Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Duvida sobre wds e ap bridge

    Estou com um
    Ponto A------------------------ PONTO B
    PC-MK -------------------------PC-MK
    Wlan1 - WDS -------ok--------- Wlan1 - WDS
    Wlan2 - AP ---------------------Wlan2 - AP


    Segui o manual de referencia e ao q tudo indica o wds esta funcionando,meu pro, no ponto A entra a net( quando conecto no AP A acesso blz)

    A duvida como fazer a com que a net que chega via wds no PONTOB seja distribuida no AP B? to pelejando e não to dando conta....já li aquele guia de referencia varias vezes ... mas ta rolando um bloqueio...

    Se alguem puder me dar uma luz .....

    Fico Grata

  2. #2

    Padrão

    Seguinte, vamos aos passos...
    no ponto A, crie uma bridge com qualquer nome, tipo "bridgewds", coloque as portas, ether (que tá ligado o ap) e a outra porta wireless. Faça a mesma coisa do lado B.
    No seu ponto A, coloca a Wireless em modo bridge, e o seu ponto B em modo station-wds.
    No ponto A, va na aba WDS e coloca o WDS Mode em Dynamic, e a Wds Defaut Bridge a bridge q vc criou "bridgewds".
    Pronto, se tudo der certo sua bridge já vai funcionar. Mas aí vem a grande informação que é o q deve tá barrando seu tráfego.
    DESABILITE o CONNTRACK... em ambas as pontas, mas caso não utilize NAT ou MANGLE.
    O comando é /ip firewall connection tracking set enabled=no
    Boa sorte...
    Qualquer coisa: [email protected]

  3. #3

    Smile Wds

    Citação Postado originalmente por jucielly Ver Post
    Estou com um
    Ponto A------------------------ PONTO B
    PC-MK -------------------------PC-MK
    Wlan1 - WDS -------ok--------- Wlan1 - WDS
    Wlan2 - AP ---------------------Wlan2 - AP


    Segui o manual de referencia e ao q tudo indica o wds esta funcionando,meu pro, no ponto A entra a net( quando conecto no AP A acesso blz)

    A duvida como fazer a com que a net que chega via wds no PONTOB seja distribuida no AP B? to pelejando e não to dando conta....já li aquele guia de referencia varias vezes ... mas ta rolando um bloqueio...

    Se alguem puder me dar uma luz .....

    Fico Grata
    Em wireless coloca ponto a como ap-bridge e o ponto b tambem (se um dos pontos não for receber clientes coloca em bridge) coloca os dois com o mesmo nome e canal e habilida wds, cria uma bridge e adciona as interfaces wireless e wds (obs usa dynamic só pra configurar e depois vc clicka em cima do wds dinamico pede copy e dá ok que ele vira estático e muda o dws pra estático evita que vc vá ficar ligada a outras redes ) o ip vc não vai colocar na interface e sim na bridge ( na bridge tem que ter duas port uma da interface e outra do wds)

  4. #4
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    a vantagem de fazer como o amigo citou é que vc ganha desempenho em sua rede, quando vc usa nat o tempo de resposta de cliente para a internet é mais alto.

    Renato Costa.

  5. #5

    Padrão Qual a diferenca entre Bridge - Wds-Station e Bridge - Bridge

    Galerinha, aproveitando o post da Jucielly e as respostas, por favor, me tirem uma dúvida.

    Existe diferença de performance quando se faz um ponto-a-ponto usando a placa wireless em modo Bridge de um lado e do outro Wds-Station, como sugeriu o Breno ou quando se faz usando o modo Bridge nos dois lados, como sugeriu o colega TecnoCom ?

    Abraços

    Carlos Picioli

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Carlos Picioli Ver Post
    Galerinha, aproveitando o post da Jucielly e as respostas, por favor, me tirem uma dúvida.

    Existe diferença de performance quando se faz um ponto-a-ponto usando a placa wireless em modo Bridge de um lado e do outro Wds-Station, como sugeriu o Breno ou quando se faz usando o modo Bridge nos dois lados, como sugeriu o colega TecnoCom ?

    Abraços

    Carlos Picioli
    Ola, eu tenho esses ponto-a-ponto, uso ele em brige, ap e cliente eu naum gosto pela falta de segurança.

  7. #7
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    tecnicamente quando vc usa wds as torres repassa, as informações de uma para outra de fora transparente, como se vc estivesse ligando um cabo de rede nas 2 torres? entendeu??????

    Espero ter lhe ajudado.

    Renato Costa.

  8. #8
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mandrak66 Ver Post
    Ola, eu tenho esses ponto-a-ponto, uso ele em brige, ap e cliente eu naum gosto pela falta de segurança.
    Mas em wds vc tem uma certa segurança, pq quando vc coloca o wds em static e ativa o reply-only vc fecha as 2 pontos, logo se tem segurança.

