+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    Pessoal, quem ja teve dor de cabeça com Star-OS (falecido) tem trauma de energia na alimentação de seus radios, realmente isso é um problema na alimentação de cartões PCMCIA, MiniPCI, RB, Placas mãe, eu acabei adotando os pcs por causa desse grande problema com as RB que deixa qualquer um de cama por causa da dor de cabeça e essa dica do Alam (mais uma vez ajudando a muitos) já foi usada pelo pessoal que pedia aquelas fonte 5v 2am dos samsung swl3300 rsrsrs que são fontes boas vale apena falar.

    Segue um Artigo da comunidade CasemodBR.com para leitura que muita gente vai atender como funciona isso CasemodBR.com :: O seu gabinete nunca mais será o mesmo.

    Abraço

  2. #42

    Padrão

    Alguém comentou que é necessário instalar alguma carga na linha 5v da fonte. Isso é IMPRESCINDÍVEL, porque as fontes ATX (AT também, não lembro) regulam todas as tensões a partir da carga instalada na linha 5v. Uma fonte sem nada no 5v NÃO vai ter uma saída 12v estável, vai variar, pode ficar tanto em 11 como em 19v...

    É preciso colocar alguma coisa no 5v, uma ventoinha dessas de cooler de processador antigo já é suficiente, só não recomendo lâmpadas porque aquecem demais a caixa.

  3. #43

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zaphodbr Ver Post
    Alguém comentou que é necessário instalar alguma carga na linha 5v da fonte. Isso é IMPRESCINDÍVEL, porque as fontes ATX (AT também, não lembro) regulam todas as tensões a partir da carga instalada na linha 5v. Uma fonte sem nada no 5v NÃO vai ter uma saída 12v estável, vai variar, pode ficar tanto em 11 como em 19v...

    É preciso colocar alguma coisa no 5v, uma ventoinha dessas de cooler de processador antigo já é suficiente, só não recomendo lâmpadas porque aquecem demais a caixa.
    Onde voce conseguiu essa informação?

  4. #44

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Onde voce conseguiu essa informação?
    Trecho de uma matéria da Revista PC&Cia #63 de Outubro de 2006, página 56

    http://img359.imageshack.us/img359/9...argetw0.th.jpg

  5. #45

    Padrão

    relamente .. quando medi pelo multimetro tava passando mais de 12v..

  6. #46

    Padrão

    Concordo que na fonte AT não tem como, mas na ATX tem, pegando do conector de 20 pinos que liga na placa mãe, vou ver a coloração certa e posto aqui. Me lembro que usava uma em um ventilador de 24Volts em uma ATX.

    Abraços

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Não é possivel fazer 24V numa fonte, porque ela nao possui linha de 24V, todos os fios amarelos saem do mesmo lugar, se voce abrir uma fonte vai ver que todos ele sao soldados na placa da fonte no mesmo local.

    2 fios amarelos e um preto vai ser 12v de qualquer jeito, mesmo que voce ligue 4 ou 5 amarelos, vai ser sempre 12v.

    Se voce ligar o -12 e o +12 de uma fonte voce vai levar um pipoco na cara, isso sim. (-12 não é terra)

  7. #47

    Padrão

    Concordo e perguntei á um profissional de eletrônica.

    Não precisa de nada na linha.

    A fonte tem a CAPACIDADE MÁXIMA DE xx amperes... vai pedindo e ela vai dando, até o limite.

    Abraços

    Alam Dias

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Vou explicar novamente porque tem gente que nao entendeu.

    NÃO É PRECISO PÔR NADA PRA FAZER UMA FONTE FORNECER A DEVIDA AMPERAGEM.

    Se uma RB consome 2A entao ela vai puxar em momento de pico 2A, nada que voce ponha vai forcar a fonte a trabalhar a 2A continuamente, e pelo contrario, sera mais uma fonte de consumo de energia.

    Voce pode colocar 100A lá, a RB so vai querer 2A.

    É o mesmo que dizer que uma lampada de 100w 4A precisa que a geladeira esteja ligada pra que ela fique acesa com brilho total. Isso nao existe.

    O consumo de um aparelho, seja ele RB, AP ou Geladeira, depende do uso. Não adianta forcar uma RB consumir uma potencia de 2A continuamente se ela nao precisa.

