+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cliente sem antena externa dentro de casa, funciona?

    Caros, estou com a seguinte dúvida: (é extenso, mas é necessário para a compreensão)

    Pretendo colocar um pequeno provedor somente para um condomínio de casas, onde penso em por 03 antenas setoriais Hyperlink 90º de 14 Dbi ligadas à RB333 com cartões Engenius no centro do mesmo. O condomínio possui 112 casas, cada uma de dois andares e com altura padrão, sendo 28 do lado esquerdo, 28 do lado direito e 56 em frente (perspectiva de costas ao mar), distam a cerca de 60 metros do centro, onde estou implantando o serviço. As antenas ficariam a cerca de 4 metros da altura das casas com ângulo de inclinação de 20º. Não posso fazer cabeado, que seria o ideal, pois é um condomínio de alto padrão e os mesmos querem uma solução sem fio. Agora vem o problema: Dessas 28 casas de cada lado, 14 ficam viradas para o outro lado, ou seja, ficam "de costas" para as antenas. Como elas não são "coladas" com as que ficam viradas pra frente e possuem janela e quintal na direção das antenas, será que se eu colocar somente uma placa de rede PCI ou um adaptador USB com antena de mesa no micro do cliente, eles recebem o sinal com qualidade?? Para vocês, o ideal seriam 3 antenas setoriais ou 1 Uomini??? Sabendo que cada cliente tem direito a 256Kbps e estou montando um servidor proxy, dois links velox de 6 Mb resolveriam?

    Segue em anexo um desenho que fiz pra facilitar o entendimento.

    Desde já agradeço as ajudas, dicas e comentários.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Estrutura.JPG
Visualizações:	352
Tamanho: 	93,1 KB
ID:      	2232  

  2. #2

    Padrão

    Rapaz, acho que só com teste mesmo. E quando for testar, recomendo testar não apenas com aquelas pequenas de 2dbi, mas umas de 5dbi tb, maiores que eu já ví em alguns aps por aí. Creio que o sinal vai chegar tranquilo no pc do cliente. Só não sei como vai ficar o sinal do cliente pra torre. Se o povo é ricão, mete 1 ap com 2 interfaces wireless em cada casa e 1 abraço.

    E se o problema for apenas passar cabos pelas ruas, mas não tiverem exigências em relação a dentro de casa, vê com eles de fazer instalação normal mesmo, com antena externa. Pelo menos nos pcs de mesa. Seria maior desperdício do mundo não fazer isso em pcs de mesa. Pra notebooks, aí usa 1 ap com 2 wlans mesmo, ou 2 aps.
    Última edição por Gosulator; 30-05-2008 às 20:32.

  3. #3

    Padrão

    amigo eu montei um mesmo provedor a um ano atraz ....
    em um condominio eu usei um ap zinwell e uma omini homologada de 15 dbi..

    no meu caso coloquei a torre no centro do condominio e ficou muito bom nos apartamentos ....o sinal ficou filé...mas tem um porem nos apartamentos dos fundos em algumas casas tive dificuldade para fazer funcionar ...o sinal chegava bom...mas pertia pacote ....

    resolvi o problema colocando um ap repetindo o sinal no apartamento de um outro cliente....com isso o sinal chegava no cliente 1 passava pelo ap e repetia novamente para o cliente 2 q estava com dificuldade....

    obs: em todos os apartamentos eu usei placas wireless e antenas de mesa ....

  4. #4

    Padrão

    Pois é pessoal... seguinte:

    "Se o povo é ricão, mete 1 ap com 2 interfaces wireless em cada casa e 1 abraço"

    O pessoal é rico, mas o contrato é com o condomínio e eles fazem de tudo pra diminuir gastos... Quem disse que rico gosta de gastar dinheiro???? Aqui, os mais ricos são os que mais choram...

    "E se o problema for apenas passar cabos pelas ruas, mas não tiverem exigências em relação a dentro de casa, vê com eles de fazer instalação normal mesmo, com antena externa."

    Eles não querem nem cabos pelas ruas, nem cabos dentro dos imóveis... querem que funcione tudo wireless... mas ae, cabe a mim tentar gastar menos pra e ter algo que funcione bem, usando menos aps...

    "amigo eu montei um mesmo provedor a um ano atraz ....
    em um condominio eu usei um ap zinwell e uma omini homologada de 15 dbi.."

    Pois é amigo Everloko, fiquei na dúvida se para o espaço que vou utilizar uma antena de 15 DBi Hyperlink seria melhor que 3 antenas Setoriais, já que as setoriais podem acabar não jogando o sinal em todos os ângulos necessários, pelo espaço ser curto...

    "no meu caso coloquei a torre no centro do condominio e ficou muito bom nos apartamentos ....o sinal ficou filé...mas tem um porem nos apartamentos dos fundos em algumas casas tive dificuldade para fazer funcionar ...o sinal chegava bom...mas pertia pacote ...."

    esse é um dos meus medos...

    "resolvi o problema colocando um ap repetindo o sinal no apartamento de um outro cliente....com isso o sinal chegava no cliente 1 passava pelo ap e repetia novamente para o cliente 2 q estava com dificuldade...."

    Bom, como no meu caso são 2 lados que ficam "de costas", acredito que tenha que ter dois repetidores, um de cada lado...


    obs: em todos os apartamentos eu usei placas wireless e antenas de mesa .... "

    É assim que eu quero fazer... Qual a marca da placa que você usou? A antena de mesa foi comprada à parte ou veio junto com a placa???

    A todos os amigos que estam dando essas e muitas outras ajudas o meu muito obrigado!!!!

