+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão WDS x Repetidor Universal

    Pessoal, eu gostaria de saber na prática, qual a diferença entre o WDS e o modo Repetidor Universal.
    Pelo que li, os dois precisam estar no mesmo canal, mesmo SSID e cadastrar o MAC de um AP no outro AP.

    Mas os resultados acredito que não possam ser os mesmos, senão, para que os dois tipos de configuração?

  2. #2

    Padrão

    Eu tentei usar aps em modo repetidor universal, mas isto aumenta muito a latencia da rede e acaba que muitos pacotes se perdem e o funcionamento fica horrivel.

    Usei wds e funcionou muito bem. Tanto de ap para ap quanto do mk para ap.
    Cadastra o mac de um no outro, não precisa usar o mesmo essid, mas o mesmo canal sim.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ginvava Ver Post
    Eu tentei usar aps em modo repetidor universal, mas isto aumenta muito a latencia da rede e acaba que muitos pacotes se perdem e o funcionamento fica horrivel.

    Usei wds e funcionou muito bem. Tanto de ap para ap quanto do mk para ap.
    Cadastra o mac de um no outro, não precisa usar o mesmo essid, mas o mesmo canal sim.
    Eu já uso em WDS. Tenho até um bom troughput. Mas tem alguns APs que de vez em quando ficam travando. Então configurei o watchdog com o Ip de um site externo. Quando ele pinga e não acha ele reinicia este AP.
    Eu não sei se este travamento não seria por causa de interferências. Afinal, usar tudo no mesmo canal pode ser que eu mesmo crie interferencias para mim. Eu notei que por ex. num determinado AP ele não poderia estar recebendo sinal de outro da minha rede, porque a antena não estava diretamente para ele. Mas isso pode ser porque a antena não isola bem sinais laterais. E isso pode dar interferências.
    Encomendei umas da Pluton e vou experimentar.

    Mas eu fico intrigado é porque existe o WDS e o Repetidor Universal se os dois fazem a mesma coisa pelo que dizem os manuais. Mas como voce disse, alguma coisa deve ser diferente já que o desempenho foi diferente.

    Só me chamou a atenção o que voce citou, de que não usa o mesmo SSID. Nos manuais diz que tem que ter o mesmo. Vou tentar para ver no que vai dar.

  4. #4

    Padrão

    Vou descrever como eu instalei.

    Um mk com 3 placas dwl520.
    Uma antena setorial de 60 graus pra cada placa.
    as placas nos canais 1,6 e 11. Assim não ha interferencia nos canais.

    ap´s ovislink com firm aprouter.

    os essids das placas do mk diferentes, e nos aps essids diferentes da placa, para indentificar o ap.
    Nunca tive problemas sérios com travamento, mas houve necessidade de ressetar o ap uma ou outra vez.
    Se vc usar a mesma essid, cria um efeito roaming e isto é bom tambem.
    Quebrei muito a cabeça pra montar isto, nem sempre o que tá nos manuais funcionam corretamente na pratica.
    O canal que vc usa na placa e no ap realmente tem que ser o mesmo, senão não funciona, mas o essid pode ser diferente, acabei optando por essids diferentes e configurei o wds na mão e não como dinamico.
    Usei uma bridge pra unir todos na mesma rede e os ips ficaram transparentes para o servidor, o que possibilitou o uso de maccontrol.
    Não tive sucesso usando modo repetidor, nem com d-link, nem com ovislink.
    Eu li aqui no forum mesmo uma explicação sobre o modo repetidor, e falava que é ineficiente.
    O wds é sincrono, ele recebe e envia os pacotes pela mesma antena dividindo o canal em duas partes.
    Nos aps que usei não havia roteamento. Quem distribuia os ip é o proprio mk.
    Coloquei 2 aps em wds pra cada placa do mk e funcionou corretamente.
    nas situações em que eu estava muito lateral a antena setorial eu coloquei um ap em wds e mais um ap no modo ap ligado no ap wds para garantir a conexão e o sinal e esplalhar melhor o sinal.
    Eu fiz desta forma e funcionou perfeitamente.
    Tive uma media de 25 a 30 clientes plugados nas antenas sem problema.

  5. #5

    Padrão

    É isso aí. Vou continuar insistindo no WDS.
    Tem um colega aqui do forum, agora não achei o login dele, mas ele já está chegando a 700 usuários cadastrados e usa tudo em 2.4 com WDS e não tem queixa também. Me recomendou um WDS por AP e não mais.

    Eu ainda não cheguei bem a um conclusão, mas eu acho que é um AP só que trava e então reinicia. Acho que o problema é nele. Conforme o desenrolar eu vou trocar este AP. Vou continuar rastreando até ter certeza.

  6. #6

    Padrão wds como fazer com c3 (www.cetres.com.br) parecido com o da aprouter

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pessoal, eu gostaria de saber na prática, qual a diferença entre o WDS e o modo Repetidor Universal.
    Pelo que li, os dois precisam estar no mesmo canal, mesmo SSID e cadastrar o MAC de um AP no outro AP.