  8. #48
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Bom ate da pra fazer 24 volts sim,
    No caso NAO usa o fio preto, vai ser usado como terra o -12, e o +12 positivo como de costume,
    Nao pode ligar o +12 e -12 junto senao da um pipoco mesmo,
    Agora sobre ligar uma carga no +5, isso nao é pra fornecer amperagem e sim para fazer o controle das voltagens da fonte porque, é retirado uma amostra do +5 para fazer o controle da voltagem


    falow abraços

  9. #49

    Padrão

    entao pra mim passar 24v e soh tirar o +12v (amarelo) e o -12v(Azul) no meu caso.. e pronto..
    no meu caso a RB e dc.. essa corrente vai ser dc.. e no caso nao tem perigo de queimar..

    fiz um pequeno teste aki liguei esses cooler.. grande. de 12v nesse esquema.. o negocio giro rapidao.. com força..rsrs mas acho q deu certo..

    no caso qual seria a amperagem ? a mesma da +12v ?
    Última edição por jdmano; 12-06-2008 às 12:08.

  10. #50

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jdmano Ver Post
    entao pra mim passar 24v e soh tirar o +12v (amarelo) e o -12v(Azul) no meu caso.. e pronto..
    no meu caso a RB e dc.. essa corrente vai ser dc.. e no caso nao tem perigo de queimar..
    fiz um pequeno teste aki liguei esses cooler.. grande. de 12v nesse esquema.. o negocio giro rapidao.. com força..rsrs mas acho q deu certo..
    no caso qual seria a amperagem ? a mesma da +12v ?
    Não é a mesma da +12, tem que conferir na etiqueta, que me lembre não chega nem em 2A.

    Esse meio de obter 24v só dá pra ser usado como quebra galho em cargas (muito) pequenas.

  11. #51

    Padrão

    Atualmente trabalho com AP's e estou querendo partir pra RB's, comprei uma RB333 para testes, no entanto veio uma fonte de 24V 0,8A que o vendedor falou que é a recomendada. Estou achando essa amperagem muito baixa, o pessoal ta falando ai no tópico de 2 a 5 amperes!
    Alguem usa essa fonte de 0,8A com esta RB?

  12. #52

    Padrão

    Eu passei por problemas similares, ai comprei uma Fonte Estabilizadora Hobby II FTE-1205 de 12VDC por 5A HAYONIK (135,00), até o sinal ficou melhor nos clientes.
    Quando o transmissor esquentava e ai havia perda de energia e também consumia mais, para piorar eu uso PoE.
    Até descobrir o que era deu um trabalho.

    Antonio Neto - ATA Informática On-Line.

  13. #53

    Padrão

    Galera eu tenho uns radios EDIMAX 7209 que essas fontes arrebentam a toa...sempre estão dando problema....e eu tenho varias fontes AT aqui paradas....qual seria o esquema para eu poder ligar o radio a partir dessas fontes AT. teria como ? O radio é 12 V e 1A, mas tenho radios com 7,5 V e 1A...como eu faria para regular essa voltagem ? e o esquema de ligaçao...

    obrigado a todos.
    Última edição por leandro17; 13-06-2008 às 01:51.

  14. #54

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandro17 Ver Post
    Galera eu tenho uns radios EDIMAX 7209 que essas fontes arrebentam a toa...sempre estão dando problema....e eu tenho varias fontes de PENTIUM 4 aqui paradas....qual seria o esquema para eu poder ligar o radio a partir dessas fontes de P4. teria como ? O radio é 12 V e 1A.

    obrigado a todos.
    más olho com amperagem

    ah, e com certas fontes, verifique se nao tem q inverter a polaridade de AC (corrente alterna)


    Abraços
    Lee
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura5.PNG
Visualizações:	172
Tamanho: 	16,9 KB
ID:      	2292  

  15. #55

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandro17 Ver Post
    Galera eu tenho uns radios EDIMAX 7209 que essas fontes arrebentam a toa...sempre estão dando problema....e eu tenho varias fontes AT aqui paradas....qual seria o esquema para eu poder ligar o radio a partir dessas fontes AT. teria como ? O radio é 12 V e 1A, mas tenho radios com 7,5 V e 1A...como eu faria para regular essa voltagem ? e o esquema de ligaçao...

    obrigado a todos.
    Basta voce ligar o amarelo com o preto que ja tera 12v

    A proposito tenho fontes de Edimax de 12v 1A que estao a mais de 2 anos em pleno vapor e nao param... De ve ser alguma instabilidade ai na sua rede de energia.

