Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik Em AP-BRIDGE com squid! Duvida

    Amigos da underlinux, estou montano um AP-LINUX , para ter mais clientes em minha rede, pois uso radios e nao consigo pendurar mais de 25 com qualidade, bom queria montar um aplinux com squid (nao sei se assim que funfa o mikrotik) para armazenar as paginas acessadas, e tenho atualmente 3 repetidoras, queria saber se e vantagem fazer o esquema em cada uma dela idenpedente com 1 mikrotik e o sistema de armazenamento de paginas acessadas, ( 1 APLINUX com squid para cada torre ou um geral como ja tenho ?? tenho um servidor brazilfw atualmente que fax o squid e atenticação. ou sera uqe so deixo em modo AP - BRIDGE??

    Peço descupa pela escrita, tudo que aprendo , aprendo mexendo e nao sei os nomes das paradas direito, mais me viro !

  2. #2

    Padrão

    Amigao, acho bom voce fazer a migração para o mikrotik.
    Se possivel, instale um servidor mikrotik em cada repetidora, caso fique dificil, faca apenas o ponto-a-ponto mesmo.

    No mikrotik faça configuracoes simples tais como, controle de banda(QoS), autenticação PPOE por MAC.

    Vai ficar show de bola. Dependendo do seu equipamento tu segura mais 20 simultaneos sem esquentar a cabeça com perda de qualidade.

    obs:
    para informacao mais precisa, me passa qual o seu equipamento e a banda que vc tem pra distribuir para seus clientes.

  3. #3

    Padrão

    ah, respondendo sua pergunta sobre AP-bridge...

    nao resolve muito nao cara.

  4. #4

    Padrão

    monta um proxy separado do mikrotik... usando linux+squid .. o proxy do mk nao eh eficiente...

  5. #5

    Padrão

    Caros amigos,

    Também estou usando p brazilfw como servidor de um provedor que hoje conta com 33 clientes, usamos aki um adsl de 1mb, uso um ap gts, 22 clientes acessado a maior parte do tempo, gostaria de migrar para o mikrotik, que cofiguracões seriam necessarias para garantir um bom funcionamento e qtos clientes posso atender com esse link ?
    PS: para informacão usamos como servidor um athlon 950, 512ram e hd 20gb.

    até mais

  6. #6

    Padrão

    nossa,
    cara claro que o proxy do mikrotik e' bom.
    um dos melhores com os quais ja trabalhei.

    E' claro que vale a questao da preferencia.

  7. #7

    Padrão

    é porque tu nao viu um squid rodando fino :P

    proxy do mk num passa nem pertoooooooooo da performance do squid em um linux ..

    mk nao permite voce mexer em NADA das configurações de performance.. apenas consumo de hot-memory, hd.. etc etc...


    posso afirmar que proxy do mk nao aguenta 40 req/s ...


    Citação Postado originalmente por debughacker Ver Post
    nossa,
    cara claro que o proxy do mikrotik e' bom.
    um dos melhores com os quais ja trabalhei.

    E' claro que vale a questao da preferencia.

  8. #8

    Padrão

    bom, eu nunca testei fazer isso.
    Mas vale a sua dica.

    Vou estudar melhor essa possibilidade de colocar o squid pra rodar/

    desde ja, valeu.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    é porque tu nao viu um squid rodando fino :P

    proxy do mk num passa nem pertoooooooooo da performance do squid em um linux ..

    mk nao permite voce mexer em NADA das configurações de performance.. apenas consumo de hot-memory, hd.. etc etc...


    posso afirmar que proxy do mk nao aguenta 40 req/s ...
    Alexandre...
    Que maquina vc me recomendaria usar para linux+squid?
    Pra atender cerca de 600 clientes...
    Qual seria a configuração mínima do PC?
    Que sistema de autenticação vc usa trabalhando em conjunto com o squid proxy? PPPoE, HotSpot ou IP+MAC...
    Abraços..

  10. #10

    Padrão

    Desculpe me intrometer assim,
    nao sou o alexandre mas acho que posso dar uma opinião válida.

