Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Load Balance 4 ADSL Como faço???

    Bom dia amigos!
    Estou começando no mundo do mikrotik e tenho uma dúvida.

    Atualmente utilizo um servidor brazilFw com balanceamento de 4 links adsl em minha rede e esta funcionando perfeitamente bem. Quando baixo arquivos por gerenciadores de downloads ele acaba somando e consigo otimos resultados.

    Estou migrando para o Mikrotik e gostaria de saber se tem como fazer o balanceamento de 4 links nele e como consigo isto?

    Outra questão é se acham melhor eu fazer o balanceamento no MK ou simplismente utilizar o server BrazilFW para balancear e dele sair o link para o Mikrotik?

    Obrigado A todos!!!

  2. #2

    Padrão

    me de o ips da sua interface e os gw que eu faço so codigos pra vc blz

  3. #3

    Padrão

    Obrigado amigo!
    Os IPS dos 4 modens são o seguinte:

    Modem 1 Adsl 2.272mb 192.168.1.1
    Modem 2 Adsl 2.272mb 192.168.2.1
    Modem 3 Adsl 2.272mb 192.168.3.1
    Modem 4 Adsl 1024mb 192.168.4.1

    Interface de Rede Local 192.168.0.1/24

    Obs. O link 1 fica vairando de 2 a 4mb e por isso coloquei ele a 2mb.

    Obrigado!

  4. #4

    Padrão

    verifica a atenuação da sua linha para ver a sua net de ficar caindo e subindo
    e outra onde vc mora?
    vc usa a brasil telecom ai?
    Última edição por djjean2006; 23-05-2008 às 09:51.

  5. #5

    Padrão

    balanciamento

    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting in-interface=ether1 connection-state=new nth=3,1,0 action=mark-connection new-connection-mark=odd passthrough=yes comment="LB Odd" disabled=no
    add chain=prerouting in-interface=ether1 connection-mark=odd action=mark-routing new-routing-mark=odd passthrough=no comment="Odd LB" disabled=no
    add chain=prerouting in-interface=ether1 connection-state=new nth=3,1,1 action=mark-connection new-connection-mark=even passthrough=yes comment="LB Even" disabled=no
    add chain=prerouting in-interface=ether1 connection-mark=even action=mark-routing new-routing-mark=even passthrough=no comment="Even LB" disabled=no
    add chain=prerouting in-interface=ether1 connection-state=new nth=3,1,2 action=mark-connection new-connection-mark=odd1 passthrough=yes comment="LB Odd1" disabled=no
    add chain=prerouting in-interface=ether1 connection-mark=odd1 action=mark-routing new-routing-mark=odd1 passthrough=no comment="Odd LB1" disabled=no
    add chain=prerouting in-interface=ether1 connection-state=new nth=3,1,3 action=mark-connection new-connection-mark=even1 passthrough=yes comment="LB Even1" disabled=no
    add chain=prerouting in-interface=ether1 connection-mark=even1 action=mark-routing new-routing-mark=even1 passthrough=no comment="Even LB1" disabled=no

    os modems

    / ip firewall nat
    add chain=srcnat connection-mark=even action=src-nat to-addresses=192.168.1.1 to-ports=0-65535 comment="LB Redirect Even" disabled=no
    add chain=srcnat connection-mark=odd action=src-nat to-addresses=192.168.2.1 to-ports=0-65535 comment="LB Redirect Odd" disabled=no
    add chain=srcnat connection-mark=even1 action=src-nat to-addresses=192.168.3.1 to-ports=0-65535 comment="LB Redirect Even1" disabled=no
    add chain=srcnat connection-mark=odd1 action=src-nat to-addresses=192.168.4.1 to-ports=0-65535 comment="LB Redirect Odd1" disabled=no

    e a net lembrando que o modem padão é o 192.168.1.1 que vai ser o principal
    / ip route
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.1.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=even comment="LB Route Odd" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.2.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=odd comment="LB Route Odd" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.3.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=even1 comment="LB Route Odd" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.4.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=odd2 comment="LB Route Odd" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.1.1 scope=255 target-scope=10 comment="LB Route No Mark" disabled=no

    não esqueça de agradecer
    obrigado
    Última edição por djjean2006; 24-05-2008 às 09:35.

  6. #6

    Padrão

    Moro em Salvador-BA! Utilizo a telemar mesmo!
    Me diz uma como posso saber os valores ideais de atenuação?

  7. #7

    Padrão

    Outra coisa que esqueci de informar a disposição dos modens nas ethernet!