  16. #56

    Padrão

    muito obrigado parceiro...só não entendi esse lance de inverter a polaridade da corrente alternada...

    Aonde eu inverto isso, e pq motivo ?

    Obrigado.

    Citação Postado originalmente por LEE337 Ver Post
    más olho com amperagem

    ah, e com certas fontes, verifique se nao tem q inverter a polaridade de AC (corrente alterna)


    Abraços
    Lee

  17. #57

    Padrão

    obrigado amigo, e a amperagem como fica ? Eu ate tenho fontes boas aqui , que nunca deram problema...mas tem umas fontes que estão vindo agora com esses rádios que é só problema.

    Obrigado pela ajuda.


    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Basta voce ligar o amarelo com o preto que ja tera 12v

    A proposito tenho fontes de Edimax de 12v 1A que estao a mais de 2 anos em pleno vapor e nao param... De ve ser alguma instabilidade ai na sua rede de energia.

  18. #58

    Padrão

    A amperagem de uma fonte é muito superior a da fonte do radio, por causa disso ele nao trava nao...

  19. #59

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zaphodbr Ver Post
    Alguém comentou que é necessário instalar alguma carga na linha 5v da fonte. Isso é IMPRESCINDÍVEL, porque as fontes ATX (AT também, não lembro) regulam todas as tensões a partir da carga instalada na linha 5v. Uma fonte sem nada no 5v NÃO vai ter uma saída 12v estável, vai variar, pode ficar tanto em 11 como em 19v...

    É preciso colocar alguma coisa no 5v, uma ventoinha dessas de cooler de processador antigo já é suficiente, só não recomendo lâmpadas porque aquecem demais a caixa.
    Sim, é verdade as fontes de PC usam a linha de 5 volts para estabilizar as demais saídas e até mesmo como dispositivo de proteção. Existe até um esquema usando diodos zener para alterar a tenção de saída da linha de 12 volts, isso justamente na linha de 5 volts, vou localizar isso aqui e postar para a galera. Recomendado apenas para a galera da eletrônica, já que um erro vai elevar a tensão até uns 30 volts e pode causar queima de algo. Um método interessamte realmente é colocar uma carga na saída de 5 volts (preto e vermelho) assim ela dá os 12 volts certinho. Essa carga até pode ser uma lãmpada de farol de carro, mais isso vai gerar calor dentro da caixa!

    Andei tendo problemas aqui com fontes, vejam só:

    Tenho um repetidor com umAlfa AWP-803, apenas chegando em 5,8 Ghz e manda em 2,4 Ghz para outro lado, fui lligar um cabo de rede nele e ligar mais um rádio, parou tudo, custei descubrir que era a fonte.

    Na minha opnião o melhor a ser feito é mandar fabricar fontes chaveadas nos padrões que prescisamos, ou até mesmo como nosso amigo ai está fazendo, usando de NoteBooks.

  20. #60

    Padrão

    Fonte At para PX

    Uma vez que uma fonte AT usada em computador comum é modificada para alimentar rádios PX de 27 MHz,esta tem um excelente rendimento em equipamentos desse tipo.

    Ivan Fernando Roberto - Avaré - SP

    Foi fácil achar o esquema, notem que é feito em fontes AT, em ATX não sei se da certo, sei que para ligar a ATX basta fechar o preto com o verde.


    As fontes AT usadas em computadores (e de custo acessível) podem ser modificadas para alimentar rádios PX de 27 MHz. Uma vez modificada, a fonte tem um excelente rendimento com equipamentos desse tipo. Isso é feito da seguinte maneira:

    • Elimine o XRF (choque) da linha de +5 V. Com essa eliminação, a tensão de 12 V da saída vai subir para um valor em torno de 25 V.


    • Intercale na saída os diodos zener de 8,2 V x 1 W em paralelo, e um diodo 1N4007, conforme mostra a figura.

    Acrescente também um capacitor de 1.000 μF x 25 V ou mais. Com isso, você nota que a tensão de 25 V cairá para 14,8 V , o necessário para alimentar os equipamentos PX comuns.

    Essa modificação deu bons resultados sem quedas de tensão alimentando rádios como o 22plus, 19dx, Cobra 148gTL, Alan 87, VR 9000, VR 94, Alan 8001, Mega Star, Super Star e outros.


    http://www.sabereletronica.com.br/fi...1_fonte_at.jpg