    Mas os resultados acredito que não possam ser os mesmos, senão, para que os dois tipos de configuração?
    pois coloquei em wds mais ap n 1 radio, e no segundo idem trocando-se os macs em cada um deles gostaria de saber como faço depois p navegar?

    tenho alfa w610, 3 dwl 700 ap, 1 dir 300 e um wr254, 1 xcliente casa, e um escritorio.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ordnael Ver Post
    pois coloquei em wds mais ap n 1 radio, e no segundo idem trocando-se os macs em cada um deles gostaria de saber como faço depois p navegar?

    tenho alfa w610, 3 dwl 700 ap, 1 dir 300 e um wr254, 1 xcliente casa, e um escritorio.
    Fundamentalmente você tem que cadastrar o MAC de um no outro.
    Ex. se voce tem um AP e quer levar o sinal para dois APs distantes, tem que cadastrar no primeiro AP o Mac dos outros dois e em cada um deles cadastrar o mac do primeiro. E colocar modo bridge.
    Se for fazer acesso também, além de repetir o sinal, aí coloca AP+WDS, senão só WDS.
    Mas não dá para sobrecarregar muito os APs. Tem que depois ir monitorando em WDS--> estatísticas. Lá vai te dizer muito sobre a qualidade do link, velocidade que está passando, pacotes perdidos...
    E voce pode colocar também uma chave de criptografia no WDS.
    No site da APRouter tem vídeos sobre estas configurações e são muito bem feitos.
    Para achar os vídeos, vai lá em "Falar conosco" e quando for preecher o formulário de contato vai aparecer uma mensagem convidando voce a ver os vídeos antes de perguntar algo a eles.
    O modo de configurar é igual para todos os rádios com firmware embarcados. O que pode mudar é a disposição dos menus.

  8. #8

    Padrão

    Me falem uma coisa, estou precisando colocar um repetidor de sinal, mas no local onde este repetidor, preciso que um computador acesse a rede/internet por RJ45, isso eh possivel com um soh AP? em que modo(repetidor ou WDS) eu preciso configurar o ap para que ele repita o sinal que ele vai receber, e também disponibilize a rede/internet via RJ45?

    Estou precisando colocar esse repetidor pois eu montei uma rede entre entre duas lojas (matriz e filial) e a casa do dono da loja, o modem ADSL fica na loja matriz e la eu coloquei uma antena omni, e na casa do dono e na matriz, eu coloquei em cada um aps, configurado em modo client, na casa ele tem dois desktop, e na filial ele tem 7 desktops, mas o que esta acontecendo, eh que entre a filial e a matriz, tem uma bentida de uma arvore gigantesca, e ja levantamos as antenas mas ainda naum tah dando certo, e o dono nao quer que levantar mais as antenas, ja na casa dele da visada total entre a matriz e tb a filial, ae eu tive pensando em fazer que o ap da casa repita o sinal que chega da matriz para a filial, mas que tb libere o sinal atraves das porta RJ45, para os dois pc da casa.

    obs: não me recordo dos modelos dos aps, soh sei q o da matriz, soh funciona como em modo ap, ja o da casa tem WDS, repetidor universal, WDS+AP, Client, e o da filial tem AP, Client. esses APs o cara ja tinha ele, ae soh aproveitei eles e fiz a rede. e o sinal entre a casa e a loja matriz tah excelente. ja o da matriz e da filial tah pessimo, e tem hora que nem acha a rede.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edileyoliveira Ver Post
    Me falem uma coisa, estou precisando colocar um repetidor de sinal, mas no local onde este repetidor, preciso que um computador acesse a rede/internet por RJ45, isso eh possivel com um soh AP? em que modo(repetidor ou WDS) eu preciso configurar o ap para que ele repita o sinal que ele vai receber, e também disponibilize a rede/internet via RJ45?

    Estou precisando colocar esse repetidor pois eu montei uma rede entre entre duas lojas (matriz e filial) e a casa do dono da loja, o modem ADSL fica na loja matriz e la eu coloquei uma antena omni, e na casa do dono e na matriz, eu coloquei em cada um aps, configurado em modo client, na casa ele tem dois desktop, e na filial ele tem 7 desktops, mas o que esta acontecendo, eh que entre a filial e a matriz, tem uma bentida de uma arvore gigantesca, e ja levantamos as antenas mas ainda naum tah dando certo, e o dono nao quer que levantar mais as antenas, ja na casa dele da visada total entre a matriz e tb a filial, ae eu tive pensando em fazer que o ap da casa repita o sinal que chega da matriz para a filial, mas que tb libere o sinal atraves das porta RJ45, para os dois pc da casa.

    obs: não me recordo dos modelos dos aps, soh sei q o da matriz, soh funciona como em modo ap, ja o da casa tem WDS, repetidor universal, WDS+AP, Client, e o da filial tem AP, Client. esses APs o cara ja tinha ele, ae soh aproveitei eles e fiz a rede. e o sinal entre a casa e a loja matriz tah excelente. ja o da matriz e da filial tah pessimo, e tem hora que nem acha a rede.
    Ok, jah que no ponto casa faz wds coloque mais radio = oa da casa em modo wds e voi-la !!! cadastre os macs do 2 radio no 3 (filial) e o mac do 3 no segundo(casa), o radio que eu colocaria p wds serio o wr252 (2 portas ethernet) e na filial o wr254 com 5´portas, colocando-se tudo em bridge.

    lembre-se que nao se consegue fazer controle de banda em modo wds.