+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com AP Cliente

    Olá pessoal, sempre trabalhei em meu provedor com placas pci em meus clientes e de uns tempos para ca decidi migrar para os aps, escolhi os ovislink 5460 e os edimax 7209, estou trabalhando com estes 2 modelos.

    O problema que esou enfrentando é o seguinte, em minha rede amarro mac x ip, o ovislink tem 2 portas lan1 e lan2 eu imagino que 1 cliente possa usar as 2 portas usando o mesmo "IP e Mac" do AP no caso, e o ap dando ips por dhcp para os clientes.

    Mas nao consegui fazer isso na pratica, alguem poderia me ajudar????

    O Unico jeito que consegui foi deixando ele como cliente, e la em TCP/IP deixar o dcp como cliente tb >D, mas para isso tive q ativar o dhcp no meu servidor e amarra dois ips com mac. ip da porta Lan1 e da Porta Lan2, mas assim eles tem 2 sinais pagando por 1 concordam???

    Por favor pessoal me ajudem nessa questao []s

  2. #2

    Padrão

    é pra funcionar sim. independente de como está os ips dos clientes atras do radio todos, "todos" os ips sairao com o mesmo mac, e deverao funcionar sim.

    temos em nosso provedor clientes em pequenos predios. conectados em aps e prendemos o mac do radio e nao da placa de rede do cliente.

  3. #3

    Padrão

    intao mas eu tenho q deixar o dhcp ativado no servidor???

    nao tem como eu definir um IP FIXO no AP?? pq no servidor ja esta >D

    outra coisa imaginei que o ap tinha um proprio servidor DHCP eu definia o IP fixo nele e ele dava outra faixa d ip no cabeado, existe algum ap q faaça isso??

    e obrigado pelas respostas >D

  4. #4

    Padrão

    Ná realidade o AP Client deve ser configurado no Modo Client Infra!

    A Interface Wireless/WAN irá realizar o enlace com sua POP, e irá fazer NAT para a Interface LAN, a qual você pode deixar rodando uma daemon de DHCP!
    Dependendo da sua versão de firmware pode adicionar regras de filtragem, etc etc etc..

    Obrigado

  5. #5
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Modo cliente infra não..

    deve ser configurado em Wireless ISP
    ..
    ou seja o rádio não vai ser configurado nem como
    "client"
    nem como "bridge" e nem como gateway.


    e sim Wireless ISP.. eu que não tenho aqui o ovis do meu lado se nao ja ia falar o modo que fica .. (pq esqueci o nome do bota que fica la no ovis.. mas acho que é o ultimo ou penultimo)


    fazendo assim..

    Modo Wireless ISP:

    lan : *nat pros clientes, sendo o ip 192.168.0.1 XXX
    wan port: ip do provedor exemp: 10.111.111.120 e o gateway .1 e colocar o dns..

    depois você configura o DHCP pros clientes..
    mas com isso,
    o cliente vai ter 254 IP's pra usar.. a não ser que você use aprouter ou coisa do tipo..

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Modo cliente infra não..

    deve ser configurado em Wireless ISP
    ..
    ou seja o rádio não vai ser configurado nem como
    "client"
    nem como "bridge" e nem como gateway.


    e sim Wireless ISP.. eu que não tenho aqui o ovis do meu lado se nao ja ia falar o modo que fica .. (pq esqueci o nome do bota que fica la no ovis.. mas acho que é o ultimo ou penultimo)


    fazendo assim..

    Modo Wireless ISP:

    lan : *nat pros clientes, sendo o ip 192.168.0.1 XXX
    wan port: ip do provedor exemp: 10.111.111.120 e o gateway .1 e colocar o dns..

    depois você configura o DHCP pros clientes..
    mas com isso,
    o cliente vai ter 254 IP's pra usar.. a não ser que você use aprouter ou coisa do tipo..
    A nomemclatura é baseada pelo Software!
    A função é identica!

    Se você for configurar o AP, para "Receber via a Interface Wireless" e realizar um NAT via ethernet!

    O Modo de Operação da Interface em SI é Cliente e Tipo de Rede Infra-Estrutura ( Vide conceitos 802.11xx)
    O Modo de Operação entre as Interfaces WLAN e LAN, que você seleciona como


    Cliente ISP:
    Neste modo, todas as portas ethernet fazem parte de uma bridge e a interface wireless será a porta WAN. O NAT será habilitado para compartilhar o IP entre os PCs conectados as portas ethernet. O tipo de configuração da WAN pode usar PPPOE, DHCP, PPTP ou IP estático

    :P

    * Lembrando, uma coisa é Modo de Operação de Interface e ENTRE Interfaces
    Última edição por felipers; 23-06-2008 às 23:46.

  7. #7

    Padrão

    Faz tempo que eu nao uso Ovislink, mas no caso do Edimax 7209, o firmware original dele nao tem a função cliente ISP, portanto, nao faz NAT. Eu nao sei se o amigo trocou o firmware pelo routrer ou zoneone. Deve ser essa a duvida, como o firmware nao tem essas funçoes ele nao ta conseguindo q o mesmo cliente utilize mais de uma maquina por tras do radinho.

    Abçs.