+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik vs Ap. Pc

    Pessoal estou pensando em monta um Ap . com placa mae de pc (Ap-Pc) mas ainda estou na duvida... Oque é melhor Mikrotik?
    Oque me da menas manutenção ?

    Agradeço ao pessoal que Posto

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    AP - PC?
    ou
    PC AP ?

    RB da menos trabalho, menos manutenção e fica melhor.

    ou seja, Routerboard é a melhor solução.
    Uma RB600 ou RB433AH supli muito bem um POP.

  3. #3

    Padrão

    Mude o título do tópico

    Deveria ser PC-AP ou Routerboard?

  4. #4

    Padrão

    (ADAPTAÇÃO WIRELESS)
    PC- Ap e uma escolha boa e barata, pois so vai gastar com um R11(placa adaptadora) pci e com um mini pci card, + software pirata + crack ou comprar direto da mikrotik....

    (PROJETADO P/ ISSO)
    Hj as Routerboard são equipamentos excelentes, e de boa qualidade... a RB600+cartão sai mais enconta do que vc compra um pc e +placa+ninipci...etc...
    com o Mk lv4... bom tenho varios relatos de quem usava pc-ap e mudou para RB


    Okyyyyy

  5. #5

    Padrão

    Amigo o grande problema é controlar e configurar a RB.

    Hoje tem como criar um esquema similar a LAN HOUSE com essa RB 600?

    Tipo o cliente chega no hotel e compra 1 cartao (login/senha) na recepcao que dá direito a usar 24h, tem como fazer isso? Se puder ensinar eu agradeço.

  6. #6

    Padrão

    Pra isso nao precisa comprar nada...

    Nao ha problema em controlar RB... funciona do mesmo jeito que um AP com mais funcoes.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Alpine Ver Post
    Amigo o grande problema é controlar e configurar a RB.

    Hoje tem como criar um esquema similar a LAN HOUSE com essa RB 600?

    Tipo o cliente chega no hotel e compra 1 cartao (login/senha) na recepcao que dá direito a usar 24h, tem como fazer isso? Se puder ensinar eu agradeço.
    Amigo..
    Crie um hotspot.. acho q é a maneira mais fácil..
    e crie um profile com o tempo de 24 hrs..
    dai é só criar os usuários em cima desse profile

  8. #8

    Padrão

    Em qualidade a routerboard perde para uma maquina devido a memoria ram e processador.

    A maquina em si nao precisa usar adaptador com minipci, pegue já uma pci com atheros (ag530 por exemplo) e faça funcionar.

    Para links ponto a ponto longos até concordo em utilizar routerboard com placas XR5, mas links que nao precisam de tanta distancia já prefiro maquina.

    Realmente a routerboard seria ideal para fazer pops, já que daria menos trabalho no quesito manutencao.

    Se quer fazer link ponto a ponto com maquina, veja as placas da gigabyte. Sao pequenas, novas, baratas, algumas possuel 3 pcis, fabricadas no Brasil.

    Saudações,

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Se quer fazer link ponto a ponto com maquina, veja as placas da gigabyte. Sao pequenas, novas, baratas, algumas possuel 3 pcis, fabricadas no Brasil.
    Recomendo tambem... Só usamos delas aqui... muito boas.

  10. #10
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    eu uso uma gigabyte em 1 pop que tneho com cellflex. só fico bãaaoo.. porque tem o cellflex e a caixa hermetica fica lá no chão..


    caso contrario seria complicado ficar amarrado lá encima da torre (apesar que: até hoje unico problema que deu foi ela rebootar 2x em um dia X) mas era problema de energia, coloquei nobreak de 700va + bateria de 60amp e baubau! :*
    ahh.. na placa tem 1minipci senao +2ag530


    (na qual devo trocar por uma RB600 ou RB433AH)

  11. #11

    Padrão

    Eu tenho 2 repetidoras com PC-AP

    1)

    Semprom 2800+
    Placa mãe Asus
    256mb RAM
    256mb CF
    02 g-510
    01 ag-530

    2)
    Semprom 3200+
    Placa mãe Asus
    256mb RAM
    128 CF
    03 ag-530

    Rodam muito bem.
    Deixo como AP-Bridge e controlo tudo no gateway.

  12. #12

    Padrão

    Agora mesmo estou conectado em minha casa ligado a um PC-AP com StarOS.

    Ta la funcionando a mais de 1 ano e 6 meses sem precisar mexer em nada... ta em cima de um forro e ligado a um mastro de 6mts com uma antena omni Ideal de 15Dbi, ligado a um cartao Senao 2611 e outro Orinoco fazendo PTP pra 6km de distancia, placa mae Gigabyte com um Celeron D 2.26, 512Mb...

    Esta rodando as mil maravilhas

  13. #13

    Padrão

    realmente as placas da gigabyte estão se saindo muito bem para a aplicação PC-AP, sem contar a garantia que agora quase todo lugar está dando 1 ano

    edson22

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Em qualidade a routerboard perde para uma maquina devido a memoria ram e processador.

    A maquina em si nao precisa usar adaptador com minipci, pegue já uma pci com atheros (ag530 por exemplo) e faça funcionar.

    Para links ponto a ponto longos até concordo em utilizar routerboard com placas XR5, mas links que nao precisam de tanta distancia já prefiro maquina.

    Realmente a routerboard seria ideal para fazer pops, já que daria menos trabalho no quesito manutencao.

    Se quer fazer link ponto a ponto com maquina, veja as placas da gigabyte. Sao pequenas, novas, baratas, algumas possuel 3 pcis, fabricadas no Brasil.

    Saudações,
    Amigo, só me tira uma dúvida, pois estou com um AP-PC aqui comprado recentemente, quando vc diz ponto a ponto longo vc esta se referindo a que distância? pois queria fechar um link ptp aqui de 8km.

  15. #15

    Padrão

    Enlace de 8km? Vai tranquilo. Só veja a antena a utilizar.
    A WLL60 da Zirok resolve o teu problema, só é chata de alinhar mas é barata.

    Saudações,

  16. #16

    Padrão

    Estou usando aqui a RB433, com Engenius 8602, já bateu uns 30 online, uso uma omni Hypertech, estou gostando.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Estou usando aqui a RB433, com Engenius 8602, já bateu uns 30 online, uso uma omni Hypertech, estou gostando.

    Amigo, essa omni que vc tem manda sinal aceitável e link tipo uns 2mb a até quantos KM? vc tem essa informação?