+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DHCP no Slackware desligando sozinho - HELP!!!

    Ola galera,

    É o seguinte, eu tenho um dhcp rodando no Slackware, só que todo dia ele Amanhece Desligado.

    Não vi nada nos logs que indique o motivo...

    tail -F -n 500 /var/log/syslog | grep dhcp

    ...
    Jun 13 03:29:56 Sxxxxxxxk dhcpd: DHCPDISCOVER from 00:11:d8:68:88:3f via eth1: network 192.168/16: no free leases
    Jun 13 03:35:29 Sxxxxxxxk dhcpd: DHCPDISCOVER from 00:11:d8:68:88:3f via eth1: network 192.168/16: no free leases
    Jun 13 03:41:43 Sxxxxxxxk dhcpd: DHCPDISCOVER from 00:11:d8:68:88:3f via eth1: network 192.168/16: no free leases
    Jun 13 07:57:00 Sxxxxxxxk dhcpd: Multiple interfaces match the same subnet: eth0 eth1
    Jun 13 07:57:00 Sxxxxxxxk dhcpd: Multiple interfaces match the same shared network: eth0 eth1
    Jun 13 07:57:00 Sxxxxxxxk dhcpd: Multiple interfaces match the same subnet: eth0 eth1
    Jun 13 07:57:00 Sxxxxxxxk dhcpd: Multiple interfaces match the same shared network: eth0 eth1
    Jun 13 07:58:21 Sxxxxxxxk dhcpd: DHCPDISCOVER from 00:19:7d:6e:82:fe via eth1: network 192.168/16: no free leases
    Jun 13 08:04:50 Sxxxxxxxk dhcpd: DHCPDISCOVER from 00:19:7d:6e:82:fe via eth1: network 192.168/16: no free leases
    Jun 13 08:10:57 Sxxxxxxxk dhcpd: DHCPDISCOVER from 00:19:7d:6e:82:fe via eth1: network 192.168/16: no free leases
    Jun 13 08:11:26 Sxxxxxxxk dhcpd: DHCPDISCOVER from 00:19:7d:6e:82:fe via eth1: network 192.168/16: no free leases
    ....

    Como os amigos puderam perceber, até as 03:41:43, tinha gente com o mac não cadastrado em meu dhcpd.conf pedindo IP. Depois as 07:57:00 as mensagens de multiple interfaces que aparecem normalmente quando o dhcp é inciado (Hora em que eu rodei o rc.dhcpd).

    Caso os amigos queiram ver meu rc.dhcpd:

    #!/bin/sh
    #
    # /etc/rc.d/rc.dhcpd - Start/stop/restart the DHCP daemon.
    # Thanks to Michiel P.H. van Wessem and Steven Robson

    INTERFACES="eth1"
    OPTIONS="-q"
    CONFIGFILE="/etc/dhcpd.conf"
    LEASEFILE="/var/state/dhcp/dhcpd.leases"
    PIDFILE="/var/run/dhcpd.pid"

    dhcpd_start() {
    if [ -x /usr/sbin/dhcpd -a -r $CONFIGFILE ]; then
    echo "Starting DHCP Daemon on $INTERFACES..."
    /usr/sbin/dhcpd -cf $CONFIGFILE -lf $LEASEFILE $OPTIONS $INTERFACES
    fi
    }

    dhcpd_stop() {
    #there be demons here. I am sure we can get the pid from /var/run/
    #for a much cleaner
    echo -n "Stopping DHCP Daemon..."
    if [ -r $PIDFILE ]; then
    kill `cat $PIDFILE`
    rm $PIDFILE
    echo "Done"
    else
    killall dhcpd
    echo "Done"
    fi
    }

    dhcpd_restart() {
    dhcpd_stop
    sleep 2
    dhcpd_start
    }


    case "$1" in
    'start')
    dhcpd_start
    ;;
    'stop')
    dhcpd_stop
    ;;
    'restart')
    dhcpd_restart
    ;;
    *)
    echo "Usage: $prog {start|stop|restart}"
    exit 1
    ;;
    esac
    Não vou postar meu dhcpd.conf porque ele é muito grande, porem creio não ter nada de errado com ele, pois quando o dhcp está inciado, tudo funciona como deveria.

    Os amigos tem alguma ideia doque pode estar acontecendo? Algum parametro que possa estar faltando na inicialização do dhcp ou algo do genero?

    Obrigado pela ajuda.

    Spartacus.
    Última edição por Spartacus; 16-06-2008 às 10:20.

  2. #2

    Padrão

    Ola amigo,

    Bom olhando essas mensagens eu acho uma coisa:

    Código :
    Jun 13 07:57:00 Speedlink dhcpd: Multiple interfaces match the same subnet: eth0 eth1
    Você tem duas interfaces que estão na mesma subrede?

    Código :
    Jun 13 07:58:21 Speedlink dhcpd: DHCPDISCOVER from 00:19:7d:6e:82:fe via eth1: 
    [B]network 192.168/16: no free leases[/B]
    Aqui parece que você já não tem ips disponíveis no seu pool de dhcp!
    Sua mascara é 255.255.0.0?