    Se voce utilizar somente Hotspot com PPOE, uma maquina do tipo
    P4 3.0GHZ
    1GB memoria
    1 HD SCSI (preferencial)
    Placa-mãe (tem que ser ASUS por causa da FSB)

    da conta legal do pipino..

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por debughacker Ver Post
    Amigao, acho bom voce fazer a migração para o mikrotik.
    Se possivel, instale um servidor mikrotik em cada repetidora, caso fique dificil, faca apenas o ponto-a-ponto mesmo.

    No mikrotik faça configuracoes simples tais como, controle de banda(QoS), autenticação PPOE por MAC.

    Vai ficar show de bola. Dependendo do seu equipamento tu segura mais 20 simultaneos sem esquentar a cabeça com perda de qualidade.

    obs:
    para informacao mais precisa, me passa qual o seu equipamento e a banda que vc tem pra distribuir para seus clientes.


    Amigao, eu ja tenho um servidor que faça o proxy, e tambem o controle de banda, e está show, e estou estudando a possibilidade de melhorar, tenho 150 clientes, tenho apenas 3 aparelho wr 254, chegando cada 1 a 35 clientes online em pico, e nao fica ruim nao, so que quero almentar a quantidade, li aki no forum que com o cartao r52h da atheros posso pindurar ate 80 clientes e com qualidade uns 50, e citei da possibilidade de proxy em cada torre, so nao sei se e melhor, mais da mais umas dicas aqui que estou absorvendo igual ao bob sponja.

  12. #12

    Padrão

    CARA O R52H E' BOM, mas os 80 vc nao vai conseguir, nem adianta.

    Agora se voce quer segurar mesmo esse tanto de clientes ai brincando compra o cartao xr2 da UBIQUITI. Esse aguenta tranquilo.

  13. #13

    Padrão Obaaa

    Citação Postado originalmente por debughacker Ver Post
    CARA O R52H E' BOM, mas os 80 vc nao vai conseguir, nem adianta.

    Agora se voce quer segurar mesmo esse tanto de clientes ai brincando compra o cartao xr2 da UBIQUITI. Esse aguenta tranquilo.

    Obaaa, assim nao quero xegar aos 80 , mais uns 50 com qualidade, o que vc dix, esse r52h consigo? e esse ubiquiti, consigo ter entao mais qualidade tb, nao sei se ja comentei uso os radinhos wr 254, o mesmo hardware do ovislink 5460, e tenho 35 clientes e esta tranquilo, mais quero algo muito bom hehehe, o que ta pegando muito para mim e o link que nao tenho dedicado inda, tenho 2 banda larga de 8 mb e tenho 150 clientes, hehehe mais me conta mais, so estou esperando uma resposta para comprar , agora to em r52h x ubiquiti, claro que nao sei mexer em mikrotik, mais axo que o que quero Ap Bridge, nao vou ter , me da um toque que pah, ja encomendo do paragua

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por linuxerbel Ver Post
    Caros amigos,

    Também estou usando p brazilfw como servidor de um provedor que hoje conta com 33 clientes, usamos aki um adsl de 1mb, uso um ap gts, 22 clientes acessado a maior parte do tempo, gostaria de migrar para o mikrotik, que cofiguracões seriam necessarias para garantir um bom funcionamento e qtos clientes posso atender com esse link ?
    PS: para informacão usamos como servidor um athlon 950, 512ram e hd 20gb.

    até mais
    Amigaooo, bomm, estou um pouco alem de vc, tenho 150 clientes, com 2 links adsl de 8mb, entao, se fosse vc deixava o brazilfw, vc deve fazer o controle de banda por brazilfw, fazer uma subrede para cada usuario, sem usaro QOS, eu faço assim fica show, usa a sub rede 255.255.255.252, assim cada cliente nao vai se enxergar e cada rede vc cria com a banda de seus usuarios, tenho aki 150 subredes de 150 kbps, isso fica show, ai a hora que crescer um pouco mais, quando chegar nos 100 ai vc cria mais um brazilfw, somente para o squid, um so para o contole de banda, firewall, recebendo o link e o outro so no squid, .... os radinhos tudo em ap bridge.

