Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Minha solução para problemas de ping alto com Mikrotik e Atheros AR5212 e AR5413

    Boa tarde galera!

    Bom, a um mês mais ou menos estava com problema de pings altos com meu mikrotik em que tenho duas AR5212 e uma AR5413 em 3 paineis setorias de 14dbi Hyperlink. Quase perdi as esperanças de que o Mikrotik realmente pudesse aguentar, com estas plaquinhas, um tráfego de pouco mais de 2Mbits com até 45 clientes na AR5413, 35 clientes em uma AR5212 e 5 clientes na outra AR5212, ou seja, no máximo 85 clientes conectados.

    Fucei no que podem imaginar lendo tudo quanto é post que encontrava sobre pings altos e ack alto, seguindo o que o pessoal dizia sobre preamble=long, eliminar os ack altos entre outros.

    Mas foi lendo um post no fórum do Mikrotik Brasil que encontrei a solução que para mim já está boa a um dia inteiro (olha que realmente isto é extremamente ótimo para mim). Trata-se do parâmetro noise-floor-threshold, que do valor "default" passei para o número 55 como indicado pelo autor daquele post (que desculpe não lembrar o nome agora). Como que por mágica meus pings baixaram muito, mesmo nos meus picos de 2Mbits, enquanto antes eu enfrentava sequencias intermináveis de pings de 500ms a mais de 1000ms, com horríveis momentos a 3000ms, 4000ms, agora no máximo algumas pequenas sequencias a 200ms ou 300ms.

    Pode ser que não seja o Santo Graal para todos, mas para mim foi uma graça Divina.

    Espero que isto venha para ajudar algumas pessoas que como eu já estavam perdendo os cabelos e a sanidade.

    Por favor postem suas configurações e possíveis números para o parâmetros noise-floor-threshold que possam ser até melhores que 55, pois não tive coragem de mexer mais nisto.

    Obrigado a todos que sempre cooperam aqui no Underlinux e em outros fóruns, o que nos faz sermos a cada dia melhores.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por flaviomreis Ver Post
    Boa tarde galera!

    Bom, a um mês mais ou menos estava com problema de pings altos com meu mikrotik em que tenho duas AR5212 e uma AR5413 em 3 paineis setorias de 14dbi Hyperlink. Quase perdi as esperanças de que o Mikrotik realmente pudesse aguentar, com estas plaquinhas, um tráfego de pouco mais de 2Mbits com até 45 clientes na AR5413, 35 clientes em uma AR5212 e 5 clientes na outra AR5212, ou seja, no máximo 85 clientes conectados.

    Fucei no que podem imaginar lendo tudo quanto é post que encontrava sobre pings altos e ack alto, seguindo o que o pessoal dizia sobre preamble=long, eliminar os ack altos entre outros.

    Mas foi lendo um post no fórum do Mikrotik Brasil que encontrei a solução que para mim já está boa a um dia inteiro (olha que realmente isto é extremamente ótimo para mim). Trata-se do parâmetro noise-floor-threshold, que do valor "default" passei para o número 55 como indicado pelo autor daquele post (que desculpe não lembrar o nome agora). Como que por mágica meus pings baixaram muito, mesmo nos meus picos de 2Mbits, enquanto antes eu enfrentava sequencias intermináveis de pings de 500ms a mais de 1000ms, com horríveis momentos a 3000ms, 4000ms, agora no máximo algumas pequenas sequencias a 200ms ou 300ms.

    Pode ser que não seja o Santo Graal para todos, mas para mim foi uma graça Divina.

    Espero que isto venha para ajudar algumas pessoas que como eu já estavam perdendo os cabelos e a sanidade.

    Por favor postem suas configurações e possíveis números para o parâmetros noise-floor-threshold que possam ser até melhores que 55, pois não tive coragem de mexer mais nisto.

    Obrigado a todos que sempre cooperam aqui no Underlinux e em outros fóruns, o que nos faz sermos a cada dia melhores.
    Só faltou postar o link, assim completa sua dica.

    Valeu amigo pela cooperação, esteja certo de que virá ajudar mais pessoas.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    Só faltou postar o link, assim completa sua dica.

    Valeu amigo pela cooperação, esteja certo de que virá ajudar mais pessoas.
    Estranho são os valores,

    sim, porque noise floor threshold, deveria definir o nível de diferenciação entra sinal e ruido, assim sim vc quiser que em sua rede só conecte as placas que tem um nível bom de sinal (*considero nível bom > que -70db) deveria então definir esse valor em -70

    * lembrem-se -60 é maior que -70

    assim não sei como o mk interpreta esse valores positivos

    por favor, não sou o dono da verdade, me corrijam se eu estiver errado

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    ...por favor, não sou o dono da verdade, me corrijam se eu estiver errado
    Como se dizem... "cada caso é um caso", o que estava sendo um problema para ele, pode não ser para outro.
    Mesmo assim é válida a iniciativa do amigo.

    Qualquer coisa...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por geovane Ver Post
    É realmente vi o post, mas to doido atraz da explicação!

    não consigo entender o 55.

    realmente fico maluco quando não entendo a lógica das coisas.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    ...não consigo entender o 55.

    realmente fico maluco quando não entendo a lógica das coisas.
    Olha amigo,
    Acredito, eu, que ao setar "noise floor threshold" com valor 55 ele força o mesmo a ficar abaixo de -70 db.

    Se eu também estiver errado... por favor...

