+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Qual melhor placa PCI para montar Mikrotik?

    Qual melhor placa PCI para montar Mikrotik?
    PLACA PCI WIRELESS TP-LINK WN 651G 108 MBPS CHIPSET ATHEROS

    MercadoLivre: PLACA PCI WIRELESS TP-LINK WN 651G 108 MBPS CHIPSET ATHEROS - R$ 79.99 <---- Clique Aqui!

    ou

    Placa De Rede Wireless PCI 108Mbps D-Link DWL-G520 - Wi-Fi

    MercadoLivre: Placa De Rede Wireless PCI 108Mbps D-Link DWL-G520 - Wi-Fi - R$ 88.99 <---- Clique Aqui!


    Quero montar um Mikrotik para por em 3 Painéis Setoriais da Hyperlink de 17dBi de 120º para atender no maximo um raio de 6km e 100 Clientes. Vocês na sua opinião eu conseguiria isso usando essas placas e qual seria a melhor délas, pois já ouvi falar muito da D-Link, mas tambem a TP-LINK no EUA é muito usada e indicada e por isso fiquei com essa dúvida. Por favor me ajudem, pois estou usando ZINWELL G-220 com 250mW e não estou muito satisfeito não e me disseram que se eu mudasse para um MK com menor potência eu iria ter muito mais rendimento, mesmo com interferencia que a cidade possui. Fico no aguardo de uma possivel solução... Obrigado!!!



  2. #2

    Padrão

    Amigo primeira se kzer 1 proverdor de internet esqueça essas plaquinhas 108mbps, vc não vai usar isso tudo pq não funcionaria bem, se ligue apenas nos padrões 802.11a/b pra provedores wireless, nem o 802,11g é bom, a velocidade + utilizada em provedores é 11Mbps, a q funciona com + estabilidade, maiores velocidades só poderam ser alcançdas com de 5,8ghz, então de preferencias parada cartões com padrões 802.11a/b, eu utilizo aki em meu provedor o " Cartão Mini-Pci A/B/G 600Mw EnGenius-Senao Chipset Atheros Homologado Pela Anatel. " está funcionando muito bem aki em meu provedor, estou usando tb uma RB532 e uma Antena Hyperlink 15dBi exelente.

  3. #3

    Padrão

    Hoje uso placas Dlink G510 B1... São ótimas.. Tenho 4 com 4 setoriais e uma G530 fazendo um enlace em 5.8 ghz !!

    Antes usava uma g510 b1 tbem no enlace, de 11 km e funcionava perfeito !!

    Abraço a todos !!

  4. #4

    Padrão

    Boa noite
    Melhor placa na minha opinião é RB 600
    essa placa é o bixo mesmo pode colocar nao vai ter dor de cebeça com ela não
    o custo dela é mais ou menos de 850,00R$ a 1.000,00R$
    mais vale a pena
    segue abaixo os dados da placa
    se for ver bem nem compesa comprar placa pci

    Multtech Wireless
    Última edição por Clayton.Foga; 04-06-2008 às 22:43.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Clayton.Foga Ver Post
    Boa noite
    Melhor placa na minha opinião é RB 600
    essa placa é o bixo mesmo pode colocar nao vai ter dor de cebeça com ela não
    o custo dela é mais ou menos de 850,00R$ a 1.000,00R$
    mais vale a pena
    segue abaixo os dados da placa
    se for ver bem nem compesa comprar placa pci

    Multtech Wireless
    Hááá isso eu sei... Realmente essa placa é o bixo, mas como o orçamento está apertado, eu queria saber mesmo éra sobre qual placa PCI usar...

  6. #6

    Padrão DWL-G530 nao abro mao

    eu nao abro mao das G530..... pois alem de serem 2.4 e 5.8ghz, vc pode utilizar ela tanto no P2P a 5.8ghz, e tbm utilizar elas nas setorias ou omni.

    vc pode tbm utilizar a G530 soh no P2P e as G520 nas setorias tbm q funcionara numa boa, mais como a diferença de preço entre elas nao eh muito grande, eu recomendo vc por td G530 tbm pela homologaçao, pois ela pode ser utilizada em antenas externa de maior ganho em dbi.

    aqui no momento cada G530 minha segura em media 35 a 40 usuarios simultaneo, e trafico da rede fica normal, lembrando q meu p2p eh a 5.8ghz e o enlace esta muito bem fechado com sinal de -20dbm.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    eu nao abro mao das G530..... pois alem de serem 2.4 e 5.8ghz, vc pode utilizar ela tanto no P2P a 5.8ghz, e tbm utilizar elas nas setorias ou omni.

    vc pode tbm utilizar a G530 soh no P2P e as G520 nas setorias tbm q funcionara numa boa, mais como a diferença de preço entre elas nao eh muito grande, eu recomendo vc por td G530 tbm pela homologaçao, pois ela pode ser utilizada em antenas externa de maior ganho em dbi.

    aqui no momento cada G530 minha segura em media 35 a 40 usuarios simultaneo, e trafico da rede fica normal, lembrando q meu p2p eh a 5.8ghz e o enlace esta muito bem fechado com sinal de -20dbm.
    Me diz uma coisa, qual potência você está conseguindo por nélas? Pois pelo que andei pesquisando éla só tem 63mW (o que pra mim é pouco), o que você me diz?

