+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 3 links 3 servidores mikrotik

    Pessoal,

    Possuo hoje 2 links Link A e Link B, um servidor MK e outro servidor linux, no servidor mk estou usando apenas o Link A, e no linux o Link B, quando o link A cai, que é muito dificil, eu ligo no link B tambem.

    Porem, estamos contratando um terceiro link, e preciso montar a estrutura.

    Link A, Link B, Link C entrando em um mikrotik "core", e desse mikrotik sai para outros dois mikrotiks, o mk-bd01 e mk-bd02 para dividir os clientes entre os servidores.

    no mk-core que é o que entrará os 3 links, eu tenho 4 placas de rede (3 entradas e 1 saida).

    no mk-bd01 terei 4 placas de rede tambem, 1 para entrar o link, 1 pra sair para os clientes, 1 para consulta dns/squid

    já vi uma estrutura dessa funcionando em outro provedor, porém preciso montar isso aqui no meu, alguem pode me ajudar, me indicar alguma leitura sobre como fazer isso

    1 servidor mk para receber os 3 links e mandar para os outros 2 servidores mk de controle de banda.


    obrigado amigos

  2. #2

    Padrão

    Olha amigo,
    Eu postei este artigo outro dia no vivaolinux e possa ser que te ajudará
    Linux: Balanceamento de carga com 2 links no MikroTik [Artigo]

    Este foi com dois links, mas você pode incrementar com suas necessidades.

    Qualquer coisa estamos por aí...

  3. #3

    Padrão

    Amigo estava atras deste post de balanciamento e agora encontrei valeu mesmo, agora so uma duvida. aquela faixa de ip que usou no post nao é necessario usar ela ne! por exemplo eu uso 192.168.2.1 para o0 servidor e o resto pros clientes mas so to usando um link adsl to com um outro parado precisando de balanciar. obrigado pelo post ja valeu so tenho esta duvida mesmo.

  4. #4

    Padrão

    Bom dia, amigo nandop qual a necessidade de usar 3 mikrotiks?
    pq nao usar apenas um, marcar os pacotes fazendo com que cliente x saia por link x, cliente y por link y, e cliente a por link a? mas de qualquer forma, acho que a ideia que vc ira montar em toda essa estrutura é assim mesmo, isso vc pode fazer com marcação de pacotes vindo de um endereço X saia por gateway X marcando rotas, e em IP > Routes quando vc adicionar o ip de um link vc especifica os pacotes com marca de rota X saia por esse link, do modo que eu to falando aki ta meio russo de entender ^^ quando eu chegar em casa eu posso escrever mais detalhado

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lenimax Ver Post
    Amigo estava atras deste post de balanciamento e agora encontrei valeu mesmo, agora so uma duvida. aquela faixa de ip que usou no post nao é necessario usar ela ne! por exemplo eu uso 192.168.2.1 para o0 servidor e o resto pros clientes mas so to usando um link adsl to com um outro parado precisando de balanciar. obrigado pelo post ja valeu so tenho esta duvida mesmo.
    Você pode usar as suas faixas sim.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stratuskane Ver Post
    Bom dia, amigo nandop qual a necessidade de usar 3 mikrotiks?
    pq nao usar apenas um, marcar os pacotes fazendo com que cliente x saia por link x, cliente y por link y, e cliente a por link a? mas de qualquer forma, acho que a ideia que vc ira montar em toda essa estrutura é assim mesmo, isso vc pode fazer com marcação de pacotes vindo de um endereço X saia por gateway X marcando rotas, e em IP > Routes quando vc adicionar o ip de um link vc especifica os pacotes com marca de rota X saia por esse link, do modo que eu to falando aki ta meio russo de entender ^^ quando eu chegar em casa eu posso escrever mais detalhado
    Olá amigo, eu preciso dessa estrutura porque terei dois servidores com 800a1000 clientes cada. Entao acredito que seja melhor dividir a carga entre eles.

    pra isso preciso montar dessa forma, pois um link que tenho nao passa por roteador, logo nao consigo ter dois servidores direto nele.

    alem do mais futuramente vamos implantar um servidor "AES", acho que é esse o nome, para que se um link vier a faltar , o sistema direciona para o olutro link e o cliente mesmo possuindo o ip publico contiruará com o mesmo ip publico.

    para isso que tem que ter esse mikrotik "core".

    Muito obrigado pelas dicas.
    Última edição por nandop1240; 04-06-2008 às 15:38.

  7. #7

    Padrão

    alguem já desenvolveu uma estrutura parecida?

    Outro ponto importante, é o sistema de ips proprios, sem depender da operadora, por exemplo:

    tenho uma faixa de ips proprios, e eu anuncio eles em um link, se derepente esse link parar , eu passo a anunciá-los em outro link.

    Ajuda ai galera.

    Obrigado.

  8. #8

    Padrão Suporte

    suporte especilaizado em servidortes [email protected]

    Citação Postado originalmente por nandop1240 Ver Post
    Olá amigo, eu preciso dessa estrutura porque terei dois servidores com 800a1000 clientes cada. Entao acredito que seja melhor dividir a carga entre eles.

    pra isso preciso montar dessa forma, pois um link que tenho nao passa por roteador, logo nao consigo ter dois servidores direto nele.

    alem do mais futuramente vamos implantar um servidor "AES", acho que é esse o nome, para que se um link vier a faltar , o sistema direciona para o olutro link e o cliente mesmo possuindo o ip publico contiruará com o mesmo ip publico.

    para isso que tem que ter esse mikrotik "core".

    Muito obrigado pelas dicas.