    Abraços,

    Renato Costa.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renatocostas Ver Post
    tecnicamente quando vc usa wds as torres repassa, as informações de uma para outra de fora transparente, como se vc estivesse ligando um cabo de rede nas 2 torres? entendeu??????

    Espero ter lhe ajudado.

    Renato Costa.

    Entendi. Nos meus ponto a ponto eu uso bridge em ambos os lados e ativo o wds de cada lado, fazendo a troca dos mac's para amarrar um rádio ao outro. Também controlo os rádios no Conect List para tentar melhorar a segurança. Desta forma eu evito de colocar regras de firewall mais apuradas, evitando assim processamentos dentro dos rádios.

  10. #10
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    E esse é o caminho, eu pelo menos nunca tive problema aqui em minhas redes, uso wds e brigde em todas e nunca tive invasão, apesar das tentativas.

    Abraços,

    Renato Costa.

    Citação Postado originalmente por Carlos Picioli Ver Post
    Entendi. Nos meus ponto a ponto eu uso bridge em ambos os lados e ativo o wds de cada lado, fazendo a troca dos mac's para amarrar um rádio ao outro. Também controlo os rádios no Conect List para tentar melhorar a segurança. Desta forma eu evito de colocar regras de firewall mais apuradas, evitando assim processamentos dentro dos rádios.

  11. #11

    Thumbs down oi

    Continuo com aquele pro não consigo navegar no AP - B,não seria meu NAT que esta errado?? vou copiar as telas e postar aqui depois...
    outra quero fazer o controle dos clientes tudo no ponto A, acho que ai ja muda algumas cofigurações, correto??

  12. #12

    Smile wds

    Citação Postado originalmente por jucielly Ver Post
    Continuo com aquele pro não consigo navegar no AP - B,não seria meu NAT que esta errado?? vou copiar as telas e postar aqui depois...
    outra quero fazer o controle dos clientes tudo no ponto A, acho que ai ja muda algumas cofigurações, correto??
    se fizer como eu postei não precisa colocar nat nem regra nenhuma, é como se fosse um segundo hub na sua rede

  13. #13
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Faça como vc disse manda suas telas, ou as suas regras e veremos o que está acontecendo de errado com sua rede.

    Abraços,

    Renato Costa.

    Citação Postado originalmente por jucielly Ver Post
    Continuo com aquele pro não consigo navegar no AP - B,não seria meu NAT que esta errado?? vou copiar as telas e postar aqui depois...
    outra quero fazer o controle dos clientes tudo no ponto A, acho que ai ja muda algumas cofigurações, correto??

  14. #14

    Post ;)

    Estou com os dois MK, em fase de teste....estão na bancada..so quero por nas torres depois q tiver segurança do que estou fazendo ....O que eu fiz ....zerei a configuração dos dois....e configurei conforme figura abaixo

    PONTO A - onde tem o link(internet)
    https://under-linux.org/forums/attac...1&d=1213727537
    https://under-linux.org/forums/attac...1&d=1213727537
    Crie uma bridge e liguei com eth(Link) e wla(WDS)
    https://under-linux.org/forums/attac...1&d=1213727537


    PONTO B (idem fig. 1)
    só muda o Mode --bridge


    agradeço quem puder me ajudar...
    bem minhas principais duvidas..o que vcs aconselham nos seguintes casos...
    tenho meu link na Ponta A, centralizar o controle de clientes nesse ponto....fazendo rotas(como fazer?)....ou fazer controle em cada torre.....

    abraço a todos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PontoA001.jpg
Visualizações:	541
Tamanho: 	49,4 KB
ID:      	2301   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PontoA002.jpg
Visualizações:	542
Tamanho: 	29,7 KB
ID:      	2302  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PontoA003.jpg
Visualizações:	518
Tamanho: 	35,3 KB
ID:      	2303   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PontoB001.jpg
Visualizações:	150
Tamanho: 	49,0 KB
ID:      	2304  


  15. #15

    Padrão resumindo...

    1 Passo: Crie um Bridge, e em PORTS adicione as interfaces q participaram da bridge.

    2 Passo: Crie um IP para a Bridge (msm classe de ip nos 2 mkt do enlace)

    3 Passo: (Enlace P2P)

    em Wireless / Interface (clica 2x na interface do p2p)

    em Generel:
    name: Colocar um nome pro radio

    em wireless:
    Mode: Bridge nas 2 (se quiser deixe AP Bridge em uma ponta e Station em outra para calibrar sinal)
    Colocar msm essid nas 2
    msm canal nas 2
    msm Band nas 2
    frequencia - superchanel, pois força no mw de default da placa, sem forçar muito o chipset

    em Advanced:
    mudar o Preamble Mode: para Long

    em WDS:
    e deixa o dynamic ativado
    e poe a bridge criada
    ignore sssid - desabilita

    ainda em Wireless com a interface selecionada
    va em + depois WDS

    em WDS:
    Seta a interface do p2p (local)
    Sete o MAC destino (o mac do outro mkt)
    da OK

    em Wireless / Access List / Connect List
    setar mac de destino em ambas e em connect list colocar o essid do enlace.

