+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlance de 35 Km com qualidade ruim

    Pessoal, já vi diversos posts aqui no fórum sobre links de diversas distâncias, mas não consegui ainda informações para que eu resolva meu problema:

    Tenho um enlace de 35 Km com visada, utilizei antenas Zirok de 30 dB, routerboard 333, cartão ubitiqui, cabos rg 213, fonte chaveada de 24 volts/2 amperes.

    Na medição do Mikrotik tenho sinal de -55 dBm, e me mostra taxa de tx/rx de 6Mb/6mb. Mas na realidade não consigo ter um tráfego efetivo de mais de 2Mbits/s.

    Já fiz diversas configurações no MK, deixei a potência do cartão em default, coloquei em diversos valores (de 22 a 29), ACK timeout mostrou valor de 229, e o Overall tx CCQ está em 30% (média). Realmente não sei mais o que fazer, estou ficando desorientado.

    Obrigado a todos.

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    o Ack deve estar entre 245 ~ 270 ... coloque entre esses valores, começando por "255" ! depois você vai abaxando e subindo pra ver..


    seu "Overall tx CCQ" está muito baixo, troque o cabo por LMR (não que tenha diferença, mas é um teste.

    troque o pigtail tambem e vê se o CCQ vai melhorar.

    35kms é pra fechar com 24/24mb e não com 6/6mb!

    estranho isso que você disse.. ubiquit SR5 ou XR5?

    troca a antena tambem por via das duvidas mas o sinal pelo visto tá excelente.. apesar que -55 é de se duvidar

  3. #3

    Padrão

    Já troquei o cabo e o pigtail, mas não resolveu. Mudando o ack para um valor abaixo de 229 perco comunicação e aumentando também não melhorou a qualidade do enlace. vou trocar a antena e posto se consigui resultados melhores. Esqueci de dizer que o cartão é o XR5.


    Obrigado.
    Última edição por itagildo; 09-06-2008 às 19:38.