    Possivelmente você tem (por exemplo) uma interface em 192.168.1.0 e outra em 192.168.2.0, mas com essa mascara ai 255.255.0.0 você engloba as duas!

    O arquivo de inicialização é padrão e não acho que o seu vai ter problema!

    Da uma olhada nessas coisas...

    André
    Última edição por zenun; 13-06-2008 às 18:07.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zenun Ver Post
    Ola amigo,

    Bom olhando essas mensagens eu acho uma coisa:

    Código :
    Jun 13 07:57:00 Sxxxxxxxk dhcpd: Multiple interfaces match the same subnet: eth0 eth1
    Você tem duas interfaces que estão na mesma subrede?

    Código :
    Jun 13 07:58:21 Sxxxxxxxk dhcpd: DHCPDISCOVER from 00:19:7d:6e:82:fe via eth1: 
    [B]network 192.168/16: no free leases[/B]
    Aqui parece que você já não tem ips disponíveis no seu pool de dhcp!
    Sua mascara é 255.255.0.0?

    Possivelmente você tem (por exemplo) uma interface em 192.168.1.0 e outra em 192.168.2.0, mas com essa mascara ai 255.255.0.0 você engloba as duas!

    O arquivo de inicialização é padrão e não acho que o seu vai ter problema!

    Da uma olhada nessas coisas...

    André

    Correto, eu tenho 2 interfaces que ficam dentro da subrede configurada no DHCP. Porem uma delas é a internet, e nenhum roteador do mundo vai deixar um pedido de DHCP chegar à minha placa de rede...

    Aquela parte ali aparece que eu nao tenho IPs disponiveis no pool, porque eu não dou IPs para quem não tem o MAC cadastrado no DHCP, por isso as vezes, neguinho troca a placa de rede do computador e demora para ligar pragente para trocar o MAC antigo pelo novo.

    A mascara é aberta porque a minha interface de rede tem 2 IPs, 192.168.10.X e 192.168.20.X, que são os gateways da rede.

    Acho extremamente improvavel que o problema sera essa questão de "Multiple interfaces", pois até 1 mes atraz eu tinha esse DHCP funcionando perfeitamente por mais de 1 ano. Quando meu HD deu pau e eu instalei tudo do zero e agora está dando este problema.

    E o DHCP funciona perfeitamente até ele se desligar sozinho de madrugada. Eu já estou até achando que é alguma coisa haver com inatividade (idle) que está finalizando o processo, se alguem souber um parametro para manter ele sempre ligado, eu agradeço.

    Outra informação, se eu der um "restart" nele a noite, digamos 22:00, ele amanhece funcionando direito. Se eu nao fizer isso na próxima noite, ele amanhece parado.

    Se alguem tiver mais alguma ideia, será de grande ajuda!

    Obrigado,

    Spartacus.
    Última edição por Spartacus; 16-06-2008 às 10:21.

  4. #4

    Padrão

    Olha cara, parâmetro para inatividade eu nunca ouvi falar!

    Eu acredito que problemas estranhos devem ser investigados e as possibilidades não podem ser descartadas!

    Se eu fosse você pegaria um computador para fazer uns testes!
    Colocaria o mesmo OS com a mesma configuração do dhcp e de interfaces!

    Não existe nada nos logs que indique algo?

    Eu tenho um dhcp aqui em slackware (na verdade é um NMS) para mais de 250 equipamentos e nunca tive problema com ele.

  5. #5

    Padrão Tudo bem...

    Ola,

    Tudo bem manow, eu até concordo em não descartar possibilidades, mas só me explique a lógica, se fosse uma questão de falta de free leases ou interfaces simultanes, Por que o processo fecharia?

    Quando eu dou ps aux | grep dhcp, não aparece nada, a não ser o meu proprio comando ps aux | grep dhcp...

    Dai eu dou Restart no script, ele aparece:

    No process killed,
    Starting DHCP.
    Ok.

    Dai eu dou ps aux | grep dhcp, e ele aparece o dhcpd rodando junto com o meu comando ps aux, lógico...

    Voce pode ver pelo meu log, que não passa mais de 30 minutos sem nenhuma tantativa de alguem de pegar IP, porque tem aquele buraco de umas 4 horas no log? E já tem tentativas de pegar IP 1 minuto após eu dar start no processo? Então provavelmente essa maquina já estava ligada e tentando a algum tempo antes de eu ligar o DHCP, mas o processo estava fechado.

    Alguma ideia?

    Obrigado.

  6. #6

    Padrão

    Sem idéias kra!

    Meus DHCPs sempre funcionaram perfeitamente independente da quantidade de usuários.

    Sempre que tive problemas, mudava as configurações até chegar em algo que não dava mais problemas!

    Se você não está disposto a investigar ai é difícil!

    Agora o porque de só AGORA estar tendo esse problema não da para saber...
    Você ta usando uma versão do daemon atualizada?
    Pode ser algum bug!