+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de Banda MK e Gateway Linux

    Olá pessoal, estou precisando da ajuda de vocês.
    É o seguinte, possuo um servidor MK que será o responsável pelo controle de banda da minha rede e um outro servidor que é o meu gateway, firewall e proxy squid.
    O que eu preciso saber é como no MK eu controlo a banda dos clientes e repasso o tráfego para o server linux, lembrando que tenho que tenho que passar com o ip do cliente para eu poder ter o registro do acesso do cliente no proxy.

    Desde já fico grato com a atenção de todos.

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    o certo seria você usar o MK como controle de banda, firewall e gateway e dns..
    e o linux apenas como um squid transparent.

    dá uma pesquisada aqui no forum tem N topicos sobre Squid + Mikrtik.

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Se quiser apenas o controle de banda e o resto tudo no Linux, configure o Mikrotik como bridge. Basta apenas criar a bridge e adicionar as interfaces em ports (na bridge). Se for a versão 3.x do Mikrotik, em settings (da bridge) marque a opção USE IP FIREWALL.

  4. #4

    Padrão

    Prezado Sergio,
    Obrigado pela sua resposta, fiz como vc me informou, porém o MK ele não controla a banda apesar dele mostrar o tráfego mas não está controlando.
    Agora quando eu crio um nat fazendo um masquerade ele controla a banda, mas o IP que ele envia ao proxy é o do MK e não é isso que eu quero.
    Será que teria alguma configuração faltando.
    O meu MK é o 3x.

  5. #5

    Talking Melhor dica

    Amigo a melhor dica que encontrei sobre o assunto fo neste endereço:
    Linux: Proxy em paralelo com o mikrotik [Artigo]

    AInda não implementei mas várias pessoas daqui do forum já implementaram.

  6. #6
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    olha eu concordo com o luizbe, ter um squid tranparent seria a solucao mais viável para vc.

    Renato Costa.

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por charlyton Ver Post
    Prezado Sergio,
    Obrigado pela sua resposta, fiz como vc me informou, porém o MK ele não controla a banda apesar dele mostrar o tráfego mas não está controlando.
    Agora quando eu crio um nat fazendo um masquerade ele controla a banda, mas o IP que ele envia ao proxy é o do MK e não é isso que eu quero.
    Será que teria alguma configuração faltando.
    O meu MK é o 3x.
    Opa, controla sim. Marcou em settings da bridge, USE IP FIREWALL? Se marcou abre as queues e clique com o botão direito do mouse em cima de alguma que abrirá o menu e na opção SHOW COLLUMNS basta marcar para exibir TX e RX.