    Bené

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Beneboy Ver Post
    Pois é pessoal... seguinte:

    "Se o povo é ricão, mete 1 ap com 2 interfaces wireless em cada casa e 1 abraço"

    O pessoal é rico, mas o contrato é com o condomínio e eles fazem de tudo pra diminuir gastos... Quem disse que rico gosta de gastar dinheiro???? Aqui, os mais ricos são os que mais choram...

    "E se o problema for apenas passar cabos pelas ruas, mas não tiverem exigências em relação a dentro de casa, vê com eles de fazer instalação normal mesmo, com antena externa."

    Eles não querem nem cabos pelas ruas, nem cabos dentro dos imóveis... querem que funcione tudo wireless... mas ae, cabe a mim tentar gastar menos pra e ter algo que funcione bem, usando menos aps...

    "amigo eu montei um mesmo provedor a um ano atraz ....
    em um condominio eu usei um ap zinwell e uma omini homologada de 15 dbi.."

    Pois é amigo Everloko, fiquei na dúvida se para o espaço que vou utilizar uma antena de 15 DBi Hyperlink seria melhor que 3 antenas Setoriais, já que as setoriais podem acabar não jogando o sinal em todos os ângulos necessários, pelo espaço ser curto...

    "no meu caso coloquei a torre no centro do condominio e ficou muito bom nos apartamentos ....o sinal ficou filé...mas tem um porem nos apartamentos dos fundos em algumas casas tive dificuldade para fazer funcionar ...o sinal chegava bom...mas pertia pacote ...."

    esse é um dos meus medos...

    "resolvi o problema colocando um ap repetindo o sinal no apartamento de um outro cliente....com isso o sinal chegava no cliente 1 passava pelo ap e repetia novamente para o cliente 2 q estava com dificuldade...."

    Bom, como no meu caso são 2 lados que ficam "de costas", acredito que tenha que ter dois repetidores, um de cada lado...


    obs: em todos os apartamentos eu usei placas wireless e antenas de mesa .... "

    É assim que eu quero fazer... Qual a marca da placa que você usou? A antena de mesa foi comprada à parte ou veio junto com a placa???

    A todos os amigos que estam dando essas e muitas outras ajudas o meu muito obrigado!!!!

    Bené
    o problema é sempre a qualidade da conexão, pois com barreira ack time out sobe muito.


    Mas seguinte, se vc usar placas com chipset atheros e antenas de 5 dbi de mesa, funcionará bem com até 400 metros de distancia, desde que seu servidor esteja com pelo menos uma antena de 15 dbi (hyperlink ou ideal) e um cartão de pelo menos 100mv. Outro que com certeza funciona é um apcliente da ovslink acredito que é o Airlive-WL55, não me lembro direito agora.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Beneboy Ver Post
    Pois é pessoal... seguinte:

    "Se o povo é ricão, mete 1 ap com 2 interfaces wireless em cada casa e 1 abraço"

    O pessoal é rico, mas o contrato é com o condomínio e eles fazem de tudo pra diminuir gastos... Quem disse que rico gosta de gastar dinheiro???? Aqui, os mais ricos são os que mais choram...

    "E se o problema for apenas passar cabos pelas ruas, mas não tiverem exigências em relação a dentro de casa, vê com eles de fazer instalação normal mesmo, com antena externa."

    Eles não querem nem cabos pelas ruas, nem cabos dentro dos imóveis... querem que funcione tudo wireless... mas ae, cabe a mim tentar gastar menos pra e ter algo que funcione bem, usando menos aps...

    "amigo eu montei um mesmo provedor a um ano atraz ....
    em um condominio eu usei um ap zinwell e uma omini homologada de 15 dbi.."

    Pois é amigo Everloko, fiquei na dúvida se para o espaço que vou utilizar uma antena de 15 DBi Hyperlink seria melhor que 3 antenas Setoriais, já que as setoriais podem acabar não jogando o sinal em todos os ângulos necessários, pelo espaço ser curto...

    "no meu caso coloquei a torre no centro do condominio e ficou muito bom nos apartamentos ....o sinal ficou filé...mas tem um porem nos apartamentos dos fundos em algumas casas tive dificuldade para fazer funcionar ...o sinal chegava bom...mas pertia pacote ...."

    esse é um dos meus medos...

    "resolvi o problema colocando um ap repetindo o sinal no apartamento de um outro cliente....com isso o sinal chegava no cliente 1 passava pelo ap e repetia novamente para o cliente 2 q estava com dificuldade...."

    Bom, como no meu caso são 2 lados que ficam "de costas", acredito que tenha que ter dois repetidores, um de cada lado...


    obs: em todos os apartamentos eu usei placas wireless e antenas de mesa .... "

    É assim que eu quero fazer... Qual a marca da placa que você usou? A antena de mesa foi comprada à parte ou veio junto com a placa???

    A todos os amigos que estam dando essas e muitas outras ajudas o meu muito obrigado!!!!

    Bené

    Amigo a placa que utilizei é Edmax chipset - Ralink ... e ja vem com essa antena de mesa ....

  7. #7

    Padrão

    Valeu Jhonne e Ever, assim sá pra começar a fazer os testes sem gastar muito com "tentativas". Quando tiver tudo anotado, posto aqui pra dar os resultados!

  8. #8

    Padrão

    Boa tarde!

    Olha eu tenho um caso que estou a 30Mts, mais ou menos da torre de um provedor, onde é destribuido sinal com uma antena omni de 15 dbi, pego o sinal certinho, sem antena.