    Se td correr bem, em Wireless / Interface, de baixo da wlan1 vai ter uma linha de comando WDS.
    se isso acontecer é pq fechou o enlace. ai eh soh conferir o sinal, pra fechar melhor.
    se esta na bancada, eu vi q vc ta trabalhando a 5.8ghz, entao nao se esqueça de ligar em anteninhas 5.8ghz, pois se vc utilizar uma antena padrao dessas sem fio, geralmente sao 2.4ghz e vc nao vai fechar seu enlace nunca nem ai na bancada.

    espero ter ajudado..

  16. #16

    Wink oi

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    1 Passo: Crie um Bridge, e em PORTS adicione as interfaces q participaram da bridge.

    2 Passo: Crie um IP para a Bridge (msm classe de ip nos 2 mkt do enlace)

    3 Passo: (Enlace P2P)

    em Wireless / Interface (clica 2x na interface do p2p)

    em Generel:
    name: Colocar um nome pro radio

    em wireless:
    Mode: Bridge nas 2 (se quiser deixe AP Bridge em uma ponta e Station em outra para calibrar sinal)
    Colocar msm essid nas 2
    msm canal nas 2
    msm Band nas 2
    frequencia - superchanel, pois força no mw de default da placa, sem forçar muito o chipset

    em Advanced:
    mudar o Preamble Mode: para Long

    em WDS:
    e deixa o dynamic ativado
    e poe a bridge criada
    ignore sssid - desabilita

    ainda em Wireless com a interface selecionada
    va em + depois WDS

    em WDS:
    Seta a interface do p2p (local)
    Sete o MAC destino (o mac do outro mkt)
    da OK

    em Wireless / Access List / Connect List
    setar mac de destino em ambas e em connect list colocar o essid do enlace.

    Se td correr bem, em Wireless / Interface, de baixo da wlan1 vai ter uma linha de comando WDS.
    se isso acontecer é pq fechou o enlace. ai eh soh conferir o sinal, pra fechar melhor.
    se esta na bancada, eu vi q vc ta trabalhando a 5.8ghz, entao nao se esqueça de ligar em anteninhas 5.8ghz, pois se vc utilizar uma antena padrao dessas sem fio, geralmente sao 2.4ghz e vc nao vai fechar seu enlace nunca nem ai na bancada.

    espero ter ajudado..

    Fiz essas config. conforme passou só q quando tento ping do ponto A no ponto B , da timeout e do ponto B no ponto A da no route

    Ahh mudei pra 2.4ghz
    Ex.:
    PontoA(ip da bridge x.x.55.2) PontoB (ip da bridge x.x.55.3)

    O que pode estar acontecendo?

  17. #17

    Padrão

    Qual o resto da configuração de endereços IP, Network, Broadcast ?



    Citação Postado originalmente por jucielly Ver Post
    Fiz essas config. conforme passou só q quando tento ping do ponto A no ponto B , da timeout e do ponto B no ponto A da no route

    Ahh mudei pra 2.4ghz
    Ex.:
    PontoA(ip da bridge x.x.55.2) PontoB (ip da bridge x.x.55.3)

    O que pode estar acontecendo?

  18. #18

    Post Config IP's

    Citação Postado originalmente por AlexTrevisol Ver Post
    Qual o resto da configuração de endereços IP, Network, Broadcast ?
    PONTOA
    IP/Address

    Eth01(LINK) Address:192.168.0.150/Network:192.168.0.0/Broadcast:192.168.0.255
    Bridgewds
    Address:192.168.45.2/Network:192.168.45.0/Broadcast:192.168.45.255

    PONTOB
    IP/Address

    Bridgewds Address:192.168.45.3/Network:192.168.45.0/Broadcast:192.168.45.255
    Wlan(AP)
    Address:192.168.60.1/Network:192.168.60.0/Broadcast:192.168.60.255

    O nat e feito no pontoA

  19. #19

    Padrão

    Fez as rotas?? Posta aí pra vermos...

  20. #20

    Wink rotas

    Citação Postado originalmente por brenovale Ver Post
    Fez as rotas?? Posta aí pra vermos...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rota_PontoA.jpg
Visualizações:	154
Tamanho: 	22,4 KB
ID:      	2314   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rota_PontoB.jpg
Visualizações:	152
Tamanho: 	18,9 KB
ID:      	2315