+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto de Provedor!

    Dados da estrutura e equipamento:

    *Torre de 20mts
    *Antena Omni Direcional Hyperlink 12Dbi 2.4Ghz
    *AP SENAO ECB-3220
    *Modem SpeedStream 4100 ( Modo Bridge )
    *Mikrotik 2.9.27
    *ADSL 4MB/400Kbps
    *Número de Clientes: 52
    --------------------------------------------

    Bom,este equipamento usei pelo custo X beneficio,pois caso não desse certo o provedor não seria alto o prejuizo.

    Entao ocorreu que deu tão certo que hj estou com 52 clientes e tudo esta rodando 100%.Diante disso venho até vocês para tirar uma duvida sobre equipamento,pois estarei ampliando meu atendimento e quero alem de aumentar o numero de clientes tbm manter a qualidade,pois foi assim que consegui crescer.

    Segue os equipamentos que estou pretendendo comprar:

    *Torre - Ira passar de 20mts para 30mts
    *Antenas - 4 Paineis Setoriais de 90º Hyperlink 14Dbi 2.4Ghz
    *RB600 Nivel 4 + 4 Cartões Mini PCI Card R52H A/B/G 350mw
    *Modem SpeedStream 4200 ( Modo Bridge )
    *Mikrotik 2.9.27
    *Link Dedicado (Gostaria de saber qual a velocidade para atender o número de clientes citados abaixo)
    *Numero de clientes: Pretendo atingir uns 120 no inicio

    OBS.: Pelo que pesquisei e venho analisando atraves de relatos,o equipamento suportaria até uns 100 clientes no máximo por cartão.
    Ja simultaneos não sei dizer o quando cada cartão aguentaria.


    Quanto a SCM, vou deixar tudo dentro dos padrões,pois pretendo expandir o provedor.Então ao atingir um numero n de clientes irei providenciar as papeladas.

    " Bem lembrado pelo nosso amigo Brenovale, as velocidades que pretendo vender são 152/76 | 256/96 | 400/128 " Sendo que em sua maioria serão 80% 256/96 "
    Uso tambem WebProxy Full - As configurações da maquina do servidor são: Processador Atlhon 1.6Ghz (não é 64Bit) 512 de Memoria Ram e HD de 80GB.
    *Devo colocar uma maquina separada só para fazer proxy???


    Resumindo, se puderem me dizer se os equipamentos estão corretos seria de grande ajuda...
    E tambem qualquer orientação ou sugestão serão muito bem vindas...


    Bem galera,agradeço desde ja!!!
    Última edição por DataLineInfo; 15-06-2008 às 14:54.

  2. #2

    Padrão

    Olha, no meu ver parece estar muito bom esse upgrade que vc pensa em fazer.

    Se começar a apertar, vc coloca mais antenas ou mesmo uma repetidora...

    Para gerenciar eu uso o MK 2.9.49 aqui com o Conprove. Tá indo muito bem!

    Abraço
    Fabricio

  3. #3

    Padrão

    Amigo,
    está começando bem. Com essa estrutura que você pretente implementar, pode atender perfeitamente até 200 clientes simultaneos (pra ficar decente), e cadastrar uns 400 clientes nesse ponto de acesso. Vale o bom senso também de qual a velocidade irá vender para esses clientes. Sugiro instalação de link IP Full de no mínimo 1 MB. Pra esses (120) clientes dá e sobra, ainda melhora mais se colocar uma máquina com proxy no provedor.
    Quanto a licença MK, as routerboard já vem licenciadas com versão 3.
    Precisando, fazemos projetos de provedores, links de longa distância, montagem de torres, etc.
    Abraços e boa sorte.
    Outra coisa é

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DataLineInfo Ver Post
    Dados da estrutura e equipamento:

    *Torre de 20mts
    *Antena Omni Direcional Hyperlink 12Dbi 2.4Ghz
    *AP SENAO ECB-3220
    *Modem SpeedStream 4100 ( Modo Bridge )
    *Mikrotik 2.9.27
    *ADSL 4MB/400Kbps
    *Número de Clientes: 52
    --------------------------------------------

    Bom,este equipamento usei pelo custo X beneficio,pois caso não desse certo o provedor não seria alto o prejuizo.

    Entao ocorreu que deu tão certo que hj estou com 52 clientes e tudo esta rodando 100%.Diante disso venho até vocês para tirar uma duvida sobre equipamento,pois estarei ampliando meu atendimento e quero alem de aumentar o numero de clientes tbm manter a qualidade,pois foi assim que consegui crescer.

    Segue os equipamentos que estou pretendendo comprar:

    *Torre - Ira passar de 20mts para 30mts
    *Antenas - 4 Paineis Setoriais de 90º Hyperlink 14Dbi 2.4Ghz
    *RB600 Nivel 4 + 4 Cartões Mini PCI Card R52H A/B/G 350mw
    *Modem SpeedStream 4200 ( Modo Bridge )
    *Mikrotik 2.9.27
    *Link Dedicado (Gostaria de saber qual a velocidade para atender o número de clientes citados abaixo)
    *Numero de clientes: Pretendo atingir uns 120 no inicio

    OBS.: Pelo que pesquisei e venho analisando atraves de relatos,o equipamento suportaria até uns 100 clientes no máximo por cartão.
    Ja simultaneos não sei dizer o quando cada cartão aguentaria.


    Quanto a SCM, vou deixar tudo dentro dos padrões,pois pretendo expandir o provedor.Então ao atingir um numero n de clientes irei providenciar as papeladas.

    " Bem lembrado pelo nosso amigo Brenovale, as velocidades que pretendo vender são 152/76 | 256/96 | 400/128 " Sendo que em sua maioria serão 80% 256/96 "
    Uso tambem WebProxy Full - As configurações da maquina do servidor são: Processador Atlhon 1.6Ghz (não é 64Bit) 512 de Memoria Ram e HD de 80GB.
    *Devo colocar uma maquina separada só para fazer proxy???


    Resumindo, se puderem me dizer se os equipamentos estão corretos seria de grande ajuda...
    E tambem qualquer orientação ou sugestão serão muito bem vindas...


    Bem galera,agradeço desde ja!!!
    Achei legal o projeto, eu começei ao contrario, tirei a SCM, e estou caminhando para arrumar clientes, também tenho pouca experiência com os equipamentos, mas com o tempo tudo se ajusta.

    Boa sorte a todos t +