+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dividir link por serviço

    Pessoal,

    Seguinte:

    As vezes noto que mesmo meu servidor estando com pouca carga de clientes, meu link dá um pico la no alto e retorna, e que isso se deve ao squid, porque como não existe nenhuma limitação de velocidade do que vem da interface publica para o cache, ele usa, dependendo do site acessado, até toda a banda disponível, provocando lags em jogos e cortes em voip.

    Assim, to pensando em dividir meu link por serviço, tipo criar queue que coloquem X% para conexão http e X%para outros servicos. Queria saber se alguem usa assim?

    Também tenho receio em criar politica de prioridade de trafégo.

    Por favor postem suas opiniões e experiências.
    Última edição por JHONNE; 03-06-2008 às 22:33.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Pessoal,

    Seguinte:

    As vezes noto que mesmo meu servidor estando com pouca carga de clientes, meu link dá um pico la no alto e retorna, e que isso se deve ao squid, porque como não existe nenhuma limitação de velocidade do que vem da interface publica para o cache, ele usa, dependendo do site acessado, até toda a banda disponível, provocando lags em jogos e cortes em voip.

    Assim, to pensando em dividir meu link por serviço, tipo criar queue que coloquem X% para conexão http e X%para outros servicos. Queria saber se alguem usa assim?

    Também tenho receio em criar politica de prioridade de trafégo.

    Por favor postem suas opiniões e experiências.

    A isso damos o nome meigo de QoS (quality of service). Assim é que se estrutura uma rede (tráfego).

    No Mikrotik conseguirá fazer utilizando-se das Queue Tree e Mangle. Funciona beleza, mas dá um trabalho, pois depende de análise e descobrir na sua infra o que é prioridade e o que deve ser garantido.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    A isso damos o nome meigo de QoS (quality of service). Assim é que se estrutura uma rede (tráfego).

    No Mikrotik conseguirá fazer utilizando-se das Queue Tree e Mangle. Funciona beleza, mas dá um trabalho, pois depende de análise e descobrir na sua infra o que é prioridade e o que deve ser garantido.
    Sei bem o que fazer! conheço toda nomeclaturização do sistema, mas...

    Não é bem o QOS que quero, afinal não pretendo priorizar banda para determinado tipo de serviço nem mudar o TOS de serviços na tabela mangle, o que pretendo é apenas limitar o tráfego http de forma que o squid não utilize de toda conexão disponível para fazer download.

    O que eu fostaria de saber se alguém já fez? e o que achou da experiência?
    Última edição por JHONNE; 04-06-2008 às 05:38.

  4. #4

    Padrão

    O que podes fazer é pegar um link secundário e jogar os downloads para ele.
    Com o squid voce pode user o tcp_outgoing_address para fazer isso, jogando as extensões e os mimes para a acl.

    Saudações,

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    O que podes fazer é pegar um link secundário e jogar os downloads para ele.
    Com o squid voce pode user o tcp_outgoing_address para fazer isso, jogando as extensões e os mimes para a acl.

    Saudações,
    Na verdade estou usando dois links, e também no squid com tcp_outgoing_address, mas não desse jeito que vc está propondo, uso balanceamento por source_address, para que não dê problemas com sites de banco etc.

    Não acredito que seja esta a solução mais prática. Limitar o tráfego http é fácil com queue até porque posso limitar na saida já meu squid está em paralelo com o mk, o que quero realmente é um relato de experiências desse tipo, pois tenho 400 clientes não dá pra ficar brincando de fazer testes

  6. #6
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Jhonne, nem sei se funciona pois ainda estou estudando essa possibilidade, mas acredito que nesse seu server de squid você pode negar os downloads,

    .rar .zip .exe .pdf .swf .rm .rmvb .avi .bittorrent .mpg .mp3

    (aí no caso so vai dar cache de arquivos como gifs , jpegs e etc..)

    mas ai você vai falar (mas eu quero fazer cache desses arquivos)
    aí você pode montar outro servidor (squid) em outra maquina trabalhando como parent dessa sua principal e nela limitar a velocidade em que ela usa pra baixar esses arquivos.. por exemplo , se você tem 6mbps, deixar 1,5mb nessa maquina que somente é utilizado com o cliente requisita essas extensoes..
    claro que no outro server você vai deixar bloqueado gif jpeg e etc.. e so liberar as extensoes que você bloqueou no squid principal

    assim não iria interferir na velocidade do cliente navegar e sim na velocidade dele baixar um arquivo .exe (isso se os 1,5 estiver estourado e o arquivo não estiver em cache)

    assim eu "acredito" que resolva, mas pesquise direitinho.. foi só uma opnião, sem testes , apenas uma ideia.