  8. #8

    Padrão

    Olá amigos,

    Eu mesmo que abri este post em setembro do ano passado. Para ser sincero com vcs não o estava acompanhando mais e não havia visto esta última postagem de fevereiro desse ano. POe acompanhar sempre o Under-Linux, não pude deixar de ler nesta manhã o tópico referente à solução para ping alto no Mk e "deseperadamente" cliquei para ler... então dá para deduzir que não consegui solucionar o problema até hoje... Acabei continuando com usn AP2000 que tinha e montei mais pontos de distribuição. Utilizo o Mk hoje em uma CPU como servidor e acho o sistema mais do que fantástico! Todavia, até este momento, não o utilizo como AccessPoint.. pelo fato dos pings altos.
    Entretando, como disse, não havia lido este último post... vou setar as configurações que o amigo postou no outro fórum e observar como o Mk se comporta... e tb vou postando aqui os resultados!
    Obrigado a todos!

  9. #9

    Padrão

    PessoALL, desculpe a pergunta de newbie, mas não consegui localizar esta opção: noise-floor-threshold no cartão atheros AR5413.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EdilsonLSouza Ver Post
    PessoALL, desculpe a pergunta de newbie, mas não consegui localizar esta opção: noise-floor-threshold no cartão atheros AR5413.
    fica na aba advanced da interface wireless

  11. #11

    Padrão

    Estes dias nos aqui tb trocamos um ap2000 pou uma rb 532a com dois cartoes atheros r52 e no primeiro momento a minha vontade era de quebrar a routerboard os pings eram de 2000 ate 10000 ms nos ficamos doido e lendo procurando e ouvindo clientes chingando e preparando o ap 2000 novamente começamos a observar cliente por cliente no registred e notamos o ack altissimo de alguns clientes e começamos e rever as instalaçoes dos mesmos o que fez o ack geral cair de 408 para 40 e o ping para 4 a 8 ms , é uam observação para quem usa aprouter nos clientes como aqui em pontos onde o ping era ruim usavamos aumentar a potencia do radio do cliente o que melhorava aparentemente anavegação com o ap2000 mas em quase todos os clientes que fomos estavam todos com esta potencia de tx cck alterada e com isso o ruido muito alto , so nao sei como isso funcionava bem com o ap 2000 , mas com o mk isso nao funcionou .

    Um abraço

  12. #12

    Padrão

    Muito bom... vlw! o meu mk tava com essa opcao desmarcada, marquei e setei 55... e ficou perfeito! Vlw mesmo!!!!!!!

    Nesse momento com 49 clientes num cartao com latencia de 10ms.
    Antes de ativar, oscilava entre 400 a 600ms

  13. #13

    Padrão

    esse noise-floor-threshold

    nao funciona ... eh uma opção que nao deveria nem aparecer... isso segundo contatos q fiz (contatos da mikrotik brasil e suporte oficial do mikrotik.com) e pesquisas na internt..

  14. #14

    Padrão

    Que ótimo Damaceno que tenha funcionado para ti. Como está no título, esta á "Minha solução para pings altos", ou seja, não quero dizer que seja "A solução" para todos os pings altos e bem que poderia auxiliar alguém. Repito que é ótimo que ela tenha sido aproveitada. Obrigado também ao amigo que postou aqui o link para o fórum do MikrotikBrasil que foi quem publicou esta solução que eu utilizei, ou seja, não sou o autor, apenas resolvi repassar aqui porque para mim está resolvendo. Me deu já três dias de tranquilidade praticamente.

    Realmente também queria saber o que seria este tal de noise-floor-threshold, pois assim quem sabe poderemos "afinar" este parâmetros.

    Abraços galera

  15. #15

    Padrão

    pelo menos aki no meu mk deu uma enorme diferenca.
    Talvez seja psicológico..kkkkk


    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    esse noise-floor-threshold

    nao funciona ... eh uma opção que nao deveria nem aparecer... isso segundo contatos q fiz (contatos da mikrotik brasil e suporte oficial do mikrotik.com) e pesquisas na internt..

  16. #16

    Padrão

    Bom Alexandre para mim pelo menos funcionou, ou então realmente foi uma graça Divina, um milagre que fez com que eu conseguisse baixar consideravelmente meus pings.

  17. #17

    Padrão

    nao causa qualquer diferença !!!!

    veja o email do pessoal do mikrotik.com

    Hello Alexandre,

    noise-floor-threshold (integer | default: -128..127; default: default) - value
    in dBm below which we say that it is rather noise than a normal signal

    In other words it is wireless card configuration parameter, that judges
    whether client is allowed to connect or not. When signal strength is higher -
    yes, and vice versa. It works only for old wireless cards.

    Now, you can use access-list and connect-list to filter clients/ap to filter
    by signal strength.

    Regards,
    Sergejs
    --
    Announcing now: Registration for MUM in Indonesia:
    http://mum.mikrotik.com
    simplesmente, é opção GLOBAL ou POR CLIENTE ...

    em anexo, a foto da opção por CLIENTE...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         noise.jpg
Visualizações:	1128
Tamanho: 	28,1 KB
ID:      	2272  
    Última edição por alexandrecorrea; 08-06-2008 às 21:23.

  18. #18

    Padrão

    hehe... entao o negocio é psicologico mesmo... e o alexandre ta quase convencendo meu psicologico que nao tem nada a ver.... ai vai voltar pings altos aki....rs

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    nao causa qualquer diferença !!!!

    veja o email do pessoal do mikrotik.com



    simplesmente, é opção GLOBAL ou POR CLIENTE ...

    em anexo, a foto da opção por CLIENTE...
    Pera aí, alexandre, não causa qualquer diferença? então pra que essa opção!

    também acho dificil tanta gente está fazendo teste e está se equivocando assim.

    O próprio manual do mikrotik define como parâmetro em que se considera a diferença entre sinal e ruido.

  20. #20

    Padrão

    é so ler o que o pessoal do mikrotik.com respondeu... ta falando pra que serve !!!