  8. #8

    Cool

    pode usar uma d-link 510 e muito boa

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Hááá isso eu sei... Realmente essa placa é o bixo, mas como o orçamento está apertado, eu queria saber mesmo éra sobre qual placa PCI usar...

  9. #9

    Padrão potencia

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Me diz uma coisa, qual potência você está conseguindo por nélas? Pois pelo que andei pesquisando éla só tem 63mW (o que pra mim é pouco), o que você me diz?
    entao eu trabalho com 100mw aqui,,, a cidade eh pequena, tem 3 torres localizada na cidade, e 100mw ta bom pra mim..

    agora msm, em uma setorial tem 42 clientes pindurado, e o ping ta bom e ela ta trabalhando a 100mw, 20dbm.

    eu acho q ate uns 150mw vc trabalha numa boa,,, pq quanto maior o mw, maior eh o alcance do sinal,,, tipo em longa distancias,,, pois quem mora perto, o sinal nao fica mais forte, fica igual, pelo menos foi o q eu reparei, posso estar errado.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Clayton.Foga Ver Post
    Boa noite
    Melhor placa na minha opinião é RB 600
    essa placa é o bixo mesmo pode colocar nao vai ter dor de cebeça com ela não
    o custo dela é mais ou menos de 850,00R$ a 1.000,00R$
    mais vale a pena
    segue abaixo os dados da placa
    se for ver bem nem compesa comprar placa pci

    Multtech Wireless
    Eu comprei uma rb dessas e 4 cartoes r52h mas nao to gostando muito nao... estou querenco voltar meu pc-ap com 4 ag530...

  11. #11

    Padrão

    As D_link AG530 funcionam muito bem tanto em 2,4 como em 5 ghz, tem baixa potência, mas na verdade o importante são as antenas.

    a placa usado no mikrotik não influi tanto assim, sua influencia é muito menor do antenas, cabeamento e poluição ambiente.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    As D_link AG530 funcionam muito bem tanto em 2,4 como em 5 ghz, tem baixa potência, mas na verdade o importante são as antenas.

    a placa usado no mikrotik não influi tanto assim, sua influencia é muito menor do antenas, cabeamento e poluição ambiente.
    Fiz alguns testes em bancada e estou chegando a conclusão que é melhor eu retirar um dos meus 4 paineis hyperlink 17dB 90º e trabalhar com apenas 3... fazendo o teste com o btest.exe, ao usar canais proximos estou causando interferencia em mim mesmo... e usando canais distantes tipo 1, 6 e 11 eu consigo simultaneamente 4MB de trafego em cada interface... se uso canais proximos durante o teste, o trafego cai e fica oscilando... faz 1 mes que estou com problemas de lentidao e alta latencia... troquei meu pc-ap pela routerboard 600 e o problema persiste....
    Estou pensando em eliminar 1 painel, e trabalhar soh com 3 mesmo.. jah que dizem q apesar de ser de 90º em media distancia eles acabam fechando os 360º
    O que acham?

  13. #13

    Padrão

    realmente,


    tem uma artigo do júlio battisti em seu site sobre redes wireless que demonstra claramente esse problema, os canais, se sobrepoem quando muito proximos, diminuindo consequentemente o throughput.

    Júlio Battisti

    REDE WIRELESS (muito bom o material)

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    realmente,


    tem uma artigo do júlio battisti em seu site sobre redes wireless que demonstra claramente esse problema, os canais, se sobrepoem quando muito proximos, diminuindo consequentemente o throughput.

    Júlio Battisti

    REDE WIRELESS (muito bom o material)
    Cara.. q acha q devo fazer?
    Jah troquei todos os meus equipamentos mas continuo com problemas... quase certeza que é interferencia... pois faço o teste de throughtput entre a torre e minha casa e nao passa de 200k.. ai vou mudando de canal e consigo um que chega a 2.5MB...
    O que eu devo fazer pra resolver o problema de vez?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Cara.. q acha q devo fazer?
    Jah troquei todos os meus equipamentos mas continuo com problemas... quase certeza que é interferencia... pois faço o teste de throughtput entre a torre e minha casa e nao passa de 200k.. ai vou mudando de canal e consigo um que chega a 2.5MB...
    O que eu devo fazer pra resolver o problema de vez?
    é amigo interferência tem sido o maior problema de todos.

    é importante saber também que a interferência tem fonte e direção, assim como as antenas dos clientes são direcionais, uma boa opção é manter sua torre em posição contrária a fonte de interferência, atenuando assim o nível da mesma.

    aqui tive que mudar uma torre de lugar por causa do problema.

    estou estudando mais afundo 5.8, pretendo mudar minha rede para essa frequencia, menos poluida, e com caracteristicas bem diferente do 2.4