+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão segurança na hospedagem de sites

    BOm dia pessoal...estou com uma dúvida sobre a segurança em hospedagens de sites:


    vamos lá:

    tenho um domínio www.meudominio.com.br registrado no site registro.br até ai tudo bem porque para acessá-lo é preciso usuário e senha.

    mas para eu hospedar por exemplo em casa em um servidor não é pedido o usuário e senha do dominio do site registro.br então onde fica a segurança pois qualquer um pode pegar um domínio e sair hospedando?creio que deva ter alguma forma de segurança que só o dono do domínio possa hospedar o site onde ele quiser mas como isso é feito pois estou com um livro do apache e não fala nada disso só pede para ir colocando os dados do domínio...o mesmo acontece com o livro do carlos moritomo mas até na internet não vej nada relacionado a isso...como sou leigo fica parecendo que se eu souber um dominio seus respectivos dns olhando no site www.registro.br posso colocar em casa e sair usando...eu só queria enteder melhor antes de implementar pois cadastrei um dominio no site registro.br


    desculpem a igorânica pois sou novo na parte de apache e hospedagens...

  2. #2

    Padrão ...

    hospedar um dominio em seu micro para que ele posso responder na sua rede interna...isso sim qualquer um pode fazer...mas pra q ele possa responder na internet inteira...so o reponsavel por ele apontando os servidores onde seus dominio estao hospedados...deu pra entender?

  3. #3

    Padrão

    certo...mas o cara pingando em meu dominio ou indo no site registro.br ele vai saber os dns e com isso ele pode colocar para a rede externa correto? e quando não for preciso direcionar...no caso o cara sabe meu dominio,pegou meus dns no site registro.br e tem um link com ips válidos...então ele mesmo pode direcionar meu dominio para o ip local dele não?


    e mesmo sem link...se eu já não tiver direionado, ele pode pegar meu dominio, secadastra por exemplo no every dns se tiver adsl em casa e direciona meu domino para o no-ip da casa dele por exemplo??


    é isso que quero entender pois estou com meu dominio...usando adsl em casa e me cadastrei no everydns e apontei o meudominio.com.br para o meudominio.no-ip.info da minha máquina...e para isso só precisei me cadastrar no site everydns agora já tá direcionado mas se não tivesse..tem vários sites sendo cadastros hoje em dia e se passa dias sem hospedar em lugar nenhum...o meu mesmo passou-se 1 mês para começar a mecher e ó essa semana direionei para minha máquina...entendeu??

  4. #4

    Padrão

    ifernando,

    Vamos por partes!

    Pra você poder hospedar o seu domínio (site.com.br) em qualquer lugar, você precisa ir até o registro.br, logar (usuário e senha) e informar 2 DNS para onde o mesmo irá apontar.

    Ou seja, basicamente funciona dessa maneira:
    1 - Quando eu digito no meu navegador www.site.com.br, o meu servidor de DNS (no meu caso, o virtua) vai me informar que eu devo ir até o registro.br para saber para onde esse site está apontando.
    2 - No registro.br, vai me informar que esse domínio é apontado para o DNS ns1.umservidor.com.br ou, caso esse falhe, ns2.umservidor.com.br.
    3 - Sabendo disso, minha conexão vai até esse umservidor.com.br e requisitar esse site. O servidor vai identificar qual diretório eu vou ler através desse domínio e então, eu vou acessar seu site.
    (é um pouco mais complexo que isso, mas acho que posso resumir a grosso modo, desta maneira pra que você possa me entender).
    Acontece que pra isso, esse lugar (umservidor.com.br) tem que estar configurado para receber e aceitar essas requisições em nome do seu domínio. Isso realmente, qualquer pessoa pode fazer em qualquer computador com acesso à internet.
    A questão é que, quem vai poder dizer que o seu domínio vai apontar para esses lugares é o proprietário do login/senha do registro.br que alterar os DNS (master, primário e segundário).

    Então, em nada adianta outros servidores "ouvirem" o seu domínio, se ninguem apontar pra lá. E no caso, só o registro.br poderia fazer esse apontamento, ja que você registrou lá.

    É a mesma coisa que vicê ficar ao lado do telefone esperando que eu ligue pra você e eu ligar pra minha mãe, pq eu não faço idéia de que você está esperando a ligação.
    É exatamente a mesma coisa.

    Alguem ter acesso ao seu IP, ou ao DNS do seu domínio em nada interfere no apontamento do seu domínio pra sua casa. Até porque, esses são dados públicos, e se de posse deles alguem pudesse fazer isso, a internet seria um verdadeiro caos.

    No caso, se ela registrar site.no-ip.org ou site.every-dns.org apontando pra casa dele, também em nada interfere que você hospede na sua casa. São domínios independentes.

    É o mesmo exemplo de você ver um site funcionando em .com e outro site completamente diferente com o mesmo nome, porém, em .com.br. São indepentendes.

    A unica coisa que eu lhe recomendo é estudar bastante sobre configuração de servidor, dns, firewall e configurações de segurança, pois se você vai hospedar seu site em seu computador, diversas pessoas poderão chegar até você, e tentar desde derrubar o seu servidor até invadi-lo e tomar posse de seus arquivos/informações.

    Aconselho você a contratar uma hospedagem em uma empresa profissional. Locaweb, Hostnet, etc... Eles sabem o que fazem. Você não! (e nem eu!)

    Bom, espero que tenha ajudado...

    Abraços

    Celão