+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bloqueando msn por usuário do squid.

    tenho hoje o squid autenticado + iptables e preciso bloquear o msn de alguns usuários então fiz da seguinte forma:


    eu tinha um acl chamada no_auth que continha vários links que não precisava passar pela autenticação inclusive os links do msn pois todo mundo usava msn na rede mas o diretor pediu para bloquear o msn de 90% da rede então o que fiz foi retirar da acl no_auth:

    passport
    messenger
    msn
    live
    hotmail
    dstdomain
    loginnet.passaport.com
    gateway.dll


    e todos os usuários que tentam acessar o msn agora com a porta do squid configurada para 3128 não acessa té ai tudo bem mas tem alguns usuários que não podem ter o squid configurado no navegador e com isso eles conseguem acessar normalmente o proxy...então como faço para resolver isso?


    como faço para liberar só para alguns usuários pois com iptables ele bloqueia por maquina.


    OBS: uma forma que pensei foi em redirecionar as portas do msn para o proxy 3128 mas acho que não resolve.

  2. #2

    Padrão

    tentei agora fazer da seguinte forma:

    criei um acl : acl bloqueiamsn url_regex -i "/etc/squid/bloqueiamsn"
    e dentro coloquei:

    passport
    messenger
    msn
    live
    hotmail
    dstdomain
    loginnet.passaport.com
    gateway.dll


    e criei outr acl: acl g_liberado proxy_auth alisson neide ademario luiz.roma marinalvaxp natasha fernando

    com os usuários que podem acessar o msn ai fiz:


    http_access deny bloqueiamsn !g_liberado


    e nada...os navegadores que não estiverem com proxy configurados ainda continuam acessando o msn.

  3. #3

    Padrão

    Cara, a questão do pessoal que não ta com o proxy setado no browser é outra... isso ai você pode bloquear no iptables...

  4. #4

    Padrão

    eu sei mas como vou bloquear por usuário e não por máquina? pois uma máquina é usada por mais de um usuário e um deles pode ser um liberado para msn.

  5. #5

    Padrão

    Cara, do jeito que você fez o squid vai bloquear de acordo com usuário utilizado para autenticar e não pela máquina.
    Mas pra isso acho que você tem que configurar o MSN pra utilizar proxy autenticado. Ai acho que ele pede a senha do proxy antes de conectar...

  6. #6

    Padrão

    o complicado é que vou ter que ir em cada máquina e autenticar com todos os usuários e colocar o proxy no msn

  7. #7

    Padrão

    Cara,

    não sei se vo tem servidor samba, mas se tiver é so colocar um script que adiciona o proxy no brownser q automaticamente adiciona no msn

    aí vai:

    REG ADD "HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Internet Settings" /v ProxyEnable /t REG_DWORD /d 0x00000001 /f
    REG ADD "HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Internet Settings" /v ProxyServer /t REG_SZ /d "192.168.1.1:3128" /f

  8. #8

    Padrão

    não tenho mas o problema não é esse...é que tem máquinas que o usuário vai lá e tira do proxy.