  15. #15

    Padrão

    diox,

    usa pppoe .. muito melhor !! mais seguro.. facil de dar manutenção...


    agora uma maquina boa pra squid.. depende... a coisa q recomendo.. eh

    1 hd para o sistema (linux ou freebsd).. pode ser sata.
    1 hd ou mais para o proxy.. e de preferencia SCSI ou SAS .. sata2 no minimo...

    muitaaaaaaaaaaaaaa.. mas muitaaaaaaaaaa memoria !!

    com 600 clientes ONLINE simultaneamente usando o proxy... aqui consome 2hd sas de 146gb cada, 4gb de ram por nucleo (8g)... maquina eh um dell com 2 procs opteron 2212 dual-core...

    processamento fica em 10 a 15 % ... mas.. memoria... consome o que tem..

  16. #16

    Padrão

    Cara esse UBIQUITI e' muito bom. Falo por experiencia propria com ele.

    E' outro mundo. Ele custa o dobro dos outros cartoes comuns, mas vale a pena.
    Tu segura 50 simultaneos de boa com ele.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    diox,

    usa pppoe .. muito melhor !! mais seguro.. facil de dar manutenção...


    agora uma maquina boa pra squid.. depende... a coisa q recomendo.. eh

    1 hd para o sistema (linux ou freebsd).. pode ser sata.
    1 hd ou mais para o proxy.. e de preferencia SCSI ou SAS .. sata2 no minimo...

    muitaaaaaaaaaaaaaa.. mas muitaaaaaaaaaa memoria !!

    com 600 clientes ONLINE simultaneamente usando o proxy... aqui consome 2hd sas de 146gb cada, 4gb de ram por nucleo (8g)... maquina eh um dell com 2 procs opteron 2212 dual-core...

    processamento fica em 10 a 15 % ... mas.. memoria... consome o que tem..
    Caramba... mas quanto custa um server desses?
    Hj tenho simultaneos 130 clientes...
    Tava pensando agora de inicio colocar um dual core com 4 gb de RAM e HD sata2 de 400 GB pra dar conta de atender até uns 250 simultaneos... será que dá?
    Vlw...

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    diox,

    usa pppoe .. muito melhor !! mais seguro.. facil de dar manutenção...


    agora uma maquina boa pra squid.. depende... a coisa q recomendo.. eh

    1 hd para o sistema (linux ou freebsd).. pode ser sata.
    1 hd ou mais para o proxy.. e de preferencia SCSI ou SAS .. sata2 no minimo...

    muitaaaaaaaaaaaaaa.. mas muitaaaaaaaaaa memoria !!

    com 600 clientes ONLINE simultaneamente usando o proxy... aqui consome 2hd sas de 146gb cada, 4gb de ram por nucleo (8g)... maquina eh um dell com 2 procs opteron 2212 dual-core...

    processamento fica em 10 a 15 % ... mas.. memoria... consome o que tem..

    Bom, vc axa que minha rede como ta , pode aguentar mais?? tenho 1 servidor para controle de banda e firewall e autenticaçao , isso e um celeron 1.6 com 1 gb de ram ddr2, e tenho outro so para o squid, que e tb a mesma configuracao com hd de 80, sera mesmo que e necessario PPOE, qual programa usar para ppoe, e atualmente uso meus radios em bridge isso pode ser ruim??

  19. #19

    Padrão

    hd para proxy tem q ser no minimo sata2 ... pra aguentar trafego dos clientes ai.. 200 pra cima.. senao fica dando gargalo ..

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    hd para proxy tem q ser no minimo sata2 ... pra aguentar trafego dos clientes ai.. 200 pra cima.. senao fica dando gargalo ..
    Blz.. vou colocar um de 400Gb Sata2...
    E pro sistema operacional vou usar um de 80Gb Sata
    Qual o tamanho máximo dos objetos em cache?
    Vlw.. abraços...