+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamento Pra Testar Kit No Cliente!!

    Olá pessoal, saudações.....

    Galera estou c um problemão. Estou tendo problemas na minha rede, de velocidade em os clientes e o ap. Já conferi antena, cabo, conector, ap, placas, Ack timeout, potencia, tudo mesmo.....

    E a net continua ruim, porem é por causa da conexao entre o cliente e o ap. Contudo, entao irei visitar todos os meus clientes....... Ta ai o problema são quase 100. Irei perder muito tempo e dimdim.

    Por isso gostaria de saber se existe algum equipamento q eu possa testar no cliente. No momento q estiver fazendo essa visita. Sei lá algum medidor........

    Socorro!!!!!! Ajudem

    Obrigado

    Vlw!

  2. #2

    Padrão

    Olá!!


    Duas respostas eu tenho para ver se te ajudo

    1ª-Você pode estar sendo mais uma vitima da poluição de 2.4, verifique isso, pode fazer no próprio suvery do seu ap, se tiver mais de 20 redes sendo captadas esse será seu problema.

    2ª Eu tive um problema parecido, até abri um tópico sobre isso a conexão tinha problemas entre os clientes e o ap, o sinal chegava com 100% mas a perda de pacotes era grande, usava uma antena hyperlink que comprei a uma pessoa para fazer um repetidor, depois de testar tudo resolvi comprar uma antena aquário de 15BDI (aquelas que dizem ser a cópia da hyperlink), coloquei no lugar e...Adivinha...acabou o problema, era a antena, se você tiver outra para colocar no lugar faça o teste que deve resolver.

    Ainda uma terceira dica...Ao instalar o kit no cliente entre no prompt do dos e de um ping para seu ap, se perder pacotes provavelmete será o mesmo problema que tive, depois pigue para o MK se perder pacotes para o MK o problema estará na conexão do ap para o MK.

    A média de ping's para o AP tem que ser menos de 10ms (sem trafego) se for mais que isso algo está errado ou na instalação ou na comunicação com o ap, uso essa base na instalação, ficando assim você só verá esse cliente quando for receber a mensalidade.


    Espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão

    bom dia amigo.

    eu uso aki, tanto para instalacao como para teste, o aprouter com lcd. Gosto muito dele, ele conecta na rede sem uso de pc, faz teste de ping etc.

    Pra ter ideia, tenho 2 tecnicos, onde cada 1 instala sozinho o kit na casa do cliente com media de 40min cada. Quanto usava notebook, precisava de 2 tecnicos para cada instalacao ou manutencao, e demorava mais de 1hora, para achar posicao etc etc.

    Quanto estou com problema de latencia agora, e quero tirar duvida se é posicionamento da antena, placa com problema ou mesmo o pc do cliente, tiramos o cabo da placa, passamos para o aprouter lcd, e conectamos na rede. Geralmente colocamos no notebook para o cliente ver navegando, e ai ja temos o diagnostico do problema.

  4. #4
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Thumbs up

    vc compro esta aparelhou ou foi fabricação sua

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    vc compro esta aparelhou ou foi fabricação sua
    Tá la no site da Aprouter. Tem todas as informações.

    E se não me engano é em torno de 600/700 reais.

  7. #7
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Eu prefiro usar o nano station 2 ou 5..

    quando quero alinhar alguma coisa e etc..
    coloco a antena, faço o cabeamento de rede do cliente até a maquina, ja ligo o poe, (levo o nano configurado)

    se usar a antena embutida dele.. só fico la no telhado até dar o maior RSSI (pelo grafico na bundinha do nano)

    se usar antena externa (saida SMA) eu vo mirando la e mostra tambem o RSSI pelos graficos na bundinha do nano..



    o da AP Router custa R$600 .. + modulo da bateria

    o nano custa R$290,00 ...

    coloquei uma fotinha do nano em Anexo ..
    espero que te ajude.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nano3.jpg
Visualizações:	186
Tamanho: 	23,4 KB
ID:      	2243  

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Eu prefiro usar o nano station 2 ou 5..

    quando quero alinhar alguma coisa e etc..
    coloco a antena, faço o cabeamento de rede do cliente até a maquina, ja ligo o poe, (levo o nano configurado)

    se usar a antena embutida dele.. só fico la no telhado até dar o maior RSSI (pelo grafico na bundinha do nano)

    se usar antena externa (saida SMA) eu vo mirando la e mostra tambem o RSSI pelos graficos na bundinha do nano..



    o da AP Router custa R$600 .. + modulo da bateria

    o nano custa R$290,00 ...

    coloquei uma fotinha do nano em Anexo ..
    espero que te ajude.
    Mais uma vêz se superando, Luiz?
    E pela metade do preço, é um convite. Mais alguns dias e eu vou ver de perto este Nano.
    Quando você falou em já levar configurado, é com as configurações que o cliente vai usar, como ip, mac e criptografia? Nada destas configurações dá para serem feitas "a campo"? E depois do acerto, é só desconectar o cabo e conectar o micro?
    Com ele você entra na configuração do rádio?

  9. #9

    Padrão

    a vantagem do aprouter, é que vc consegue ver qual ssid esta melhor. no meu caso, tenho pelo menos 2 opcoes de torre para o cliente, e ele mostra no lcd todas as torres, inclusive de concorrentes.

    O modulo da bateria nao precisa comprar, eu uso ou fonte na tomada, ou bateria de moto.

    vc pode testar o ping em cima da casa mesmo, sem chegar ao pc do cliente.

  10. #10
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    1929,
    primeiro eu visito o cliente, vejo as possibilidades de torres e etc..
    claro que eu vou saber a que ta mais perto, a que ta com visada limpa e etc..

    bom, dai eu fecho com o cliente, valor.. tempo de instalacao e etc.. e saio da casa dele (peço sempre 2 dias ut. pra instalar)

    beleza, da uns 30 mins volto na casa do cliente (ele assusta :OOOO)
    chega com nano configurado , beleza, enquanto 1 coloca o suporte da antena, o outro ja vai passando o cabo de rede..
    depois de colocar o suporte e passar o cabo, ligo o poe la no pc do cliente, e , por final, faço a mira usando o graph na bundinha do nano..
    quando da o maximo que der, agente aperta..
    e dá um Tchauzim..

    cliente feliz = dinheiro.



    então no caso eu não preciso de ferramenta de medir sinal porque o radio do cliente faz isso por min!
    mas o da aprouter não é um mal negocio, eu só acho caro!
    não leve a mau meu colega que tá "defendendo o radio" ..
    eu gosto dos radios da aprouter.. só acho caro, simples :P



    mas agora, ferramenta de medir sinal é um notebook + cartao pcmcia com chipset atheros :P ai sim, você mede.. mas tem o pro de ter que ligar no cabo rgc!