    REDE - Eth0

    Modem1 - Eht1
    Modem2 - Eht2
    Modem3 - Eht3
    Modem4 - Eht4

    Isso altera o código que me enviou em alguma coisa?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucart Ver Post
    Outra coisa que esqueci de informar a disposição dos modens nas ethernet!

    REDE - Eth0

    Modem1 - Eht1
    Modem2 - Eht2
    Modem3 - Eht3
    Modem4 - Eht4

    Isso altera o código que me enviou em alguma coisa?

    sim
    tem que mudar sim
    se não da error na hora
    e so usar a logica la e mudar isso la
    blz
    que vc vai entender legal

  9. #9

    Padrão

    Os contadores nth devem ser 3,1,0 / 3,1,1 / 3,1,2 / 3,1,3
    flw

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Os contadores nth devem ser 3,1,0 / 3,1,1 / 3,1,2 / 3,1,3
    flw

    obrigado por corrigir este error gravissimo...

  11. #11

    Padrão

    Caro,

    no seu lugar eu continuaria a usar o balanceador da BrazilFw e usaria o Mikrotik apenas como controle de banda e de acesso. Afinal de contas se o balanceamento está bem feito não vejo razões para mexer nele.

  12. #12

    Padrão

    Ou teste antes o load balance pelo mkt numa maquina a parte e dai vc escolhe qual te atende melhor...
    flw

  13. #13

    Padrão

    Nunca fiz um load balance usando o BrasilFW, e não sei a lógica de funcionamento.
    Mas se seu load balance esta redondim nele, melhor deixar quieto e usar o mikrotik como servidor, ou se prefirir faça esse load balance ae por nth que roda legal tbm, porém nesse ae vc terá problemas com sites de bancos e msn, onde vc terá que redirecioná-los para uma rota específica. Faço Load Balance no mk a muito tempo, porém com rotas estáticas e roda sem problemas. Aqui no forum tem exemplos dê uma procurada pra vc ver.
    CONSELHO : teste a performance dos load balance pelo e mk e pelo BrasilFW e tire suas conclusões.Eu prefiro pelo mikrotik ...............
    Espero ter ajudado e não complicado ..kkk

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rps67 Ver Post
    Nunca fiz um load balance usando o BrasilFW, e não sei a lógica de funcionamento.
    Mas se seu load balance esta redondim nele, melhor deixar quieto e usar o mikrotik como servidor, ou se prefirir faça esse load balance ae por nth que roda legal tbm, porém nesse ae vc terá problemas com sites de bancos e msn, onde vc terá que redirecioná-los para uma rota específica. Faço Load Balance no mk a muito tempo, porém com rotas estáticas e roda sem problemas. Aqui no forum tem exemplos dê uma procurada pra vc ver.
    CONSELHO : teste a performance dos load balance pelo e mk e pelo BrasilFW e tire suas conclusões.Eu prefiro pelo mikrotik ...............
    Espero ter ajudado e não complicado ..kkk
    O load pelo mkt é show de bola... depois que vc pega o jeito vai que é uma beleza...rsrs...

  15. #15

    Padrão Ajuda com Script para Balanceamento no Mikrotik

    Tenhos um LINK de 2 MB e um ADSL de 2MB.


    Gostaria de deixar o LINK Somente para Navegacao e VOIP.

    E O ADSL para o resto tudo.


    Me ajuda iqual voce ajudou nosso colega acima, desde ja obrigado.

  16. #16

    Padrão

    Dê uma procurada aqui mesmo nesse sub-forum que vc vaiachar váriso scripts prontos. Load Balance por portas.

  17. #17

    Padrão

    Ja procurei demais achei varios scirpt mais nao consigo intender eles nao funciona nao sei por que preciso de ajuda passo a passo se poder me ajudar fico grato.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rfsilvagyn Ver Post
    Ja procurei demais achei varios scirpt mais nao consigo intender eles nao funciona nao sei por que preciso de ajuda passo a passo se poder me ajudar fico grato.

    me diga como vc quer a sua rede e como esta os ips dos modems que faço pra vc blz
    passo a passo

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por djjean2006 Ver Post
    me diga como vc quer a sua rede e como esta os ips dos modems que faço pra vc blz
    passo a passo
    eth0
    REDE
    10.0.0.9
    255.0.0.0
    Saida para meu servidor de Autenticação

    eth1
    LINK 2MB
    201.88.52.xxx
    255.255.255.252
    Portas de Navegação, DNS e VOIP

    eth2
    ADSL 8MB
    192.168.2.1
    255.255.255.0
    Todas as demais portas

  20. #20

    Padrão

    quero os gw se não não entenderei a sua rede...


    este xxx o que significa...
    se vc não me der ips staticos eu não poderei te ajudar