 match ip dst 172.13.5.2 flowid 1:11

    E vai seguindo nos ips dos clientes perceba que para cada cliente eu crio uma fila que vai de 4Kbps até 22Kbps isso da uma folga para o linux ajustar o trafego.
    Perceba tambem que a regra default é 64K qualquer ip que entrar na sua rede e nao estiver aqui dentro vai navegar bem devagarzinho
    qualquer duvida posta ai.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por meganet Ver Post
    "Slackware"Pessoal preciso de suas ajuda estou controlanda banda com cbq esta assim
    DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
    RATE=150Kbit
    WEIGHT=15Kbit
    PRIO=5
    192.168.0.X
    LEAF=tbf
    PEAK=150Kbit
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes

    Eu tenho um link de 4 mega p/ 41 Cliente e todos sao a velocidade de 150Kbps fas 2 semana que ponhei o server e funcionava bonitinho sem problema apos as 2 semanas deu este problema

    E a primeira ves que eu configuro o CBQ Oque acontece q nao esta controlando correto no caso estou liberando 150Kbps para o pessoal mas nao esta dando isto de velocidade esta dando de velocidade por volto da ocilaçaõ sempre assim 80Kbps depois 120Kbps e depois ou cai ou sobe um poco Estou errando algo? Alguem pode me ajuda ?

    Antes eu tinha un server em Windows opteio para Linux
    Faz um teste com o BandLimit ele é muito bom e facil de configurar veja se com ele vc consegue mais estabilidade

    BandLimit - UnderLinux Wiki