+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interface Gráfica Samba

    Olá pessoal!!

    Estou a procura de uma interface gráfica para administração básica do samba(criar, remover usuário.. grupos...permissão) Preciso de uma interface que não tenha que passar a senha do root.

  2. #2

    Padrão

    tem o "jegue panel", mudou de nome agora e eu não lembro.

  3. #3

    Padrão

    Tem o webmin também...

  4. #4

    Padrão

    Ola amigo,

    Ja deu uma olhada no WEBMIN, como nosso amigo ali disse?
    Eu uso aqui e é bem facil! Tenta aee!
    Última edição por zenun; 12-06-2008 às 14:37.

  5. #5

    Padrão

    Oi Pessoal!!!

    Obrigado pelas dicas.

    Andei verificando a interface pro samba do webmin, porém não encontrei como adcionar usuário. Se alguém souber uma forma de como adcionar usuário atráves do módulo webmin samba no /etc/passwd, favor postar.

    Obrigado!

  6. #6

    Padrão

    Ola amigo...

    Na parte do samba não tem exatamente para adicionar usuarios (pelo menos eu não vi), quando eu adiciono um usuário vou na parte de adicionar usuario do sistema e faço ele sincronizar com os outros módulos (como samba)!

    Tenta aee!

    Abraço,

    André

  7. #7

    Padrão

    exatamente. Os usuários e grupos você cria no sistema e utiliza eles no samba.

  8. #8

    Padrão

    por isso que eu digo, procure o jegue panel.

  9. #9

    Padrão

    Ou melhor.. kyapanel KyaPanel - Início
    É o novo nome!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zenun Ver Post
    Ou melhor.. kyapanel KyaPanel - InÃ*cio
    É o novo nome!
    isso aí.

    não lembrava o novo nomo.

  11. #11

    Padrão

    É isso ai!
    Pelo que eu vi no site eles fizeram uma votação recente!
    Estão buscando um logo agora!

  12. #12

    Padrão

    Oi pessoal..

    Pelo Webmin consigo atráves do módulo samba editar e adcionar groups, porém se quiser adcionar usuário não encontrei. Testei uma dica do colega do fórum, que pelo módulo de criar usuário do webmin, poderia criar os users e sincronizá-los pro samba.
    Daí surgiu algumas dúvidas: -Os users terão shell ativo(manualmente uso /bin/false)?
    -No webmin o usuário precisará ter acesso ao módulo de adcionar user no webmin, devido a isso se faz necessário passar a senha admin do webmin?
    -É possível o usuário adcionar e criar usuário e grupos sem ter que passar minha senha adm do webmin?

    Pra finalizar, se alguém souber como fazer isso no Webmin, favor postar aqui uma breve explicação.

  13. #13

    Padrão

    Então amigo, sobre os usuarios do samba, foi o que dissemos anteriormente.

    Você precisa adicionar um usuário do SISTEMA (do linux) e clicar em uma opção que tem na janela de adicionar um novo usuario para ele sincronizar o usuario nos outros módulos! Isso é o webmin!

    O lucianogf deu uma boa dica que foi o kyapanel (jeguepanel)! Eu fui olhar ele la no site e achei bem interessante pois aparentemente ele não precisa adicionar um usuario no sistema para agregar um usuário no samba! Além de ser um projeto Brasileiro! Certamente se for instalar algo do genero no futuro em algum servidor meu será o kyapanel!

    O webmin, e creio que o kyapanel possui também, um controle de acesso para os usuarios que você cria. Você diz que módulo o usuario poderá acessar e se poderá alterar alguma coisa ali! É só você dar uma investigada no proprio programa! Ou seja, não é necessário passar a senha de "root" do webmin ou kyapanel!

    Da uma olhada fuçando se aprende bastante!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por silvasp Ver Post
    Oi pessoal..
    -Os users terão shell ativo(manualmente uso /bin/false)?
    Isso é configurável no momento que você cria o usuário.

    Citação Postado originalmente por silvasp Ver Post
    -No webmin o usuário precisará ter acesso ao módulo de adcionar user no webmin, devido a isso se faz necessário passar a senha admin do webmin?
    -É possível o usuário adcionar e criar usuário e grupos sem ter que passar minha senha adm do webmin?
    É possível criar users pro webmin isto é, esse users não existem no Linux, só no webmin. E você pode definir a que páginas cada um tem acesso.

    Eu já tinho ouvido falar do antigo jeguepanel, mas nunca utilizei. Pelo que o pessoal ta falando é muito bom. Talvez valha a pena dar uma olhada!

    Se você continuar no webmin, aqui vão 2 links que encontrei sobre ele:
    http://www.devin.com.br/eitch/contrib/manual_webmin.sdd
    Linux: Administração de sistema via WEB [Artigo]